Como Achar Um Vazamento De Óleo No Carro

Ás vezes descobrimos que o carro está vazando óleo, mas não temos nem ideia de onde vem esse vazamento. Se você já passou por esse problema vai descobrir que pode ser mais fácil do que parece determinar de onde está vindo vazamento.

Elaboramos uma lista de instruções que sempre resolve a questão e que vai te ajudar a resolver esse grave problema. Não deixe mais o seu carro vazando óleo, siga os passos abaixo e evite maiores problemas.

Como Achar Um Vazamento De Óleo No Carro

Como Achar Um Vazamento De Óleo No Carro

Achando a Fonte Do Vazamento De Óleo

Passo a Passo

Passo 1

O primeiro passo é desengraxar o bloco do motor, para isso trabalhe em volta da capa da válvula que fica embaixo do motor e em volta do cárter. Isso ajudará a determinar numa superfície limpa e clara de onde vem o vazamento. É muito difícil encontrar a fonte de vazamento quando tem óleo por toda parte, não é mesmo?

Passo 2

Depois disso ande com o carro ou então faça o motor funcionar para que o óleo vaze e você possa conferir de onde ele vem. No caso de ser um vazamento pequeno é possível que ele não apareça na hora e demore alguns dias até que seja possível a você vê-lo.

Se você for deixar o carro parado na garagem é necessário utilizar um papel grosso ou um papelão embaixo do motor durante a noite, pois assim o vazamento ficará evidente no papel.

Passo 3

Dê sequência a averiguação checando embaixo do carro onde o carter está conectado ao bloco do motor. Verifique se o filtro está bem apertado, no caso de ele estar solto é necessário apertá-lo.

Em alguns casos isso já para o vazamento, mesmo que a gaxeta esteja gasta e não esteja selando direito você precisará trocá-la.

Passo 4

Verifique também as emendas do carter, o lugar onde é parafusado na parte inferior do motor. No caso de encontrar um vazamento você pode resolvê-lo apertando os parafusos do carter. É muito importante que para realizar esse procedimento você siga as configurações de torque adequadas para o seu carro.

Em alguns casos é necessário remover o carter e substituir a gaxeta em outros casos é possível que a gaxeta do carter esteja boa, mas com uma vedação comprometida. Em geral a vedação é vendida junto com a gaxeta do carter. Lembre-se que ambos devem ser substituídos ao mesmo tempo.

Passo 5

Também é importante verificar o parafuso dreno na tampa do carter. Ele pode estar um pouco solto e quando você o apertar poderá resolver o problema. Em alguns casos o parafuso pode estar espanado.

Nesses casos você deverá refazer a rosca da tampa para encaixar um parafuso novo ou mesmo tentar pegar um parafuso do tipo “fix-it” que tem a forma cônica e é desenhado especificamente para rosquear a tampa.

Passo 6

Você também deve verificar a pressão da unidade de transmissão do óleo. Em geral ficam em lugares diferentes e depende da marca e do ano do seu carro. Saiba que elas vazam frequentemente. Para fazer essa verificação é importante que a unidade esteja ligada ao bloco do motor por um encaixe.

Para que dê tudo certo é importante contar com um manual específico do seu carro para poder localizá-la. Em alguns casos o encaixe está solto e em outros a unidade precisa ser trocada.

Passo 7

Faça um exame preciso da área da tampa da válvula da gaxeta, vazamentos são bem comuns nessa área. A localização da gaxeta é entre a tampa da válvula e o bloco do motor. As gaxetas podem tanto estar gastas como rachadas e isso pode ser a causa do vazamento.

Para fazer uma verificação mais assertiva da região é importante limpar a conexão onde está a gaxeta e também uma área de 5 a 8 cm abaixo dela. Em seguida faça o motor funcionar e verifique se a área que você limpou continua limpa e seca.

No caso de achar algum vazamento nesse ponto é necessário reapertar os parafusos que seguram as tampas e usar uma chave de torque de acordo com o torque certo para o seu carro. No caso de o vazamento não parar você talvez precise fazer a remoção da tampa e trocar a gaxeta.

Passo 8

Você também deverá averiguar a área da gaxeta do cabeçote. Essa parte fica onde o cabeçote do motor acaba se encontrando com o bloco. No caso de encontrar mesmo um vazamento nessa área existe uma chance de que você tenha o que é chamado de “blow back” que é causado por um pcv ruim ou retorcido.

Isso faz com que a pressão volte e cause os vazamentos. Para resolver esse problema pode ser necessário consertar a mangueira ou mesmo trocar o pcv. Em outros casos mais extremos é necessário colocar novas gaxetas do cabeçote, trata-se de um trabalho bem maior.

Dicas

Uma dica para quem está procurando a localização de um vazamento é desengraxar o motor embaixo do carro, pois assim é bem mais fácil encontrar a fonte do problema.

A troca de óleo é um momento em que muitos vazamentos começam, isso por que os motoristas não prestam atenção devida para como o procedimento deve ser feito corretamente. Uma prática que é errada e causa muitos problemas é retirar o bujão de escoamento do óleo do carter na hora de trocar o lubrificante.

O bujão é aquela junta metálica que muitas vezes acaba saindo sozinha quando a varinha de nível é puxada. Todas as vezes em que a junta metálica (bujão) for retirada deverá ser trocada isso porque ela acabará vazando por ela mesmo se for recolocada.

Dicas

Dicas

Advertências

Quando for fazer verificações embaixo do de um carro é de extrema importância se certificar de que ele está devidamente apoiado. Além disso, sempre uso óculos de proteção para que o óleo e os resíduos não caiam em seus olhos.

Também é importante se certificar que o motor e o cano de escape estejam frios antes de examinar o carro mais profundamente para procurar o vazamento ou limpar o motor.

Imagem de Amostra do You Tube

Cuide Bem Do Seu Carro

Com essas dicas é mais fácil para você achar um vazamento de óleo no seu carro além de te ajudar a evitar esses problemas incômodos. Tenha mais cuidado com o seu carro e evite vazamentos.

Imagem de Amostra do You Tube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>