Carro Ecológico

Em um futuro próximo, talvez não muito distante, teremos uma maior valorização dos transportes coletivos e não poluentes. Na verdade, no contexto das cidades contemporâneas, essa já é uma necessidade muito forte. Os centros urbanos estão cada vez mais populosos, ao mesmo tempo em que, as cidades estão cada vez mais poluídas. Em alguns países, como Índia e China por exemplo, os governos tiveram que criar planos emergenciais para diminuir às pressas os altos índices de poluição do ar, que causou, sobretudo, doenças e afastou turistas.

A atividade industrial, as queimadas e os carros são os grandes vilões, principalmente por utilizarem combustíveis fósseis. A Alemanha, por exemplo, proibiu a circulação de carros movidos a diesel, em uma medida para conter a poluição do ar. Decisões como essa são reflexos de novos hábitos, de uma mudança global de pensando que leva empresas a investir em tecnologia não poluente, tempos em que o bem-estar das pessoas é mais importante e, claro, uma maneira de, em um futuro próximo, as montadoras continuarem na liderança de mercado. O desenvolvimento do carro ecológico é uma tecnologia sustentável, pensada para um futuro que já começou.

O que é um Carro Ecológico

Um veículo movido a um combustível não poluente ou menos poluente do que combustíveis fósseis, como gasolina e diesel. Mas, mais que isso. Sua tecnologia permite que o motor realize o processo de combustão com mais eficiência, assim emite menos quantidade de poluentes na atmosfera. Existem carros ecológicos elétricos, por exemplo, e aqueles que são movidos a biocombustíveis que, por sua vez, são produzidos de forma biológica e não fóssil, utilizando uma ou mais plantas.

Carro Ecológico (Até Demais)

Carro Ecológico (Até Demais)

Tipos de Combustíveis Biológicos

O objetivo desse processo é retirar a energia gerada por produtos agrícolas como como a cana-de-açúcar, soja, mamona, mandioca, babaçu, entre outros. A extração da energia gera biocombustíveis como o álcool etanol, a biomassa ou o biodiesel. Algumas montadoras, inclusive, criam modelos híbridos que podem ser movidos à gasolina, etanol e eletricidade, por exemplo. Uma facilidade que permite uma grande economia e conforto para o consumidor. Algumas baterias elétricas podem ser carregadas em tomadas comum, outras precisam de um carregador especial, um ponto de energia. A potência dos carros varia, mas podem chegar a percorrer 380km com carga total.

Veja Alguns Exemplos de Carros Ecológicos:

1) BMW i3

É o carro elétrico da BMW, alcançando praticamente zero emissões de gases poluentes no ar e poluição sonora. Funciona a partir da carga da bateria. É um veículo urbano, com ares futuristas, teto solar panorâmico, sensores, faróis de LED, porta com abertura invertida, e etc. O custo ainda é bastante elevado e, desde 2014, o modelo já está à venda no Brasil.

2) Chevrolet Bolt

O modelo será vendido no Brasil a partir de 2019, segundo a General Motors. É um carro mais sofisticado, porém bem menos futurista que o i3 da BMW, o que pode ser bom para as vendas. Ao causar menos estranhamento, pode atrair o olhar de quem ainda não se rendeu aos elétricos. Além disso, o modelo possui um sistema de regeneração de carga que promete muito economia.

3) Ford C-Max Híbrido

O modelo é movido a energia solar, captada por um painel instalado acima do teto, e também tem opção para uso da gasolina. Vendido nos EUA, lembra o formato de uma minivan, um carro espaçoso e com características bem populares.

4) Nissan Leaf

O modelo é um dos elétricos mais vendidos no mundo, com previsão de chegada ao Brasil em 2019, estratégia da marca para ganhar mercado. Seu estilo é bem mais pomposo que os anteriores apresentados por aqui, lembrando levemente modelos esportivos com design também sofisticado.

5) Renault Twizy

O modelo é estranho à primeira vista e ainda não é vendido no Brasil. O pequeno quadriciclo elétrico, que lembra um carro de golf e às vezes de kart, não possui porta-malas, muito conforto, nem vidro e não faz mais do que 80 quilômetros por hora.  Mas, parece interessante para o uso diário nas grandes cidades.

6) Toyota Prius

O design do Prius certamente chama a atenção por onde passa. O modelo híbrido, que soma o motor à gasolina e o elétrico, promete baixo consumo, praticidade e potência.

Priorizamos por aqui os modelos elétricos e solar porque apresentam zero emissão de gases na atmosfera, ou seja, são os modelos mais sustentáveis disponíveis no mercado. Se julgarmos pelas previsões de lançamento, 2018 e 2019 serão os anos dos carros elétricos no Brasil. Vamos torcer, inclusive para que os preços sejam mais competitivos e acessíveis.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bizzaro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *