Hatch Médio: Comparações Entre Alguns Modelos

Definição de Hatch Médio

Os carros são uma grande paixão dos brasileiros, mas nem todo mundo conhece em detalhes todos os tipos de carroceria que existem no mercado. Um dos tipos de carroceria que tem grande saída no mercado automotivo é o hacth médio. Se você está pensando em comprar um carro é interessante conhecer esse tipo.

Maiores que os hacthes compactos esse tipo de carro conta também com mais poder de motor que 1.0. Em geral o acabamento do hacth médio é mais detalhado e ele conta com itens de série mais variados. Até mesmo por isso o preço é bem superior em relação aos compactos.

Trata-se de um veículo com melhor desempenho e também que chega a velocidades mais elevadas. Esse fato faz com que o hacth médio seja chamado de esportivo também, alguns exemplos de carros que tem essa carroceria são o Renault Sandero, Fiat Stilo, Chevrolet Astra, Ford Focus, Fiat Punto, VW Polo, Peugeot 307 e VW Golf.

Conhecendo Alguns Hatch Médio

Chevrolet Vectra 2.0

O Vectra GT é um carro que tem o seu preço bem elevado, porém, se você acredita que por isso ele é um dos melhores na sua categoria não se anime muito. O modelo é considerado ultrapassado e está sendo retirado de linha na Europa, a carroceria não conta com chapas de ligas leves e o seu motor não possui bloco de alumínio e nem mesmo cabeçote de 16 válvulas.

A sua suspensão traseira não tem o eficiente sistema multilink do Focus e no que diz respeito a equipamentos está bem fraco. As vantagens que o Vectra GT oferece são ter a mais airbag duplo e também contar com rádio, aparelho de dois andares com viva voz de celular e uma entrada SD Card.

Se você procura um hatch médio que interaja bem com a tecnologia pode apostar no Vectra GT, mas se busca um algo a mais no modelo deve se preparar para buscar em outro carro. O motor, o câmbio, o entre-eixos e a parte elétrica desse carro são bem comuns e tudo mais do mesmo que do observamos no Astra.

O lado bom de o Vectra GT usar as mesmas peças que o Astra está na barateamento das peças para a manutenção do carro. Porém, tem o lado ruim de que vários comandos não funcionam muito bem no Vectra porque foram criados para o Astra. Um exemplo disso são as alavancas de pisca e os trincos de porta internos.

http://www.youtube.com/watch?v=l_68SPzkKuc

Claro que o Vectra tem o seu charme e na questão de porta-trecos se destacou positivamente em relação a outros hatch médios que não possuíam tanta comodidade para os seus motoristas.

A suspensão do Vectra GT possui uma firma calibração e isso lhe confere um espírito esportivo. Também tem um estilo agressivo com faróis de máscara negra e com lâmpadas azuladas. O seu motor é vigoroso tendo 2.0 8V de 140 cv. 

Fiat Stilo 1.8

O Stilo sempre foi um carro com uma longa lista de itens de série, mas isso está mudando. A Fiat cortou os preços e também a lista de equipamentos que são considerados de série. Mesmo que alguns dos itens cortados não sejam tão relevantes tem outros que farão grande falta.

Dentre as modificações que saltam aos olhos dos consumidores estão o fato de ter que girar uma manivela para abrir as janelas do carro dos passageiros. Porém, nada que seja essencialmente importante. Na lista do que você encontrar no Fiat Stilo 1.8 pagando um pouco a mais estão rodas de liga, airbag duplo, vidros traseiros elétricos, ABS dentre outros itens. 

Os equipamentos sempre foram o ponto alto do Stilo, mas mesmo sem tantas opções esse carro ainda faz um bom sucesso no mercado de hatchs médios. A facilidade de usar o carro, outro fator que sempre atraiu muitas pessoas, continua o mesmo.

Com um computador de bordo bastante eficiente, chamado de My Car, o Stilo permite ao dono do veículo configurar funções como alerta de velocidade e até mesmo os intervalos entre uma revisão e outra. Tudo no Stilo é por escrito, nada daquelas siglas que ninguém entende. Um carro bastante confortável que pode ser perfeito para o seu dia a dia na cidade. 

Peugeot 307 1.6 16V

O Peugeot 307 foi um dos primeiros hatches no mercado brasileiro a se comparar com o nível dos europeus. Porém, apesar de ser mais moderno esse carro não se tornou tão popular e por isso mesmo outros hatches demoraram a se atualizar por aqui.

Até mesmo vender pouco pode ter as suas vantagens, para começar trata-se de um carro pouco procurado pelos ladrões, assim tem um seguro de valor bem acessível, sem contar que o seu preço é bem camarada.

A versão de entrada do Peugeot 307 chamada de Presence custa em torno de R$ 49.900,00 e é encontrado com airbag duplo e freios ABS. Só falta mesmo o alarme para esse carro ser completo. Claro que um carro que sai com tantas vantagens financeiras apresenta como uma de suas principais desvantagens a sua grande desvalorização. 

Poderíamos ainda definir o Peugeot 307 como uma mistura entre hatch e minivan, ele possui 1,52 metro de altura e está a meio caminho entre um Astra e um Zafira. Os motoristas mais baixinhos apreciam os diversos tipos de ajustes de altura e também de distância do volante ao banco.

Já os motoristas mais altos não enfrentam problemas com a presença de teto solar, algo que costuma incomodar. Além disso, os bancos da frente contam com um sem número de porta-trecos que facilitam e muito a vida dos motoristas no dia a dia. Esse é com certeza um dos hatches mais espaçosos do mercado.

Porém, se você se animou e está pensando em pegar a estrada a bordo do seu Peugeot 307 saiba que ele conta com motor 1.6 16V flex que vai bem no dia a dia, mas não faz muito mais além disso. Você terá que pesar o pé para pegar o embalo e isso como bem sabemos aumenta bastante o consumo de combustível.

A suspensão do 307 é um problema, pois não aguenta nada, bateu deixa o bico do carro raspando. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Marcas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *