Fábrica da Ferrari

Antes de falarmos um pouco mais sobre a fábrica da Ferrari, precisamos saber um pouco mais sobre essa grande marca fabricante de carros que ganhou o mundo com carros sofisticados e velozes.

A ferrari é uma marca de carros italiana que produz automóveis tanto de linhas de competição quanto os esportivos de luxos. Teve como fundador Enzo Ferrari no ano de 1939 e seu primeiro nome era de Scuderia Ferrari.

Inicialmente os carros era mais voltados para corrida, patrocinando diversos pilotos, inicialmente eram carros que não entravam nas competições do topo. Com linhas independentes sendo criadas em 1946, a marca foi só crescendo. Ela começou investir em carros mais de passeio somente quando a metade da ações foi comprada pelas Fiat em 1969. Depois de anos outros 40% do fundador Enzo foram vendidas para Fiat também, isso ocorreu por conta do falecimento dele em 1988.

Alguns anos depois o filho de Enzo, Piero Ferrari, buscou ter  participação nas ações da fábrica e hoje possui 10% das ações, isso ocorreu em 2014 e teve grande repercussão na fábrica. A sede fixa do grupo geral da Fiat então se localiza no norte da Itália, na cidade de Maranello.

Depois disso já teve outros vendas e outras trocas de gestão, sendo que agora possui grande parte de suas ações na bolsa de valores.

Linha de Montagem da Fábrica da Ferrari

Linha de Montagem da Fábrica da Ferrari

Hoje a ferrari é muito conhecida pelo seu símbolo de um cavalo negro empinado em um fundo amarelo. Ainda mantém as letras do nome inicial da empresa SF de Scuderia Ferrari. O símbolo vem de um Conde muito importante para a força aérea italiana no período da primeira guerra mundial. Se tornou um herói após muitas batalhas vencidas, porém morreu em 1918 em uma delas, se tornando nacional.

Nos aviões da esquadra do Conde Baracca, era obrigado ter um desenho do cavalo para simbolizar que a “melhor” esquadra estava chegando. Além de escolheram um cavalo pois na época a aviação italiana estava bem próxima da cavalaria, pois era novo para todos.

Depois de alguns anos, Enzo ganhou uma corrida de carro em Ravena, nesse evento a mãe de Baracca estava presente e então muito impressionada com as habilidades e com a força de vontade de Enzo, pediu para que ele usasse o símbolo para lhe dar sorte. Porém somente depois de quase vinte anos os carros da Ferrari vieram ser fabricados e levar o símbolo do cavalo.

O fundo amarelo foi acrescentado por conta própria, porém não é essa cor que representa a imagem que o mundo tem da Ferrari e sim o vermelho de corrida. Que era usada em todos os carros de corrida desde o começo da marca, sendo assim a marca italiana.

O cavalo também foi usado em outras marcas como a Ducati que fez suas motocicletas sempre muito competitivas na Itália. O pai do fundador da Ducati, tinha sido amigo de Baracca no esquadrão quando houve a guerra, querendo fazer essa homenagem, o símbolo ficou por alguns anos. Porém vendo a ascensão da Ferrari, ficou preferível trocar por outro.

Durante a segunda Guerra a Scuderia Ferrai teve que parar sua produção de carros para ajudar na produção de aviões e de peças de máquinas. Somente depois do final da Segunda guerra que a Ferrari foi realmente oficializada como uma fabricante de carros, lançando seu primeiro modelo sem 1947 chamado de  Ferrari 125 Sport.

Interior da Fábrica da Ferraia em Maranello

Interior da Fábrica da Ferraia em Maranello

Se tornou importante na fórmula 1 a partir do ano 1951 quando teve sua primeira vitória, e em 1955 vem o primeiro campeonato mundial ganho por um piloto que estava dirigindo uma Ferrari. Era para ser um período feliz para a empresa, porém o outro filho de Enzo, Dino, faleceu, deixando os negócios bastante abalados.

Com esses abalos, muita gente que estava em posições de gerência entraram em conflitos e acabaram abandonando a empresa. No início da década de sessenta as coisas ficaram bem difícil para Ferrari, porém ela continua só crescendo com as competições ganhas.

Bateu diversas vezes recordes de venda de carros rápidos do mundo, com beleza inigualável. Muito luxo da Ferrari vem de quando a Fiat a comprou. Hoje sabemos que são carros caros e que apenas com bastante poder aquisitivo consegue comprar.

Fábrica da Ferrari

É uma das fábricas mais modernas do mundo, que aceita milhares de visitantes por mês e que se encontra no norte da Itália, sendo muito grande, com 45 edifícios tendo mais de 250 mil metros quadrados de construção, sendo mais de três mil funcionários. Produz cerca de seis mil carros por ano.

A fábrica tem grande parte dos seus processos automatizados, apenas com supervisão dos funcionários. Além de visitar a fábrica, as pessoas que vão até Maranello conseguem visitar um museu, contando um pouco sobre toda a história da montadora.

Fábrica da Ferrari na Itália

Fábrica da Ferrari na Itália

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ferrari

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *