Grande Prêmio do Japão

Os fãs de corridas de Fórmula 1 sabem que o Grande Prêmio do Japão é um dos mais competitivos e tem histórias incríveis. Se você quer saber um pouco mais sobre esse que é uma das disputas mais interessantes do ano da F1 continue lendo. Com certeza você vai ficar a par de muitas curiosidades.

Histórico do GP do Japão – Suzuka

O circuito do Grande Prêmio do Japão é um dos mais interessantes do calendário de competições da F1. Os japoneses adoram receber a corrida em seu país e no dia é como se fosse uma festa de final de campeonato. Um dos diferenciais do circuito japonês é ter um traçado mais técnico que desafia até os melhores pilotos da competição. Aliás, devemos lembrar que o resultado desse GP pode definir o vencedor da competição.

O circuito de Suzuka foi usado todos os anos de 1983 a 2006, porém, em 2007 foi substituído pelo circuito de Fuji. Essa troca aconteceu devido a questões políticas das equipes Toyota e Honda. Durante alguns anos foi feito rodízio entre os circuitos de Suzuka e Fuji. Quando as duas equipes deixaram a competição o GP do Japão voltou a ser realizado em Suzuka.

Grande Prêmio do Japão de 2012

No ano de 2012 o GP do Japão foi muito interessante para os brasileiros já que o piloto Felipe Massa subiu no pódio depois de não ter vencido durante dois anos e meio. Massa, que estava na Ferrari, fez uma excelente corrida e também contou com os tropeços dos adversários chegando então em segundo lugar. Mesmo sendo o segundo lugar Massa festejou como se fosso o grande vencedor.

Grande Prêmio do Japão de 2014

O GP do Japão de 2014 trouxe mais emoção do que o convencional já que teve uma forte chuva, ameaça de um super tufão além de um acidente muito sério com o piloto Jules Biachi no fim da disputa. O carro dele enfrentou dificuldades com a grande quantidade de água presente na pista e acabou perdendo o controle chocando-se contra um trator que estava removendo o carro de Adrian Sutil que havia colidido no muro alguns instantes antes.

O jovem piloto acabou sendo levado inconsciente para o hospital em estado grave. Ainda em estado vegetativo, Jules, preocupa os seus pais e os seus fãs. Em respeito ao colega que foi hospitalizado os pilotes vencedores Hamilton, Rosberg e Vettel não fizeram a já tradicional festa do champanhe.

Corridas Polêmicas em Suzuka

1989

No ano de 1989 o GP do Japão teve uma das corridas mais polêmicas da história, nessa ocasião o piloto brasileiro Ayrton Senna estava disputando a liderança com o francês Prost. O vencedor dessa corrida seria também o vencedor da temporada e para garantir o resultado os dois pilotos disputaram intensamente.

Senna então forçou a ultrapassagem de Prost na entrada da curva “Casio Triangle” de maneira que ambos foram parar na caixa de brita. O piloto francês deixou a prova e Senna foi para boxes para reparar o seu carro e seguir na competição. O piloto brasileiro se recuperou e teria tipo uma das vitórias mais comentadas da história se os diretores da prova não o tivessem desclassificado sob a explicação de que Senna deixou que o motor apagasse depois de colidir.

Contudo, alguns anos depois foi descoberto que a desclassificação tinha como objetivo beneficiar Prost. Exatamente porque sabia disso Senna nunca aceitou essa decisão e fez denúncias sobre os motivos políticos envolvidos. Nessa fase Senna chegou a ameaçar deixar a competição. Senna permaneceu na F1 e foi obrigado a desmentir tudo o que disse. No ano seguinte novamente Senna e Prost estariam brigando pelo título.

1990

No ano seguinte foi a vez de Senna se beneficiar de um incidente, Prost estava entrando por fora na curva 1 enquanto Senna estava logo atrás vindo por dentro. Quando ambos entraram na curva acabaram batendo e então deixaram o GP. A saída de ambos fez com que Senna se consagrasse bicampeão mundial.

A manobra causou grande polêmica, pois se alguns afirmam que Senna apenas tentou uma ultrapassagem que não foi bem sucedida outros acreditam que o brasileiro agiu de caso pensado para se vingar de Prost pelo ano anterior.

O Tricampeonato de Ayrton Senna

O GP do Japão foi realmente muito marcante para Ayrton Senna, pois foi nele que ele se sagrou tricampeão. Nessa corrida Senna largou em primeiro lugar, ou seja, na pole. Contudo, quando tentou segurar a ultrapassagem de Mansell acabou sendo ultrapassado por Berger.

Berger então abriu uma vantagem bem grande e Mansell seguiu fazendo pressão em Senna, mas acabou errando e perdendo o controle do carro de forma que foi para fora da pista e abandonou a corrida. A partir do momento que Mansell estava fora do caminho Senna se concentrou em comemorar o seu tricampeonato.

Porém, mesmo estando com o título garantido o brasileiro correu atrás literalmente do prejuízo alcançou Berger e fez uma ultrapassagem. No final da corrida Senna entregou a vitória para o colega deixando que ele o ultrapassasse. Berger já disse em entrevistas que se ressentiu dessa atitude de Senna.

Indo Para o Grande Prêmio do Japão

Se você gosta de Fórmula 1 e tem como sonho ir ao Grande Prêmio do Japão pode ter mais informações a respeito da compra de ingressos, de hotéis para se hospedar, sobre Suzuka e sobre a programação acessando o site oficial da competição em http://www.formula1.com/content/fom-website/en/championship/races/2015.html ou então através do site do Grande Prêmio do Japão de Formula 1 em http://www.d1gp.co.jp/.

A Fórmula 1 é uma competição que aos poucos foi conquistando o gosto dos brasileiros que até conseguem dividir o coração entre o futebol e o automobilismo. O que torna essa competição tão interessante é o fato de que cada corrida é realizada num circuito e mesmo os pilotos mais experientes precisam de um intenso trabalho de adaptação para enfrentar as condições das pistas e do clima de cada local. O Grande Prêmio do Japão é uma das competições mais interessantes da F1 e tem um lugar especial no calendário dos apaixonados por carros.

Os variados compeonatos de fórmula 1 vêm crescendo desde a invenção das competições internacionais pelos grande prêmios.

O grande prêmio do Japão foi disputado pela primeira vez em 1970, quando pilotos de diversas nacionalidades passaram a competir a partir desse ano. O alemão Michael Schumacher foi um dos pilotos que mais conseguiu premios no gp do japão, chegando a liderança por diversos anos consecutivos.

Atualmente, o gp do Japão realiza as suas competições no autódromo de Sukuza ou no Fuji Internacional speedway.

Com passar do tempo, novos pilotos se tornaram os líderes do jp japones. O circuito de Sukuza conheceu novos talentos como Jason Button, um dos vencedores de muitos gps pelo mundo.

O décimo quinto gp foi realizado neste ano, onde foram eleitos o melhor e o pior piloto do grande prêmio. Essa já uma tradição da mídia e do meio jornalistico, em que as avaliações do gp são feitas a cada ano.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Eventos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *