Carro Anfíbio Adaptado

Nós podemos dizer, tranquilamente, que os carros revolucionaram o modo como tratamos de nos deslocar, bem como, também, de carregar diversos tipos de coisas. Hoje, é inimaginável transitar entre cidades não estando a bordo de um veículo, pois eles são os responsáveis por fazer com que as distâncias se tornem mais palatáveis para nós.

Vale frisar que os carros só chegaram onde estão hoje por conta da invenção de um item que, realmente, fez a diferença na vida das pessoas: estou falando da roda. Quando ela foi criada, o ser humano estava em busca de algo que ele pudesse utilizar para poder  levar coisas mais pesadas de um lado para outro.

Nesse sentido, não podemos deixar de lembrar que os pesquisadores acreditam que diversos monumentos antigos, como as imponentes pirâmides do Egito, foram construídas utilizando objetos em formato de roda para que os imensos blocos de rochas, que podem chegar a pesar mais de uma tonelada, pudessem ser posicionados onde se encontram hoje.

Os Carros Elétricos

O mundo, hoje, está passando por diversas transformações que, sem dúvida, irão pegar também os nossos automóveis. Nesse sentido, muito se acredita que, em breve, os nossos carros movidos à combustão deixarão de existir gradativamente, por conta da grande poluição que ele gera, bem como, também, da possibilidade de todo os recursos petrolíferos do planeta se esgotarem um dia.

Pensando nisso, diversas montadoras estão traçando planos para poderem lançar motores que funcionassem eletricamente, ou seja, com combustível elétrico. Um dos maiores desafios é melhorar o seu desempenho, ou seja, fazer com que os motores possam alcançar cada vez mais uma autonomia que seja satisfatória para a população.

Uma das facilidades envolvendo o carro elétrico é que ele pode ser recarregado em sua própria casa, diretamente na tomada da residência. O que significaria, tecnicamente, numa morte dos postos de combustíveis. Mas, como tudo que significa uma mudança brusca no comportamento, é esperado que isso demore ainda muitos anos até que se torne comum no mundo. Enquanto alguns países marcaram para 2030 o banimento do uso de combustíveis fósseis,  o Brasil declarou que, em 2060, todo o território nacional deve se ver livre do uso de combustíveis fósseis.

O Início De Tudo

Voltando um pouco a era do início da produção dos automóveis, não podemos deixar de mencionar que, durante muito tempo, os veículos foram relegados somente à classe mais abastada da humanidade. Ou seja, somente aqueles que dispunham de altos poderes aquisitivos é que poderiam ter para si um veículo.

Mas, isso começou a mudar quando o engenheiro estadunidense Henry Ford, que decidira que era hora de começar a produzir carros em escala industrial, disse que era mais do que obrigatório que os carros fossem acessíveis as mais variadas classes sociais.

Com um plano que conseguiu caracterizar uma linha de produção, cujos princípios são empregados até hoje, bem como, também, com ânsia de mudar os rumos da sociedade, Ford lançou, em 1908, o famoso Ford T, carro que tinha mais de cinco mil peças em sua composição, conseguindo sair da linha de produção em apenas 40 segundos (sendo que, em métodos artesanais, um carro ficava pronto em 12 horas, no mínimo), sendo entregue ao consumidor final pelo preço razoável de 900 dólares.

Não precisamos nem dizer que Ford foi um verdadeiro revolucionário nessa área. Só que, durante muito tempo, ele acreditou não ter concorrência que fosse possível fazer frente com os seus produtos. Ledo engano. Durante os anos que se seguiram, várias concorrentes passaram a analisar os passos de Ford durante sua empreitada no mundo dos automóveis, decidindo, por aí, entrar na concorrência. Foi assim com a GM, empresa que é responsável por diversas marcas, sendo a mais conhecida a Chevrolet. Em 1920, ela entrou no mercado e, cinco anos depois, ela já estava roubando uma fatia considerável de clientes da Ford, já que ela investiu pesado em uma coisa que não existia naquela época: personalização. A possibilidade de ter um carro diferente de tudo o que os outros já tinham chamou a atenção de muita gente.

A VW Entra Na Jogada

Logo depois, em 1930, logo depois da entrada de Adolf Hitler no poder na Alemanha, o ditador queria que a economia fosse aquecida. Com isso, criou a Volkswagen e, com ela, solicitou a criação de um automóvel de baixo custo, com qualidade, para que os alemães pudessem comprar.

Adolf Hitler

Adolf Hitler

Desse conceito, surgiu o Fusca, um dos carros mais conhecidos da VW no Brasil. Além de servir para motorizar a população alemã, ajudou a projetar a imagem da VW internacionalmente falando. Só que, nesse sentido, o Fusca também teve outros fins, que foram pouco divulgados.

Naquela época, Hitler estava causando tensão não somente com a Europa, mas com as duas maiores potências do planeta: os Estados Unidos e a União Soviética, por conta dos inúmeros casos de abusos cometidos contra pessoas que não seguiam a cartilha nazista (incluindo pessoas que não eram consideradas “arianas”). Por conta da ameaça constante de guerra, Hitler ordenou que a VW pudesse se concentrar em criar modelos que pudessem ser utilizados em possíveis conflitos.

Os Fuscas Anfíbios

O Fusca Fardado – O Carro Popular De Adolf Hitler

O Fusca Fardado – O Carro Popular De Adolf Hitler

A VW, então, optou por utilizar a plataforma do próprio fusca. E, com isso, carros diversos com formatos semelhantes ao besouro, mas com finalidades bélicas surgiram, desde os carros especiais para combate terrestre, bem como, também, para os casos de necessidade aquática: isso mesmo, a VW criou Fuscas anfíbios para poderem enfrentar terrenos em solo ou em água.

E Hitler estava certo em suas previsões. No fim da década de 30, em 1939, eclodiu no planeta a Segunda Guerra Mundial, envolvendo diversos países alinhados aos EUA e à União Soviética, contra o regime totalitário de Hitler. Os carros solicitados por ele foram amplamente utilizados durante essa Guerra, que perdurou por seis anos. Em 1945, finalmente, a guerra tem fim, depois da rendição das tropas alemãs e da posterior morte de Hitler.

Hoje, a VW se solidifica como sendo uma das principais montadoras do planeta, tendo, sob sua tutela, diversas marcas de carros, incluindo aí carros de luxo. No Brasil, além do Fusca, o outro modelo que faz muito sucesso é o VW Gol.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gambiarra

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *