Uso de Cadeirinhas nos Veículos será Obrigatório

Atualmente o Código de Trânsito Brasileiro obriga as crianças até 10 anos de idade a andarem somente no banco de trás do carro e com o uso de cinto de segurança e recomendava o uso das cadeirinhas, mas não definia punição para a falta do equipamento. A partir de junho deste ano os motoristas serão obrigados a transportar os pequenos até 8 anos em cadeirinhas e assentos especiais.

Cadeirinha

Alteração na Legislação de Trânsito

A partir de junho de 2010 os pais e motoristas deverão ficar alertas, a alteração na legislação obriga o uso de cadeirinhas do tipo “bebê conforto” para bebes até 1 ano de idade, que devem ser fixadas no meio do banco traseiro, virada para trás. Crianças de 1 até 4 anos de idade devem ser transportadas nas cadeirinhas tradicionais com o uso de cinto de segurança, e as crianças com idade entre 4 e 7,5 anos devem usar os assentos de elevação sem apoio das costas e com cinto de segurança no bando de trás do veículo. De 7,5 até 10 anos só precisam usar cinto de segurança, mas devem sentar no banco traseiro. A não obediência da regulamentação e das novas determinações a partir de junho deve implicar na retenção da documentação do carro que ficará retido até a correção da situação, aplicação de multa considerada gravíssima no valor de R$ 191,54 e a perda de sete pontos da carteira de motorista. Por enquanto as novas determinações não valem para o transporte escolar nem para os demais transportes coletivos.

Segurança

Segurança das Crianças em Jogo

A maioria dos pais e dos motoristas desconhece o fato de que no Brasil os acidentes de trânsito são a principal causa das mortes de crianças entre 01 e 14 anos, e segundo os especialistas em segurança no trânsito o uso dos dispositivos de segurança como as cadeirinhas e os ajustes de altura associados com o correto uso do cinto de segurança poderia diminuir em 71% o risco de morte dessas crianças. É importante conhecer a importância do uso dos dispositivos de retenção das crianças, e saber que as crianças também não estão seguras no colo dos adultos e que não adianta tentar improvisar o ajuste de alturas, pois a criança igualmente ficará solta no banco e o cinto poderá machucá-la seriamente, e expô-la ao risco de estrangulamento. As crianças soltas no banco traseiro do carro, em caso de uma freada brusca ou de um acidente estão numa situação de maior risco em potencial do que os adultos, pois seus corpos mais leves são projetados com uma força muito maior ao seu peso contra o painel ou o vidro da frente. Só para se ter uma idéia, se um carro a 50Km/h frear bruscamente uma criança de 10 Kg solta no banco traseiro será arremessada a frente com um peso que corresponde a 250Kg.

São taxas muito altas e números expressivos, é importante que os motoristas prestem atenção, cada um de nós é responsável pelos seus próprios atos, mas as crianças não têm escolha, somos responsáveis pela segurança delas, portanto é uma questão de consciência e amor, pois quem ama protege.

Passageiros

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *