Fabrica da Toyota Inaugurada no Brasil

A Toyota é uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, presente em mais de 160 países, e com metas arrojadas de aumentar sua participação de mercado. Líder incontestável do mercado japonês e asiático, a Toyota é o maior vendedor de veículos não-americanos nos EUA e a marca japonesa líder na Europa. Reconhecida mundialmente pela qualidade de seus produtos, a Toyota coloca sempre o cliente em primeiro lugar, buscando proporcionar a melhor experiência de compra. Os veículos de alta tecnologia desenvolvidos contribuem para melhorar a qualidade de vida de todos, priorizando a segurança e o respeito ao meio ambiente. São esses os motivos que fazem da Toyota uma das melhores montadoras com relação à satisfação do cliente, com excelente reputação com relação à qualidade, durabilidade e confiabilidade de seus produtos e serviços pós-vendas.

Toyota Logo

Toyota Logo

História no Brasil

No Brasil, a empresa completou 50 anos no dia 23 de janeiro de 2008. Meio século de história no país fez da Toyota uma empresa sólida, garantindo uma firme estrutura para possibilitar crescimento ainda maior no futuro. Uma história de sucesso, aliada ao forte compromisso com os princípios da empresa, resultou em prêmios como o de “Empresa Mais Admirada do Brasil” no setor automobilístico pelo quarto ano consecutivo, concedido pela revista Carta Capital. A Toyota bateu seu recorde histórico de vendas no Brasil, em 2008, com a comercialização de 80.884 unidades, o que representa um crescimento de 12% no comparativo com o ano anterior, quando foram vendidas 70.024 unidades. É a primeira vez que a montadora atinge volume de vendas superior a 80 mil unidades no País.

Fábricas da Toyota

Modelos Novos

O novo Corolla e a picape Hilux, impulsionaram o resultado da Toyota em 2008. No acumulado do ano foram emplacadas 45.642 unidades do sedã médio e 21.728 da picape média, ambos recordes. O crescimento de vendas do Corolla em relação ao ano passado foi de 32%, enquanto o da Hilux foi de 12%. O utilitário esportivo SW4 também contribuiu com os resultados, somando vendas de 7.029 unidades no ano. O SW4 mantém a sua forte liderança no segmento de utilitários esportivos médios, com 26% de participação. Se considerados apenas os utilitários esportivos equipados com motor diesel, o veículo chega à marca dos 46% do mercado. A linha de importados da Toyota conta com o RAV4 (utilitário esportivo compacto), Camry (sedã de grande porte), Land Cruiser Prado (utilitário esportivo de grande porte), além dos sedãs de alto luxo da marca Lexus ES350 e LS 460L, todos vindos do Japão.

Carros Toyota

A Nova Fábrica

A Toyota abriu uma nova fabrica no Brasil, o objetivo é expandir as venda na America do Sul. A fabrica esta localizada na cidade de Sorocaba, no Estado de São Paulo e ocupa uma área de 3,7 milhões de metros quadrados e representa um investimento de 600 milhões de dólares.

Inauguração e Apresentação da Fábrica

Inauguração e Apresentação da Fábrica

A primeira fabrica inaugurada no exterior foi no Brasil. Só aqui, lá se vai mais de meio século de historia. A Toyota espera fabricar 70.000 unidades do modelo Etios no primeiro ano, principalmente para o mercado brasileiro. A empresa japonesa tem como alvo consumidores de classe média, que está se expandindo graças ao crescimento da economia do país. O Brasil é o quarto maior mercado automobilístico do mundo.

Nova Fábrica Toyota

Nova Fábrica Toyota

Em janeiro 23 de 1958, a Toyota Motor Corporation inaugura um escritório no centro da cidade de São Paulo, com o nome de Toyota do Brasil Indústria e Comércio Ltda. Onze meses depois, a empresa inicia as suas atividades como montadora de veículos, com a instalação da primeira fábrica brasileira, no bairro do Ipiranga. O Land Cruiser, primeiro utilitário da fabricante lançado no mercado brasileiro, ganha as ruas no ano seguinte.

História da Toyota

Vamos agora conhecer um pouquinho da historia da Toyota pelo mundo e pelo Brasil, tudo começou com a mudança da fábrica para São Bernardo do Campo, em novembro de 1962, a Toyota substitui a linha Land Cruiser pelo Bandeirante, equipado com motor a diesel, tração nas quatro rodas e disponível nas versões jipe e camioneta de carga e de uso misto. Em setembro de 1998, a Toyota inaugura a segunda fábrica no Brasil, em Indaiatuba, interior de São Paulo, onde passa a ser fabricado o Corolla. Em agosto de 2001, a montadora inaugura seu escritório comercial em São Paulo e encerra a fabricação do Bandeirante. A fabricante dá início, em junho de 2002, à produção do Novo Corolla. Dois anos depois, lança o Corolla Fielder.

História da Toyota

História da Toyota

Já em 2005 chegam ao mercado a nova Hilux e a Hilux SW4. A linha de importados da Toyota conta com o RAV4 (utilitário esportivo compacto), Camry (sedã de grande porte), Land Cruiser Prado (utilitário esportivo de grande porte), além dos sedãs de alto luxo da marca Lexus ES350 e LS 460L. O fundador da corporação Toyota é Sakichi Toyoda, filho de um humilde carpinteiro. Ele nasceu em 1867 e sua história teve início com teares. Passou parte de sua vida investindo nesse negócio, que fez sucesso por um bom tempo. Em 1910, Sakichi viaja aos Estados Unidos e se interessa pela complexidade de um novo produto, o automóvel. Já em 1929, Toyoda vende os direitos de suas patentes (de teares) à empresa britânica Platt Brothers e encarrega seu filho Kiichiro dos investimentos na indústria automobilística. Sakichi morre um ano depois e Kiichiro inicia seu trabalho no desenvolvimento de motores de combustão à gasolina. Dois anos depois, funda a Divisão Automobilística da Toyota Automatic Loom Works.

Fundadores da Toyota

Fundadores da Toyota

Em 1936 começa a produção do Toyota Modelo AA e um ano mais tarde é fundada a Toyota. Durante a II Guerra Mundial a empresa começou a produzir caminhões militares para o exército japonês. No ano de  1947, a marca fabrica o Toyota Modelo SA. Em 1957, a Toyota lança no mercado americano o Crown e em 1963 no mercado europeu.  O modelo Sports 800 chega em 1965. Cerca de dez anos mais tarde é lançada a primeira geração do Corolla. Em 1967 a Toyota cria uma parceria com a Daihatsu para produção de automóveis. Ainda na década de 60 surge o Toyota Tiara. Em 1989, é a vez de lançar sua nova marca, a divisão de luxo Lexus. No ano de 1997 é apresentado o Prius, um modelo híbrido. Seis anos mais tarde, a montadora lança mais uma marca, a Scion. Em 1936, após tentar registrar a marca Toyoda, por um grande volume de entradas no sistema de registro de marcas japonês, a empresa muda a marca para Toyota.

Carro Antigo Toyota

Carro Antigo Toyota

Diferente do que muita gente pode imaginar, a Toyota não nasceu como indústria automotiva. A origem da marca deu-se por meio de um tear mecânico inventado por Sakichi Toyoda em 1896. O negócio da tecelagem Toyota progredia à medida que seu fundador criava novas tecnologias, como o primeiro tear automático, que fez a produção de tecidos dar um grande salto no Japão. A ideia de construir carros veio do filho de Sakichi: O jovem Kiichiro Toyoda. A fascinação pelos automóveis teve início quando ele visitou o ocidente e conheceu algumas fábricas nos Estados Unidos e na Inglaterra. De lá, no início dos anos 20, Kiichiro trouxe na bagagem o sonho de produzir carros com tecnologia e mão de obra 100% japonesa.

Carros Tunados Toyota

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>