Camaro Amarelo: História, Informações e Qualidade

O mundo automotivo é bastante variado, com muitos modelos, marcas, designs e preços disponíveis para os consumidores. Criado com o propósito de servir aos seres humanos como uma alternativa mais cômoda para se locomover, já que não dependia da tração animal para se movimentar, o carro hoje é muito mais do que isso. A figura do carro tem uma posição mais glamorosa, servindo como um sinal de aumento social, ou seja, quem possui um automóvel (se for novo e de modelos mais cobiçados), certamente, é elevado a um status de “mais” poder. Esse é um dos aspectos mais discutidos entre especialistas que tentam entender a relação entre a paixão pelos carros que o Brasileiro tem, e o que isso pode influenciar na relação que existe entre o preço e a oferta de tais produtos.

Deixando um pouco isso de lado, o fato é que os brasileiros, em sua maioria, amam carros, e sempre procuram meios para ter um modelo de seus sonhos. Muitos, por exemplo, esperam adquirir o seu modelo dos sonhos depois que já passou um tempo de sua fabricação, já que os preços, depois de um tempo razoavelmente curto, caem, o que pode fazer acontecer situações do tipo onde um SUV, por exemplo, produzido há 6 anos, possa custar o preço de um carro popular zero quilômetro. Por conta disso, o mercado de usados no Brasil é, geralmente, o mais aquecido. Isso se atribui, também, ao fato de que, ao se adquirir um novo carro, vários tributos, como emplacamento e diversas outras taxas, são acrescidas ao valor final do carro, o que pode encarecê-lo. Outro problema é a rápida desvalorização do modelo em curto prazo que, se uma pessoa resolver trocá-lo antes de acabar a sua quitação, pode acabar em prejuízo.

Como você já sabe, existem vários modelos de automóveis, nos quais existem especificações que visam a atender todos os gostos. E, um desses modelos virou queridinho de muitos, principalmente dos Brasileiros: o Chevrolet Camaro. E é sobre ele que iremos falar hoje. Aqui, você vai conhecer um pouco mais sobre esse modelo de carro, bem como algumas informações interessantes sobre ele. Vamos lá?

O Chevrolet Camaro: Sonho de Muitos

O Chevrolet Camaro é um icônico modelo da Chevrolet, que foi lançado originalmente no ano de 1966, como um coupé esportivo de porte médio, uma cartada da Chevrolet para conseguir o seu espaço no mundo dos carros esportivos, sendo que o lançamento desse modelo nada mais era do que uma resposta ao lançamento do Ford Mustang, esportivo da Ford que, assim como o Camaro, ainda hoje conquista fãs por todo o planeta. Em 2002, no entanto, a Chevrolet anunciou que iria parar de fabricar o modelo. Por pouco tempo, já que, sete anos depois, em 2009, ela voltou a fabricar o Camaro sob uma nova roupagem que o fez ficar no centro das atenções, principalmente, depois do lançamento do filme “Transformers”, na qual a personagem principal, interpretado pelo ator Shia LaBeouf, contracenava com um Transformer, que era o novo Camaro, da Chevrolet.

Como já dito acima, criado para formar uma concorrência entre a Chevrolet e a Ford, a cartada da primeira companhia deu certo, já no primeiro ano: foram mais de 200.000 unidades emplacadas.  Apesar de o Ford Mustang manter um pulso firme frente ao Camaro, o carro da Chevrolet logo conquistou as pessoas, principalmente os mais jovens, e também teve o seu espaço no mundo dos automóveis. Seu estabelecimento no mercado de automóveis foi tão grande que, até hoje, o Camaro é visto como um símbolo da cultura estadunidense, sendo um modelo de desejo mundial.

A primeira geração do automóvel, de 1967, é considerada por muitos com o mais admirado no mundo. Sua época de surgimento foi bastante propícia, já que, nesse tempo, as corridas de arrancadas e em estradas eram verdadeiras febres no território estadunidense.  A geração pioneira do Camaro também é bastante lembrada devido à participação de um modelo seu em corridas da Fórmula Indy, no fim dos anos 60.

Embalada pelo sucesso inicial do Camaro, a Chevrolet decidiu lançar, de imediato, a sua segunda geração, fazendo isso em 1970. Foi a geração que mais durou, sendo fabricado até o ano de 1981, ou seja, mais de 10 anos no mercado. Não foi somente a sua duração que foi grande, mas também de maior sucesso (em número de vendas, tecnicamente falando). Tal fator assusta pois, nessa época, o mundo se encontrava em uma série crise de petróleo, o que forçou muitas montadoras a diminuírem a potência de seus automóveis.

Uma das novidades que vieram com a nova geração foi a adoção de uma carroceria mais larga, se comparada ao seu tamanho original, e, também, com um novo centro de gravidade, ficando mais baixo, sendo que o desenho foi inspirado nos modelos europeus. Consequentemente, com essas alterações, a dirigibilidade do Camaro melhorou significativamente.

Em 1982, foi lançada a nova geração do Camaro, ficando no mercado até o ano de 1992. Ficou conhecido por implantar um novo design, uma nova suspensão dianteira e, também, um visual muito mais moderno e futurista, como a tampa traseira feita em vidro.

Em 1993, foi lançada a quarta geração do modelo, que ficou no mercado até o ano de 2002. De quebra, já mostrou que o tom arredondado, que começava a tomar forma nos carros dos anos 90, veio para ficar. Com nova suspensão e acessórios, o Camaro ficou ainda melhor.

Em 2002, como já se sabe, foi interrompida a sua produção, mas retornou em 2009, com uma roupagem totalmente nova, bastante atraente e potente. Relembrando alguns aspectos retrôs, como o grande capô, grade com a integração dos faróis e outros aspectos, que fizeram o carro ser, novamente, desejado entre a população. Essa quinta geração fez com que o Camaro reconquistasse o seu espaço, que fora tomado pelo Mustang, vendendo mais de meio milhão de unidades.

Em 2016 é lançada a sexta geração do automóvel, com muito mais requinte e itens de ponta. Mantendo a esportividade e o luxo, o Camaro 2016 ganhou, nesse ano, o prêmio de “Carro do Ano” pela revista Trend,, aumentando ainda mais a sua importância e a sua procura no mercado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Chevrolet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.