Fotos do Mazda RX-8

O modelo sedã esportivo RX-8 da Mazda é capaz de oferecer 232 cavalos de potência na sua versão com câmbio manual e foi recebido pela crítica especializada com um grande entusiasmo. Parte desse entusiasmo pode ser pelo fato de que fazia quase uma década que o Mazda RX-7 havia deixado de ser fabricado quando o RX-8 chegou ao mercado.

O RX-7 foi um grande sucesso e a Mazda trabalhava na versão seguinte para aproveitar o sucesso do motor rotativo quando a Ford assumiu o controle da empresa e deixou o projeto de lado. Demorou um certo tempo até a Ford entender que ter um modelo com motor rotativo – conhecido também como Wankel – era uma oportunidade de grande êxito no mercado. No ano de 1999 apresentou um concept car no Salão de Tóquio que viria a ser a base para o RX-8.

O Visual do Mazda RX-8

O que diferencia o RX-8 em seu visual com certeza é contar com traços vincados, no seu capô podemos observar o desenho de um triângulo que faz referência ao pistão rotativo que é o elemento mais importante de um veículo Wankel. Já na sua traseira podemos observar que as suas lanternas usam uma espécie de plástico translúcido nas lentes e ainda contam com uma máscara cromada que está presente em quase toda a sua extensão.

Também podemos observar um segundo triângulo que está no centro entre as saídas de escape. Mesmo sendo um sedã, o RX-8, tem um visual esportivo e em parte isso foi conseguido pela opção de fazer com que as portas traseiras do carro se abram no sentido oposto ao convencional. Esse tipo de porta que abre para a direita é conhecida como porta suicida. Um detalhe bem interessante é que as portas traseiras não tem maçanetas do lado de fora, ou seja,  somente são abertas por dentro.

Por Dentro do RX-8

Quando se entra no RX-8 é possível vislumbrar uma iluminação bastante sutil no tom azul que lhe oferece as boas-vindas. No total conta com três focos de luz sendo um foco para cada grupo de instrumentos. Observando a esquerda podemos ver os indicadores que se referem ao nível de combustível e também a temperatura da água.

Na parte central fica o conta-giros e na direita está o indicador da temperatura do óleo bem como do hodômetro parcial e total. O velocímetro é digital e é integrado ao conta-giros. A manopla da alavanca do câmbio tem um triângulo, forma que é muito usada no design, do RX-8. Nos bancos dianteiros o encosto da cabeça tem o formato de concha para fazer uma alusão a triângulos e oferecer mais conforto.

Mudando a Iluminação

Quando a ignição é acionada a luz azul dá lugar para a iluminação tradicional do painel em tons de branco e vermelho. Esse tom vermelho aparece ainda no console central em que estão o ar-condicionado digital e o rádio. Perto do freio de mão estão os botões do sistema de navegação que é um opcional.

Luxo Que Custa Caro

O modelo Mazda RX-8 chegou ao mercado norte-americano com um valor de 26680 dólares. Contudo, tem modelos que podem custar até 34000 dólares uma vez que apresentam alguns outros toques de luxo como bancos com aquecimento que tem revestimento de couro vermelho e preto. Esses carros também contam com controle de estabilidade, sistema de navegação e faróis de xenônio.

O que faz desse carro tão especial é o fato de que tudo nele é fácil, ou seja, é possível se ter a sensação de que tudo o que se precisa está à mão. O volante e também os bancos possuem controle de regulamento de altura. Apesar de ser um sedã a posição de direção do RX-8 é de um carro esportivo uma vez que se trata de um carro baixo com uma altura de 13,5 centímetros em relação ao chão.

Dirigindo o RX-8

Os apaixonados por velocidade e carros potentes encontram no motor do Mazda RX-8 bons motivos para gostar desse modelo. O motor conta com 238 cavalos e sua alavanca de câmbio é do tipo baixo tendo engates curtos que dão prioridade para a precisão. É interessante observar ainda que o câmbio de seis marchas possui escalonamento curto. Com isso o motor trabalha com rotações mais elevadas.

O motor Wankel que é característico desse tipo de carro conta com uma excelente elasticidade e se mostra muito interessante uma vez que torna possível fazer retomadas sem ser necessário trocar as marchas. Um carro com um desempenho incrível uma vez que ele chega a 100 km/h em somente 6 segundos. A Mazda garante que a rigidez do RX-8 é maior do que do RX-7. Podemos identificar como um fator importante para essa rigidez o fato de que tem boa distribuição de peso com metade na parte da frente e a outra metade na parte traseira.

Motor Wankel

O motor Wankel se caracteriza por trabalhar em quatro fases de um motor comum que são admissão, compressão, expansão e exaustão. O que torna esse motor diferente é o fato de que três desses tempos acontecem ao mesmo tempo. O pistão rotativo tem a forma de um triangulo de maneira que faz com que o motor fique dividido em três câmaras que tem volumes que variam.

Isso faz com que ao mesmo tempo em que ocorre a injeção da mistura de ar-combustível num lado do pistão também ocorra a compressão e se dê a vazão dos gases. O motor desse carro também é conhecido como Renesis que é uma combinação de (“re” vem de Rotary Engine e “nesis” que se refere a nascimento. Esse motor chega com uma promessa de ser mais durável que o motor do modelo anterior.

A Mazda no Brasil

No ano de 1996 a Ford comprou 33,4% das ações da Mazda passando a ter o seu controle. A base da empresa está em Hiroshima, no Japão, nessa época a empresa ainda tinha uma forte presença no Brasil. No ano 2000 a empresa encerrou as suas atividades no Brasil. De acordo com a Ford não existem planos de que a Mazda volte a atuar no mercado brasileiro.

O Mazda RX-8 é um carro com uma verdadeira revolução de tecnologia, um carro como nenhum outro, com um design perfeito, quatro portas e espaço de sobra para quatro adultos e sem dúvida um dos mais conceituados esportivos da Mazda. A grande inovação do Mazda RX-8 é seu motor rotativo, posicionado na parte da frente do carro gerando assim menor centro de gravidade e maior distribuição de peso. Esta máquina está disponível em 3 níveis de potência: 192cv, 231cv e 250cv. A tração do RX-8 fica nas rodas traseiras, sistema de freios ABS (anti-bloqueio), DSC (controle dinâmico de estabilidade) e sistema de controle de tração (TCS).

Em casos de acidentes mais fortes a estrutura é feita para distribuir o impactor por todo o corpo do carro, fazendo com que o interior fique intacto, aumentando a segurança dos passageiros. O cinto de segurança continua sendo o padrão três pontos, airbags frontais, laterais e uma cortina de airbags fazem toda a proteção do condutor e dos passageiros. O Mazda RX-8 é um grande esportivo, tanto em conforto quanto em segurança, confira as fotos logo a seguir.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mazda

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *