Carros da General Motors

Com sede em Detroit, nos Estados Unidos, a General Motors é uma multinacional que atua em diversos segmentos com foco na produção de automóveis. No portfólio da GM (sigla usada para a empresa) estão marcas de destaque como Chevrolet, Buick, Cadillac e Pontiac (que não funciona mais desde 2010).

Também faz parte do grupo empresarial a GMC que se destaca por fabricar exclusivamente caminhões, vans de grande porte além de caminhonetes. Pertecenm a GM marcas como Hummer, Daewoo, Holden, Vauxhall, Saturn entre outras. Já participou da Lada da Rússia e foi parceira da Isuzu.

A GM é a maior montadora de automóveis do planeta dando emprego para mais de 252.000 funcionários. Uma das principais marcas registradas na história da GM é ter se mantido como líder de vendas por 77 anos consecutivos (1931 a 2007). A empresa produz carros e caminhões em mais de 30 países.

A História da GM

A fundação da montadora de automóveis ocorreu no ano de 1908 e no ano de 1909 ela comprou as marcas Pontiac, Oldsmobile, Chevrolet e Cadillac contando com mais de 30 empresas até o ano de 1930. Um dos grandes nomes da história da GM foi Alfred Sloan Jr que assumiu o cargo em 1923 e transformou a empresa na maior montadora de automóveis do planeta, ele permaneceu no comando até o ano de 1956.

Durante os anos 1920 a empresa adquiriu a Yellow Coach que era responsável por produzir os carros amarelos americanos populares. Nas décadas de 1920 e 1930 a GM passou por uma grande expansão pela Europa chegando na Alemanha. Uma curiosidade é que a empresa foi acusada de produzir caminhões para a frota militar nazista. Enquanto a guerra estava em andamento a GM transformou boa parte de suas fábricas em fábricas de material bélico.

Diversidade

Uma das características que torna a GM uma empresa tão forte no mercado é ter diversidade de modelos. Depois do final da guerra a produção de automóveis da empresa cresceu consideravelmente e no seu portfólio passou a constar carros de modelos diferentes e com melhorias técnicas e de design.

Modelos Econômicos

A GM lançou um programa bastante ambicioso no começo da década de 1970 com o objetivo de remodelar os seus produtos de maneira que eles passassem a oferecer mais economia. Com isso os modelos da GM se tornaram mais leves e menores, mas sem apresentar prejuízo no conforto.

Dentre algumas inovações que a GM trouxe estão a produção do Chevrolet Nova que foi lançado no ano de 1984 em parceria com a Toyota, algo bastante interessante haja vista que foi uma parceria entre uma empresa americana e outra japonesa. No ano de 1996 a empresa produziu o primeiro carro elétrico em escala, o chamado EV1.

Fase Difícil

Depois disso a GM entrou numa fase complicada no que se refere a sua predominância mundial tendo tido prejuízo por vários anos seguidos e inúmeras fábricas fechadas. Um dos principais motivos dessa crise foi o fato de a GM produzir veículos que consomem combustível em demasia que se tornaram incompatíveis com os elevados preços do petróleo. Com a crise mundial a GM teve o seu problema agravado.

A Crise Econômica de 2008 e a GM

No ano de 2008 a crise econômica tornou ainda mais séria a situação da GM que precisou pedir ajuda ao Governo. Para tentar remediar a situação a empresa recebeu um empréstimo de 13,4 dólares do governo dos Estados Unidos, do Canadá e da província de Ontario. Esses empréstimos ajudaram a GM evitar a falência devido a recessão ocorrida pela alta dos preços do petróleo bem como da crise do setor como um todo.

Encerramento da Marca Pontiac

Nesse momento de crise a GM precisou anunciar o encerramento da marca Pontiac, processo que terminou somente no ano de 2010. Outras marcas do grupo passaram a ficar sob ameaça devido a essa situação. O fato de ter vazado na imprensa que os executivos da empresa estavam pensando em fazer uso da proteção da lei de falências norte-americana fez com que as ações da empresa passassem a ser negociadas com valores mais baixos do aqueles de 1933.

GM no Brasil

A maior montadora de automóveis do mundo está no Brasil desde 1925 sendo que foi nesse ano que se deu início ao uso de galpões alugados no bairro histórico do Ipiranga localizado em São Paulo. Quando se instalou aqui a empresa apenas fazia a montagem de veículos que eram importados dos Estados Unidos. A inauguração oficial da empresa ocorreu em 1930 sendo que a sua primeira fábrica foi fundada em São Caetano do Sul.

Foi no ano de 1958 que a teve início a operação da sua segunda fábrica localizada em São José dos Campos e cuja inauguração foi feita pelo presidente em exercício Juscelino Kubitschek. No ano de 1958 a fábrica começou a produzir os modelos nacionais como os caminhões da Chevrolet Brasil além da picape modelo 3100 que era usada para cargas leves.

Sucesso Brasileiro

Embora a GM estivesse em crise nos Estados Unidos em 2008 se mostrou muito próspera no Brasil tendo a sua fábrica em São Caetano do Sul adotado um terceiro turno de trabalho para a montagem de veículos. Foi a primeira vez na história da GM do Brasil que houve a necessidade de produzir veículos durante os dias e as noites, ou seja, períodos de 24h.

Com o sucesso do Celta a Chevrolet precisou criar um novo turno de trabalho para dar conta de tamanha demanda. Foi no final do ano de 2006 que a Chevrolet começou as vendas do Prisma que era uma versão sedan do Celta. Tendo essas atitudes de aumento de produção a Chevrolet visava tomar o lugar da Fiat na liderança de vendas. A perseguição pela liderança vem de bastante tempo, mas foi nesse momento que a GM do Brasil viu uma chance real de conseguir.

Houve ainda a reestilização de outros modelos da empresa como o Vectra bem como outras ações com o intuito de se tornar líder de mercado. Houve em 2009 a confirmação de que a empresa não será vendida e que poderá se manter sozinha mesmo na crise. O mercado de vendas de automóveis brasileiro é quase tão bom quanto o chinês.

A General Motors Corporation, ou simplesmente GM, como é mais conhecida, é uma das maiores montadoras de automóveis do mundo, com sua sede instalada na cidade de Detroit, nos Estados Unidos e com fábricas espalhadas por todo os países do mundo, inclusive aqui no Brasil.

A história da GM começa com sua fundação no ano de 1908, atuando basicamente na área de produção de automóveis. Porém, no período da Segunda Grande Guerra Mundial, a GM voltou a grande parte de suas fábricas para produção de material bélico, sendo inclusive acusada de fornecer caminhões para o exército nazista alemão, uma vez que já havia expandido seus negócios na Europa neste período.

Entre os modelos de carros da General Motors à venda no Brasil, temos o Celta, o Corsa Hatch e Sedã, o Prisma, o Agile, o Cobalt, o Astra Hatch e Sedã, o Vectra, o Cruze, o Malibu, o Omega, o Camaro, as minivans Meriva e Zafira, as SUVs Captiva e Blazer e as pickups S10 Cabine Simples e Dupla e a Montana.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
General Motors

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *