Suzuki Baleno: O Compacto Japonês

A Suzuki é uma das referências japonesas de carros e motos e dentre os inúmeros modelos que já lançou no mundo podemos dar um destaque especial para o Suzuki Baleno, um verdadeiro compacto japonês. Na verdade, o nome de “batismo” desse modelo é Suzuki Cultus Crescent, que ficou conhecido como Suzuki Esteem na América do Norte.

Esse carro ficou conhecido como Suzuki Baleno nos países da Ásia, Europa e Austrália. O modelo de sucesso representativo no portfólio da empresa foi produzido de 1995 a 2002, tendo uma continuação a partir de 2007 com produção sul-asiática.

O Primeiro Compacto da Suzuki

Primeiro Compacto da Suzuki

Primeiro Compacto da Suzuki

O Suzuki Baleno foi a primeira tentativa global de a empresa entrar nesse mercado de carros compactos. O lançamento mundial foi feito no ano de 1995 e a sua inspiração foi o modelo sedã Suzuki Cultus. O Cultus tinha uma versão sedã de quatro portas e uma versão hatchback de três portas que deu origem a grande parte dos elementos do Baleno.

Porém, o Baleno era menor em relação ao Cultus, até porque era uma saída do modelo sedã para um modelo compacto. No começo de produção era possível encontrar duas versões do Baleno, uma sedã e outra hatchback na tentativa de substituir o Cultus, porém já com um caráter de compacto.

Design

O design do Suzuki Baleno não é exatamente bonito, mas podemos considerar que se trata de um carro que passa uma ideia de modelo forte e resistente. Durante algum tempo, esse carro já foi bastante desejado, porém, atualmente podemos encontrar até mesmo Balenos abandonados pelas cidades.

Vale ressaltar que se trata de um carro que tem qualidade e que para quem deseja um uso no dia a dia sem grandes esforços pode ter nesse modelo uma boa opção. Pesquisando modelos de Baleno usados é possível encontrar preços bem interessantes. Porém, antes de se empolgar e comprar um carro desses é importante verificar se ele está inteiro, pois a manutenção pode não sair tão barata.

Imagem de Amostra do You Tube

Ficha Técnica do Suzuki Baleno

Agora vamos conhecer um pouco melhor esse compacto que já fez muito sucesso.

Suzuki Baleno (Suzuki Cultus Crescente)

Nomes

O carro foi desenhado e fabricado pela Suzuki, veja abaixo alguns dos seus inúmeros nomes pelo mundo:

  • Chevrolet Cassia (Nas Filipinas)
  • Estima Chevrolet
  • Maruti Baleno
  • Maruti Baleno Altura
  • Suzuki Cultus

Produção

Suzuki

Suzuki

O modelo foi produzido intensamente do ano de 1995, o ano em que foi lançado mundialmente, até 2002 no Japão. Além da terra do sol nascente, a Índia também produziu o modelo no período de 1999 a 2007 e a América do Norte de 1996 a 2001.

Montagem

A montagem do Baleno também foi feita em muitos lugares do mundo, confira na lista abaixo:

  • Colômbia: Bogotá
  • Índia: Gurgaon
  • Indonésia
  • Japão: Hamamatsu
  • Paquistão: Karachi

Antecessor e Sucessor

Com já dissemos antes, o antecessor do Baleno foi o Suzuki Cultus e o seu sucessor foi o Suzuki Aerio e o Suzuki Forenza.

  • Suzuki Cultus
Suzuki Cultus

Suzuki Cultus

  • Suzuki Aerio
Suzuki Aerio

Suzuki Aerio

  • Suzuki Forenza
Suzuki Forenza

Suzuki Forenza

Características

A definição de classe do Baleno o coloca dentre os carros compactos, foram criados dois modelos desse carro no início. O hatchback de 03 portas e o 04 portas Sedã foram os primeiros, porém, ainda surgiu no mercado o modelo de 05 portas.

O Que o Baleno Tem

Suzuki Baleno Por Dentro

Suzuki Baleno Por Dentro

A disposição do Baleno conta com motor dianteiro, tração dianteira e tração nas quatro rodas, em alguns modelos, como um opcional.

Detalhes:

  • Motor   1,3 L G13B I4 (gasolina)
  • 1,5 L G15A I4 (gasolina)
  • 1,6 L G16A I4 (gasolina)
  • 1,8 L I4 (gasolina)
  • 1,9 L XUD9 I4 (diesel)

Transmissão

A transmissão desse compacto contava com 05 velocidades manuais e 04 na versão automática. A distância entre eixos era de 2.480 milímetros (97,6 in). Já o comprimento do carro é de 3.870 milímetros (152,4 in) (Hatchback); 4.375 milímetros (172.2 in) (Sedã);  4.375 milímetros (172.2 in) (Wagon) e 1.695 milímetros (66,7 in) de largura e 1,395 milímetros (54,9 in) de altura.

1999: Ano das Novidades

Suzuki Baleno 1999

Suzuki Baleno 1999

Se um ano foi positivo para o Baleno esse foi o de 1999, pois foi nesse período que o modelo ganhou as suas principais novidades. Um dos principais acontecimentos desse ano para esse carro foi o seu redesign que garantiu uma nova interface. O que mais chamou a atenção foi a sua grade redonda também os faróis novos.

Além disso, o motor também recebeu um incremento especial e passou a ser um DOHC que foi utilizado tanto no modelo sedã como no wagon. Nesse período, o modelo 1,8 Vagão substituiu de vez o modelo 1,6 o que garantiu um espaço de destaque para essa variação do Baleno. O 1,8 se tornou um carro esportivo.

Com essa nova classificação, o carro passou a ter mais espaço no mercado internacional até mesmo porque dentre os esportivos do momento possuía um preço mais interessante para o bolso dos compradores. Até mesmo a Europa teve o seu modelo esportivo Baleno com motor PS 75 (55 kW; 74 hp) XUD9 que foi forneceido pela Peugeot.

Imagem de Amostra do You Tube

O Destino do Baleno

Como já citado acima, o Baleno foi substituído pelo modelo Aerio, lançado em 2001. Pelo fato de ter um sucessor o compacto foi descontinuado no Japão, versão sedã, em novembro de 2001. O modelo vagão ainda permaneceu sendo produzido até agosto de 2002, pois ainda representava um bom número de vendas.

No ano de 2002, também houve a retirada do modelo da Europa e também dos Estados Unidos. A presença do Baleno continuou em países em desenvolvimento, como a Índia, devido a representarem um modelo mais em conta que podia ser um dos grandes volumes de compra da região.

Suzuki Baleno Tunado

Suzuki Baleno Tunado

Na Índia, a produção foi até 2007, porém, foi descontinuada para o início da produção do modelo SX4 Sedan. A montadora indiana do Baleno era a Maruti, por isso mesmo o carro era conhecido como Maruti nesse país.

Se você deseja ter um Baleno, ainda encontra o modelo sendo comercializado em concessionárias de carros usados. Apesar de não ser um carro tão desejado e nem mesmo tão bonito é um bom compacto que pode ser bastante útil no seu dia a dia. Além disso, os valores desse carro têm estado numa faixa bem interessante.

Faça uma boa pesquisa de preços e também conheça o carro de perto, pois comprar um modelo que necessita de muita manutenção não representa economia alguma. Apesar de ser um modelo descontinuado ainda é possível encontrar bons modelos a venda no mercado de usados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>