Como Cuidar Do Escapamento e Evitar Problemas?

O escapamento está entre as principais peças do veículo. Quando se encontra em péssimas condições costuma a fazer um barulho no mínimo “infernal”. Com a observação dos gases que saem da estrutura é possível perceber quando o carro está queimando combustível junto com óleo, fato contraindicado de acordo com grande parte dos especialistas não apenas por danificar as válvulas como também por emitir gases poluentes ao meio ambiente.

De acordo com a pesquisa da CINAU feita na cidade de São Paulo e que considerou valor além do que mil oficinas, possível dizer que de cada dez serviços de manutenção um se relaciona de forma direta com a estrutura do escapamento. A grande parte da manutenção se relaciona com a falta de cuidado que os motoristas possuem ao negligenciar cuidados básicos do escapamento.

Água Filtrada Do Carburador

Fato que parte dos motoristas esquece é de colocar água de qualidade no carburador, do tipo filtrado. Ao colocar H2O comum, da torneira, existe a possibilidade de prejudicar a estrutura interna e trazer traços corrosivos inclusive na estrutura. Por esse motivo a água qualitativa faz parte do processo em manter o equipamento e evitar problemas futuros, como a troca antes do período prescrito por fabricantes. 

Desgaste Antes Da Hora

No manual do proprietário existem os prazos em que equipamento precisa ser trocado, exceder esse limite representa risco inclusive ao motor que perder o poder do ato de combustão. Entretanto, partes dos materiais são levadas aos especialistas mecânicos para a manutenção ou troca.

De acordo com a opinião de especialistas o desgaste prematuro por parte do escapamento possui diversos tipos de explicações. Entre as principais vale o destaque por conta do uso de combustíveis com pouca qualidade e que prejudicam não apenas o equipamento como a estrutura de motorização quase que de forma completa.

Combustível Adulterado

A problemática se encontra no fato de que os combustíveis que são adulterados possuem solventes e água não purificada e por consequência aumenta as chances de o sistema ficar corrosivo inclusive na parte interna ou externa do escapamento. A distribuição do líquido junto com a temperatura e presença de gases causa efeito químico que agride de forma direta o processo de queima. Por esse motivo deve existir o máximo de cuidado por parte dos motoristas no sentido de abastecer apenas em postos de confiança.

Carro Parado: Problemas No Escapamento

Carro parado na garagem é sinal de problemas futuros em termos de manutenção, de forma especial no que tange ao escapamento que recebe a umidade da garagem de forma constante e nunca esquenta ao ponto de limpar as impurezas. Ao comprar o veículo usado que não tem longos quilômetros percorridos sempre duvide das condições internas do veículo, da estrutura do motor até o sistema de escapamento.

Não se pode ignorar o fato de que apenas fazer trajetos curtos também pode danificar o sistema de forma séria. Isso porque não existe tempo o suficiente para acontecer o trabalho automotivo no clima considerado ideal ao trabalho de combustão. Como resultado na grande parte dos casos o H2O se acumula dentro da tubulação.

De acordo com artigos escritos por especialistas em escapamento de carro e conforme opinião de consumidores em fóruns na internet quem usa o veículo por pouco tempo tem a vida útil reduzida à metade. 

Fazer a Revisão?

Em termos gerais o sistema precisa de revisão no máximo em dois anos. Quem ultrapassa a estimativa corre o risco de gastar maior quantidade de dinheiro para fazer a manutenção. Por outro lado o catalisador precisa de troca em cada noventa mil quilômetros – peça indispensável para minimizar as emissões do veículo em virtude do trabalho feito por esquema químico.

Não se pode ignorar o fato de que existe a necessidade de estimar pela metade os prazos caso o carro fique mais tempo na garagem do que em funcionamento. Não se pode ignorar o fato de que veículos que trafegam de forma diária podem atrasar a revisão para até quatro anos, como no caso dos táxis, por exemplo. De qualquer maneira, leve em consideração também o que está escrito no manual do proprietário. 

Cuidado Com As Lombadas

A maneira correta de ultrapassar as lambadas que existem nas vias é de forma reta, e não com método torto, como parte dos motoristas costumam a fazer e por consequência coloca em risco a estrutura do escapamento. Tenha em mente de que qualquer tipo de batida pode comprometer o sistema e por consequência quebrar ou furar, fato que aumenta o nível de gás antes de fazer o ciclo de exaustão de forma completa.

Nesse sentido acontece a falta de equilíbrio ao enviar o gás para a atmosfera. Sem contar que por causa da problemática o motor precisa fazer maior força no sentido de fazer o trabalho ao carro trabalhar. Vale ressaltar que mesmo com maior força por parte da estrutura da motorização o desempenho cai, sem contar que também aumenta o consumo de combustível. 

De fato os danos não ficam apenas na estrutura do escapamento. Interessante notar que o veículo lança maior valor de gases poluentes para atmosfera e prejudica de forma direta com o aumento do aquecimento global, visto que o globo terrestre não consegue enviar o calor para fora das camadas atmosféricas e por consequência existe efeito químico que faz o calor voltar para a superfície e por consequência gerar o efeito estufa, responsável por gerar queimadas e aumentar o nível dos mares.

Em termos práticos veículos que possuem escapamento danificado de forma improvável conseguem passar por vistorias do poder público, conforme aponta parte dos especialistas. Escapamento está entre as principais peças do veículo. Quando se encontra em péssimas condições costuma a fazer um barulho no mínimo “infernal”. Com a observação dos gases que saem da estrutura é possível perceber quando o carro está queimando combustível junto com óleo. Por esse motivo, ao perceber que existe problema do gênero, procure ajuda para outra pessoa observar o nível de gás que sai do escapamento. Se estiver saindo em excesso consiste em sinal de que a manutenção deve acontecer de forma imediata. 

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mecânica

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *