Dúvidas Comuns Sobre As Peças Dos Carros e Problemas Mecânicos

Acidentes de carro são resultados de problemas mecânicos em 12% a 13% dos casos de acordo com dados contabilizados pelo DETRAN (Departamento de Transporte). Muitas vezes, o problema mecânico pode ser atribuído ao desgaste natural ou a falta de manutenção do veículo, em vez de má concepção ou defeitos de fabricação.

Apesar de problemas mecânicos estarem envolvidos em apenas uma pequena porcentagem de todos os acidentes de carro, eles ainda representam um fator de risco que deve ser levado consideração em níveis consideráveis. Então, para que se arriscas de forma desnecessária? Diferentes tipos de problemas mecânicos que podem levar a acidentes de carro.

Dicas Para Identificar Problemas Mecânicos

Não se pode ignorar o fato de que por mais que as pessoas cuidem dos carros podem acontecer problemas mecânicos de maneira surpreendente. Com o tempo os problemas podem surgir em diversos tipos de peças diferentes e ao mesmo tempo causar pequenos acidentes.

  1. Há motoristas possuem sentidos apurados para identificar problemas mecânicos. Porém, a maioria das pessoas que está na direção não sabe por que ouvem ruídos estranhos e diferentes.Por exemplo, quando as marchas arranham no momento de fazer engate é sinal de que existe defeito no platô da embreagem, ou mesmo desgastes no risco. Interessante notar que por vezes está apenas mal regulado, problema que um mecânico de confiança pode resolver em menos de cinco minutos. Outra causa está nos dentes de engrenagem desgastada ou mesmo quebrada por falta de manutenção constante. 
  2. Outro tipo de problema que existe no carro que pode gerar dúvidas acontece quando óleo do câmbio começa a vazar. Juntas que apresentam defeitos e roscas do bujão espanando são causas principais. Caso o vazamento tenha amplo tamanho se faz necessário buscar ajuda de profissional ou mesmo solicitar o serviço de guincho.
  3. Momentos em que a direção hidráulica fica pesada pode gerar a desconfiança de que algo está errado. Normalmente acontece porque o óleo da direção está vencido ou abaixo do nível. Pode existir vazamento nas conexões ou mangueiras. Correia frouxa do compressor, folgas nos terminais ou nos ligamento também são causas, assim como defeito na caixa de direção ou irregularidades no alinhamento das rodas.
  4. Barulho nas rodas não podem ser consideradas condições normais. O problema pode ter acontecido por que a junta quebrou ou está prestes a quebrar. Vire o volante para um lado e tente sair com o carro. Carro exista estralo então há problemas nas rodas. 
  5. Manutenção Do Veículo. Ao fazer a manutenção presta atenção aos pneus, freios, direção e outros sistemas de segurança para garantir que o veículo seja seguro para dirigir. Antes de fazer longas viagens procure fazer check-up completo no sentido de assegurar a segurança para todas as pessoas que estão dentro e fora do veículo, compartilhando o trânsito.
  6. Cuidados Com Pneus. O risco de o pneu sofrer sobreaquecimento é aumentado quando está inflado por mais de 25%. Manter eles de forma correta ajuda a manter você e os motoristas companheiros seguros.Se o piso em seu pneu está muito desgastado, pode não ser seguro para fornecer tração em tempo de chuva. Se for este o caso, quando ele atinge uma poça na estrada, não existe profundidade suficiente nos sulcos feitos para lidar com a água.Isso pode levar a hidroplanagem, que muitos experimentaram e sabem o quão perigoso pode ser quando o pneu não está mais em contato com a estrada. Aquaplanagem pode levar a uma perda de controlo do veículo. Verifique com frequência para avaliar o nível de desgaste. Se existirem gastos excessivos se faz necessário trocar por modelos novos. 
  7. Cuidado com Ferrugem. Quem mora em regiões arenosas ou em montes de neve corre risco de obter maior ferrugem nas partes metálicas por causa da umidade. Quem tem um carro velho deve ficar com olhos atentos para que a ferrugem não corroa os chassis do carro. Isso pode ser perigoso, pois há uma chance de que as torres de braço ou pontos de suspensão caiam e (ou) quebrem.
  8. Desgaste dos Freios. Não se pode ignorar o fato de que quanto mais se usa o freio maior é a relação com o desgaste. Quem possui sistema ABC tem a vantagem de contar com maior segurança, visto que as rodas não travam quando acontece a freada e por consequência se diminui de maneira significativa os riscos de derrapar na pista.De modo usual se pode considerar que existe relação direta entre as características dos motoristas e o desgaste. Por exemplo, quem tem costume de pisar fundo no acelerador também usa o freio com maior frequência, ao passo que motoristas lentos demandam menor esforço.Qualquer um dos problemas mecânicos com freios é considerado perigoso e pode de modo potencial levar aos acidentes de carro. Em algumas situações, pode ser possível processar o veículo ou fabricante de peças, especialmente se o problema mecânico resultou em danos pessoais ou morte. No entanto, você terá que mostrar evidências de que o freio com defeito contribuir à colisão. 
  9. Falta de Revisão e Aditivos no Radiador. Condutores que não fazem constantes revisões devem utilizar os aditivos de limpeza profunda que estão destinados para os veículos que não possam por manutenções periódicas.O mercado da atualidade está repleto de produtos específicos para os condutores que não suportam a ideia de levar os veículos para revisões por causa do tempo ou dinheiro gasto em consequência dos procedimentos mecânicos.Especialistas apontam que em média o componente deve ser substituído em cada cinco mil quilômetros, embora o prazo possa variar de acordo com os fabricantes. Com a tecnologia avançada surgem novidades que apresentam maior resistência.Aditivos representam maneiras interessantes de evitar futuros problemas. Porém, estes produtos não podem ser considerados como a solução ideal para todas as problemáticas.
  10. Cuidado com Aditivos. Caso o veículo possua fraco desempenho em consequência do alto nível de sujeira nem mesmo o melhor aditivo do mundo pode trazer a solução ideal. Necessário ter em mente de que o aditivo não possui o poder de corrigir estes tipos de falhas.Existem alguns aditivos que prometem oferecer melhor desempenho e econômica, algo considerado como propagando enganosa porque estas não são as funções dos aditivos, seja para radiadores ou óleo.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mecânica

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • tenho um BMW 320d e46 de 2000. o problema é o seguinte; em andamento e principalmente no inverno o ponteiro da temperatura não chega a sair da zona verde e o aquecimento da climatização é quase nulo. mas com o carro parado a trabalhar o ponteiro atinge a temperatura normal que é mais ou menos áo meio do manómetro. alguém me pode ajudar ???

    Aderito Seabra 4 de dezembro de 2013 22:57

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *