Dodge Caliber

A quantidade de tecnologia que sai de uma fábrica hoje em dia não é nem um pouco comparada ao século passado, muito menos ao século XIX, o homem passou anos tentando inventar e reinventar novos aparatos que pudessem ajudar no cotidiano de cada um. Mas é engraçado como mais de dois mil anos passaram e somente nos últimos a tecnologia realmente conseguiu ser alcançada com efetividade e principalmente com rapidez.

As descobertas nessa era foram inimagináveis para quem vivia alguns anos antes. Hoje já temos noção de que pesquisas acontecem no mundo inteiro e que podemos lidar com algo diferente a qualquer momento. A partir do século XX essas inovações ocorreram de maneira bem rápida. Para usar de exemplo podemos falar dos automóveis que conseguiram se superar em questão de evolução.

Evolução Automotiva

Falando um pouco da trajetória de um automóvel em termos tecnológicos, podemos começar com carroças sendo movidas a tração animal, porém o conceito era o mesmo, com rodas e lugares para as pessoas se assentarem. Depois o motor a vapor foi bem útil para andar até distâncias mais longas, mas ainda sim precisava sempre ter carvão para repor e ainda soltava muita fumaça para um pequeno metro quadrado dividido dentro de um carro, 

Uma das maiores inovações foi sem dúvida alguma o motor a combustão que foi utilizado não só pelo carro, mas para diversas máquinas. Com esse motor o petróleo logo começou a ser muito utilizado e se tornou muito cobiçado pela sociedade.

A partir disso a melhoria se estabeleceu em designs mais arrojados, maior performance com menos gastos em gasolina e maiores velocidades. Algumas novidades foram sendo adicionadas ao longo tempo como vidro elétrico, marcha automática, direção hidráulica. Com tantas mudanças algumas fábricas acabaram quebrando no meio do processo. Outras sobrevivem a mais de cem anos de história como a Ford que se tornou tão famosa no começo da fabricação. Algumas outras ficaram mais locais, ainda sobrevivendo mas não ganhando tanto destaque como a Dodge.

Dodge

Faz parte do grupo Fiat Chrysler Automobiles, e apresenta uma história bem longa, começando no começo do século XX, quando os irmãos Horace e John Dodge tentaram trazer um novo modelo de automóvel para a sociedade. Mas antes que realmente essa ideia se transformasse em uma indústria automobilística, eles iniciaram o preço de vendas de peças. Isso era na época em que a primeira guerra mundial está começando. 

Infelizmente dentre a década de 20, ambos os irmãos faleceram, e com isso a marca foi vendida a Chrysler Corporation. Sempre a marca apresentou uma forma mais agressiva e robusta em seus veículos, por conta disso a partir de 1932 foram estabelecidos carneiros montanheses com o símbolo colocado em todos os carros.

Durante os anos a Dodge foi passando por transformações de acordo com o que a companhia queria atingir no mercado, mas de qualquer forma ela foi crescendo, se tornando em sua maioria modelos esportivos, com desempenho de qualidade.

Fiat Chrysler

É a união de duas marcas importantes para o mundo do automobilismo. É uma empresa ítalo-americano que se uniu em 2014 fundindo um grande grupo de marcas. Além de carros, também produzem caminhões, autopeças, motores e agrícolas, estando presente em mais de cinquenta países.

Fiat Chrysler

Fiat Chrysler

Dodge Caliber

Sempre que ouvimos falar na Dodge lembramos da Ram, mas o que acontece é que existem outros modelos bem interessantes que não temos ciência pois não chegam com facilidade ao Brasil por conta de impostos e preço em geral. O Caliber é um modelo desse estilo, sendo um pouco mais compacto, mas já possui tecnologias mais avançadas como a transmissão continuamente variável.

Dodge Caliber

Dodge Caliber

Foi um modelo que foi produzido entre 2007 e 2012, com cinco portas, motor dianteiro e tração também. O primeiro conceito desse modelo foi lançado em 2005 e foram produzidos mais de quatrocentos mil modelos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dodge

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Carros dos meus sonhos

    Helton 5 de janeiro de 2014 1:49
  • Carro dos meus sonhos

    Helton 5 de janeiro de 2014 1:49

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *