Garagem Diferente

Quando começamos a ter uma vida mais liberta, isto é, quando saímos das casas de nossos pais, é bem provável que desejamos ter um cantinho para chamarmos de nosso. E, geralmente, os nossos primeiros lares são apartamentos ou kitnets de baixo custo, até conseguirmos um estabelecimento financeiro que nos permita comprar uma casa ou um apartamento maior.

E, em se tratando de casa, não podemos esquecer que ela merece retoques para deixar cada vez mais parecida com os nossos gostos, principalmente na estética. Para que isso seja feito da melhor maneira possível, uma das saídas mais plausíveis seria a contratação de um arquiteto e de um design de interiores para deixar a nossa casa do jeito que sempre sonhamos.

Um dos cômodos mais importantes de uma casa é, sem dúvidas, a garagem (isso é, se você tiver um carro, obviamente). Ela é importante porque tem a função de proteger os seus veículos e/ou motos das intempéries naturais, bem como, também um local a mais para guardar outros objetos que possam dividir o aposento com seus veículos.

Naturalmente, a garagem é uma parte da casa que está sempre localizada na frente, geralmente, na parte da varanda ou em um “puxadinho” feito do lado da casa, cercado por grades e por um portão. Só que, ultimamente, os arquitetos, num acesso de criatividade, apresentam ao mundo várias opções para transformar a garagem em uma obra prima da sua casa. Confira, a seguir, algumas dicas para esse cômodo.

A Garagem

Como já dito anteriormente, a garagem tem como função principal servir de guarnição para veículos que a família possa vir a ter, os resguardando das intempéries naturais, como os raios de Sol, chuva, granizo, entre muitas outras coisas.

Você já deve ter visto em alguma propaganda, ou filme, o estilo das garagens das casas dos Estados Unidos: geralmente, é um cômodo à parte, localizando-se ao lado da residência principal, tendo espaço não somente para veículos, mas para outros itens, como caixas de ferramentas, churrasqueiras portáteis, entre outros.

Aqui no Brasil, a cultura é um pouco diferente: geralmente, as casas possuem as varandas na parte da frente e, como é coberto, o carro pode ser colocado sem nenhum problema nessas varandas. Em termos de segurança, a garagem como um cômodo à parte é muito mais vantajosa, já que ele protege de todos os lados os veículos e os seus pertences.

Um dos itens que deixa a garagem muito mais tecnológica é o portão automático, que, acionado a partir de um controle remoto, ele pode abrir sem a necessidade de o proprietário sair do seu automóvel para poder abrir o portão. Existem diversos tipos de portões automáticos que podem servir para todos os gostos e, principalmente, para todos os bolsos.

Os estilos para garagens são muitos, e cada um irá depender do estilo da casa que você irá adquirir. Por exemplo: existem algumas casas que possuem um grande vão embaixo delas, sendo que, ela própria fica no primeiro andar. O térreo, portanto, serve tanto para garagem como para guardar objetos de seu interesse. Além de dar uma maior vazão e um espaço maior para guardar os veículos, essa construção, geralmente, é bastante moderna, rompendo com os padrões estéticos, com inovação, logicamente.

Em outros exemplos, a garagem parece estar totalmente harmonizada com a parte da frente da casa, deixando a mais agradável e acolhedora aos visitantes. Nesse sentido, uma pequena varanda aberta é erguida na parte da frente da casa, sustentada por pilastras de madeira, que deixam o vão para poder estacionar o veículo. Por ser uma intervenção pequena, em nada ela irá prejudicar a estética final que a casa irá ter.

Para os mais ávidos por modernidade e tecnologia em suas casas, os arquitetos oferecem opções para a cobertura de tais garagens. Uma que está virando tendência é o pergolato com cobertura de vidro, o que dá um toque muito mais moderno não só à garagem, mas à casa como um todo.

Uma outra forma de fazer uma garagem com bastante modernidade é, no projeto original da planta da casa, antes de construí-la, planejar uma garagem subterrânea. Desse modo, a garagem não ocupa espaço na frente ou do lado da casa, podendo ser aproveitado esse espaço para diversas outras coisas. Essas garagens subterrâneas têm lugar, principalmente, em mansões, onde os donos costumam ter vários carros a sua disposição. No Brasil, por exemplo, existem mansões (principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro), que possuem garagens subterrâneas capazes de comportar mais de 30 veículos. Estacionamentos de shoppings e de outros centros de compras também costumam ser subterrâneos.

Tendência nos mercados imobiliários hoje, as casas com mais de um andar tem feito sucesso entre as pessoas que querem ter maior espaço vertical em suas casas. Para eles, ter uma garagem que siga essa premissa de ter um espaço mais adequado ao ambiente é primordial. Por isso, os arquitetos decidiram que era hora de fazer uma garagem que fosse mais funcional nesses casos: chegaram a conclusão que uma varanda na parte da frente, cujo o portão seja aberto pela lateral na parte de fora do muro que separa a residência da rua era o melhor esquema, pois não tiraria a beleza da casa, deixando o seu charme intacto.

Um tipo de garagem bastante curiosa são as garagens das montadoras de veículos, que costumam ter vários andares, sendo que os veículos só conseguiam chegar até ele mediante o uso de um elevador especial.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Impressionante

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *