Por Que a Embreagem Faz Barulho?

Atenção! Grande parte dos especialistas indica que a embreagem não pode fazer barulho. Quando acontecem ruídos é sinal de que algo está errado e existe a necessidade de fazer a investigação nos mínimos detalhes para que outras partes do automotivo não fiquem prejudicadas, o que demanda maiores custos para fazer o concerto.

A durabilidade do sistema de embreagem consiste em informações que pode ser conquistada nos manuais dos proprietários ou de acordo com o conteúdo informativo que existe na embalagem do produto feito por fabricantes. Quem não tem esse tipo de explicação precisa procurar saber ao ligar às montadoras ou procurar informações na internet.

De qualquer maneira, o principal sintoma de que existem problemáticas na estrutura de embreagem consiste nos rugidos que podem surgir em cada momento que acontece a pisada no pedal. Interessante notar que o barulho aumenta de forma considerável quando o carro se encontra em velocidades altas, momento no qual acontece o aumento dos giros no trabalho feito por estrutura da motorização.

Por Que a Embreagem Faz Barulho?

Por Que a Embreagem Faz Barulho?

Velocidades e Barulho Do Rolamento

Por vezes no momento em que motoristas demandam de maior velocidade e existem problemas para conquistar a resposta por parte do motor, então consiste em embreagem que está patinando. Outro tipo de problemática do gênero está no excesso de barulho que acontece no rolamento. Para identificar esse tipo de problemas basta colocar o pé no pedal e por consequência perceber a vibração junto com o som.

Necessário aumentar o nível de atenção quando acontecem problemas do gênero. Existem mecânicos que não são especialistas e fazem a troca da embreagem sem levar em conta o problema que pode se relacionar apenas com as correias que são principais componentes no que tange ao rolamento. Por esse motivo, quando for realizar a manutenção, procure especialistas nesse tipo de problemas e que são de confiança.

O platô apenas consegue fazer o trabalho correto e trazer respostas perfeitas aos motoristas quando o rolamento da embreagem está a trabalha de forma correta, sem barulho e com lubrificação em plenas condições positivas. Nesse sentido, tanto o platô como a embreagem consiste em peças que precisam da substituição imediata, do contrário, motoristas correm o risco de perder a embreagem quando o veículo se encontra em pleno funcionamento.

Velocidades e Barulho Do Rolamento

Velocidades e Barulho Do Rolamento

Há especialistas que indicam a impossibilidade de lubrificar o rolamento sem a necessidade de trocar a peça ao levar em conta o nível de blindagem. Ou seja, ai realizar o procedimento de forma errada pode estragar o invólucro. Interessante notar que inclusive nos momentos em que mecânicos despejam óleo às aberturas a problemáticas não resolve, visto que conforme o procedimento existe ainda danos que pioram o quadro geral. Por que o problema piora de forma geral? Simples, o excesso oleoso danifica de forma direta a estrutura na qual está presente a embreagem e aumenta o nível de patinação.

Inclusive nos momentos em que o platô não representa danos, grande parte dos especialistas indica trocar o set de forma completa, visto que na estrutura de embreagem qualquer problema pode trazer estragos maiores. Existem mecânicos a indicar existir a possibilidade de realizar apenas a troca do rolamento, embora grande parte dos manuais de proprietários indique fazer a substituição do conjunto de forma completa para evitar transtornos futuros.

Imagem de Amostra do You Tube

Problema Na Troca Da Embreagem

Em termos práticos entre motoristas que não conhecem de forma prática como funciona a embreagem podem perceber quando existem problemas no sentido de trocar as marchas ou mesmo quando o pedal está duro ao extremo, o que prejudica de forma direta o desempenho do veículo nas pistas no que tange às ações de motoristas e motores, resultando talvez em colisões perigosas, de forma principal ao fazer o engate quando o carro está parado em subidas.

Imagem de Amostra do You Tube

Questão De Ruído Da Embreagem!

De forma prática ao escutar barulho estranho quando se pisa na embreagem, então o sistema não está funcionando direito. Interessante notar que na grande parte dos casos a problemática se relaciona com questões do rolamento, o que de modo prática não demanda da troca completa de embreagem que por consequência exige maiores gastos por conta de motoristas.

De Olho Na Lubrificação!

Qualquer tipo de embreagem tem tempo de duração que precisa ser respeitado. Porém, quando motoristas não fazem o trabalho correto em termos da manutenção diminui o prazo de validade em nível a se considerar de forma negativa, conforme indica grande parte dos especialistas. Em termos práticos existe a necessidade de fazer a lubrificação. Jamais se esqueça de trocar o fluído conforme indicam os fabricantes, do contrário a embreagem pode começar a demonstrar problemas que são perceptíveis por causa do rangido.

Não se pode ignorar o fato de que quando o problema da embreagem se relaciona com carência na estrutura de lubrificação o barulho pode ser notado inclusive quando o pé não se encontra na embreagem. Sem contar que a intensidade do ruído aumenta no momento em que o pé pisa no pedal. Ao sentir sinais do gênero representa ponto importante ficar de olho à qualidade do fluído.

Questão De Enchente!    

Grande parte dos especialistas contraindica trafegar com o veículo no momento em que existem enchentes, o que acontece de forma principal nos casos de tempestades em grandes centros. Entre os diversos problemas que pode acontece consiste nos danos ao rolamento. De forma prática, qualquer parte metálica sofre danos em consequência do tráfego realizado em grandes enchentes. Existem chances a se considerar inclusive por conta da problemática que se relaciona com a oxidação.

Não se pode ignorar o fato de que também existem outras problemáticas que se relacionam com os barulhos que existe no conjunto da embreagem. Entre os diversos motivos para acontecer o barulho está no fato de acontecer o quebra dos discos. Também existem molas que podem estar soltas e por consequência gerar o ruído de forma principal ao pisar no pedal.

De qualquer maneira, quando há os primeiros sinais de desgaste há necessidade de procurar especialistas que trabalham de forma específica com esse tipo de problema, de preferência que seja de confiança ou por indicação de amigos.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>