Grand Caravan: Uma Grande Minivan

Quando se tem uma família numerosa é importante contar com espaço no carro tanto para acomodar todos de forma confortável como também ter um porta-malas grande para “encaixar” a bagagem de todos. O modelo Grand Caravan, a minivan da Chrysler, é uma ótima opção. Vamos falar um pouco mais sobre a minivan que surpreende pelo espaço e também pela facilidade de guiar que apresenta.

No Brasil, as primeiras versões importadas dessa Caravan chegaram no ano de 1996, com opções de chassi curto e longo. Dentro dessa minivan cabem 07 pessoas, esse número permaneceu durante as várias gerações do modelo. O mais interessante é que esses sete lugares podem ser ocupados por sete adultos sem problema.

Diferenciais Essenciais da Grand Caravan

Alguns modelos de minivans são pensadas para que alguns espaços sejam para crianças e, dessa forma, fazem bancos nada confortáveis para os adultos. O conceito da Grand Caravan é que todo mundo que entre nesse carro tenha conforto e uma viagem agradável.

Um dos modelos que mais se destacou no mercado foi o chassi longo com 5,07 metros de comprimento. Isso garante que o porta-malas tenha 670 litros e ainda conta com a chance de aumentar a capacidade desse porta-malas, com a retirada de alguns bancos. O porta-malas pode ter, no total, algo em torno de 4880 litros.

Diferenciais da Grand Caravan

Diferenciais da Grand Caravan

Porém, o que deixa muitas pessoas impressionadas mesmo é que dentro desse super porta-malas pode ser colocada até mesmo uma moto de grande porte. Os seus problemas de espaço para as bagagens acabam com esse carro. Outro diferencial que tornou esse carro o favorito de muitas pessoas, são as suas duas portas deslizantes, dos dois lados.

Com esse tipo de porta é muito mais fácil acomodar todo mundo dentro do carro, não precisa haver nenhuma situação desagradável na hora de embarcar. Vale dizer que existe outra versão interessante desse modelo, com o chassi curto, se chama apenas Caravan e tem como única diferença o fato de ter um espaço menor no porta-malas, cabem 450 litros. Um espaço ainda considerável.

Itens de Série da Grand Caravan

Uma das questões mais importantes na hora de escolher um carro é saber o que ele oferece de série, os famosos itens de série. A Grand Caravan traz de fábrica direção hidráulica, essencial para conduzir um carro desse porte, rádio, ar condicionado com saídas individuais, rodas de liga leve, porta objetos e piloto automático. Dentre os poucos opcionais que esse carro oferecia estavam a forração dos bancos em couro e também os bancos centrais giratórios.

Imagem de Amostra do You Tube

Novos Modelos de Grand Caravan

A ampliação da linha da Grand Caravan aconteceu no ano de 1998, surgiram duas novas versões. Dentre essas estava a versão básica SE que contava com motor 2.4 de 147 cavalos e a versão LX com tração nas quatro rodas. Em 2005, o modelo passou por uma reformulação que lhe garantiu a frente totalmente redesenhada e também novas lanternas. O motor das novas versões também ficou mais potente, pois passou a ser 3.3 com 182 cavalos de potência.

2008 Dodge Grand Caravan vs. 2007 Honda Odyssey:

Imagem de Amostra do You Tube

Grand Caravan, Uma Opção de Espaço

O que torna a Grand Caravan um carro interessante é a sua oferta de espaço, tanto para os passageiros como também no porta-malas. Porém, é importante ter em mente que um carro esse exige uma grande garagem. Pois, tanto espaço ocupa espaço também, mas não se intimide porque se trata de um bom investimento, principalmente para quem tem uma família grande.

Uma questão que incomoda um pouco os donos de Grand Caravan é conseguir estacionar esse grande carro, uma vez que ele possui cerca de 5 metros. Num estacionamento pode ser difícil encontrar uma vaga então esteja pronto para enfrentar algumas situações mais complicadas.

Além disso, no caso de você se decidir pela compra de uma Grand Caravan tenha o cuidado de observar muito o carro antes de fechar o negócio. Opte apenas por carros em excelente estado de conservação. Quanto menos peças você precisar trocar ao longo do tempo, melhor, pois trata-se de um modelo com peças que precisam ser garimpadas.

Grand Caravan Espaço

Grand Caravan Espaço

Em relação às peças de acabamento interno e externo, ainda devemos ressaltar que se tratam de peças caras. Dessa forma, se o carro exige muitas trocas acaba não sendo um negócio muito vantajoso no final das contas. Somente como exemplo saiba que se for necessário trocar apenas uma lanterna sairá por mais ou menos R$ 1.200,00 na autorizada e em torno de R$ 570,00 nas lojas importadoras de peças.

Um carro que apresenta inúmeras vantagens, mas que pode ser complicado para estacionar e tem peças caras. Saiba que se o modelo que você pretende comprar está em bom estado se trata de um negócio e tanto. Se puder contar com a avalição de um profissional de confiança não deixe de passar por esse teste para ter a certeza do que está comprando.

Como Avaliar a Grand Caravan?

Se depois do que dissemos acima você ficou um pouco inseguro para fazer a compra da sua Grand Caravan fique tranquilo porque vamos te dar dicas infalíveis para assegurar que o carro está em perfeito estado de uso. O mais importante durante uma avaliação é saber que existem alguns ponto do carro que são cruciais, ou seja, esses são os pontos a serem observados.

Câmbio

Câmbio Automático Grand Caravan

Câmbio Automático Grand Caravan

Para comprar a sua Grand Caravan faça um test-drive e durante esse teste observe o câmbio automático. Quando a alavanca está no drive o câmbio não pode dar “socadinhas”, ou seja, se estiver dando trancos tem algo errado. Tenha um cuidado especial também em observar se as trocas de marcha estão suaves.

A transmissão também é uma parte importante da Grand Caravan, enquanto guia perceba se não está patinando.

Suspensão

Bandeja de Suspensão Grand Caravan

Bandeja de Suspensão Grand Caravan

O ideal para testar a suspensão é andar em terrenos irregulares, pois é nesse tipo de terreno que podemos detectar barulhos que são causados por buchas ou batentes que estão avariados.

Caixa de Direção

Barra de Direção Grand Caravan

Barra de Direção Grand Caravan

O piso irregular também ajudará você a saber que está tudo bem com a caixa de direção uma vez que será possível constatar se ela estiver “batendo”. Esse “bate-bate” da caixa se deve a uma folga demasiada do sistema, fique de olho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>