Teste Psicotécnico Detran

Seguindo as normas do Detran, motoristas que estão tirando a primeira habilitação e em alguns casos de renovação de carteira é exigido o exame psicotécnico. Também chamado de exame de Sanidade Física e Mental para conseguir a Carteira Nacional de Habilitação, CNH ou renová-la.

Sobre O Teste Psicotécnico Do Detran

O teste psicotécnico como é realizado nos dias atuais pelo Detran para renovação da carteira passou a ser dessa forma no ano de 1975, através de um convênio que o órgão fez com Universidade. Passou a ser de responsabilidade da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UNICENTRO o teste psicotécnico, em 2004. Assim, com a parceria com universidades, o Detran realiza a avaliação para liberar ou não a CNH para os motoristas.

A realização do teste psicotécnico do Detran é agendada nos Centros de Formação de Condutores depois que o candidato paga uma taxa relativa ao serviço. O órgão CIRETRAN é quem fica responsável pela distribuição desses agendamentos. Já os psicólogos que ficam responsáveis pela realização dos testes são credenciados pleo DETRAN e outros são contratados pela própria universidade que realiza o teste.

No teste psicotécnico do Detran o candidato a tirar a  primeira habilitação ou o motorista que estava renovando a CNH é submetido a testes de Percepção, Viso Motor, Atenção Concentrada, Projetivos e Destreza Manual.

Todos os testes aplicados e a forma como isso é feita segue respeitando as decisões previstas no Código de Trânsito Brasileiro que é válido em todo território nacional.

Dicas Para Quem Vai Fazer Teste Psicotécnico Do Detran

Nos dias atuais nem sempre as habilidades profissionais, as competências, a formação podem ser os fatores decisivos para uma pessoa conseguir um emprego ou não. O mercado valoriza está mais interessado no “conjunto” no que no destaque de determinada habilidade. Neste todo, entra uma parte muito importante, valoriza por muitas empresas, as características de personalidade. Exatamente seguindo a mesma linha do que um teste psicotécnico busca de um candidato a pegar a Carteira Nacional de Habilitação.

Porém, não existe o certo e errado neste tipo de avaliação, não se estuda para fazer um exame psicotécnico, porém, algumas dicas podem ajudar a superá-lo de forma mais tranquila.

Falando em tranquilidade, cabeça fresca, deixas os problemas de lado e se alimentar bem antes de ir fazer um teste psicotécnico do Detran vão ajudar no bom resultado. O estresse e o nervosismo podem ser os inimigos em várias situações da vida e no teste psicotécnico é um desses momentos.

Esse tipo de teste “falará a verdade” sobre você, então, tentar de alguma forma fazer “isso ou aquilo” achando que conseguirá alterar os resultados, com certeza é uma das piores ideias e pode levá-lo ao fracasso. A autenticidade, ser o mais natural possível, são dois pontos fundamentais para conseguir fazer o seu melhor.

Tentar se preparar para um psicotécnico por que alguém lhe disse como deveria fazer a questão “A” ou “B” é um grande erro. Voltamos a repetir que não existe certo ou errado neste tipo de teste e tentar “interpretá-lo” de alguma forma não ajudará em absolutamente nada.

Essas dicas valem não somente para o teste psicotécnico do Detran, mas para qualquer teste desse tipo que você venha fazer, normalmente, para vaga de emprego é bem comum.

Os Testes Psicotécnicos Aplicados Pelo Detran

A primeira forma de encarar sem criar problemas o teste psicotécnico do Detran é não criando um “monstro”. Apesar de muitas pessoas terem medo desse teste não é nada justificado. Normalmente, os candidatos a pegar a CNH passam por esse teste sem maiores problemas.

Quem nunca fez um exame psicotécnico costuma ter mais medo ainda, mas pode acreditar, não é para tanto. E quem já fez em outra situação, não tente comparar. Um teste psicotécnico para uma vaga de trabalho estava avaliando determinadas características que não são as mesmas do teste para pegar a carteira de motorista.

Voltando a dizer, que os psicólogos sempre alertam. Se você for fazer um teste psicotécnico e ficar tentando responder ou fazer as atividades julgando que é aquela a “resposta correta”, as suas chances de não conseguir passar ficarão bem grandes. Um teste que avalia sua personalidade, memória, raciocínio lógico, entre outras coisas , não funciona como funcionou para outra pessoa e é bem elaborado o suficiente para entender que você tentou “adivinhar” a resposta.

Ir fazer um teste psicotécnico cansado, por exemplo, pode sim, influenciar no resultado. O seu cérebro cansando terá mais dificuldade para responder nas questões de raciocínio lógico. Considere que muitas atividades são feitas dentro de um limite de tempo e quando você as termina faz parte da avaliação.

O teste psicotécnico do Detran é composto de: Teste de Lógica, Teste Psicotécnico de Figuras, Teste de Antônimos, entre outros. Cada um tipo representado por um ou mais exercício.

Não pense que fazer tudo correndo e de qualquer jeito pode ser positivo para a sua avaliação final. O tempo certo é aquele em que você faz com atenção e termina.

Testes Psicológicos

Os testes psicológicos, em geral, informam a quem os está aplicando o que não estamos falando, por vezes, estamos até tentando esconder. O que avalia a personalidade, por exemplo, detectará o grau de ansiedade, de impulsividade, quanto é estável o seu emocional, entre outras características. São testes feitos para avaliar exatamente aquilo que importa para o que você está sendo avaliado para fazer.

Por isso, se tem um teste psicotécnico do Detran para fazer, procure:

  • Descanse bem na noite anterior ao teste, durma bem e procure manter-se calmo.
  • Procure sair de casa cedo para não ficar estressado com o trânsito e medo de perder a hora do teste.
  • Antes de iniciar cada exercício, leia bem o que está escrito no título, mais de uma vez de for preciso e escute as orientações do psicólogo que está aplicando o teste.
  • Se tiver dúvidas em uma questão, passe para a seguinte e deixe para voltar nela depois que fizer as outras.
  • Nem perca seu tempo de olhar para o lado e tentar copiar a resposta de um colega. O máximo que conseguirá é passar pelo constrangimento de ser flagrado pelo psicólogo.

O primeiro teste a ser feito para dar início ao processo de tirar a primeira habilitação é o exame psicotécnico. É um exame bastante simples, mas que acaba fazendo com que muitas pessoas sejam reprovadas. É constituído de uma série de pequenas avaliações.

O que é Avaliado no Exame:

Avaliação de destreza: Testes de 1 minuto em que o examinado tem algumas tarefas a serem feitas nesse período.

Avaliação de memória: Tem-se dez minutos para memorizar algo, como, por exemplo, fotos de pessoas com seus respectivos nomes. Posteriormente, o examinado terá que colocar os nomes nas fotos que desta vez aparecem sem nome algum.

Raciocínio lógico: Testes de QI, tais como: de relacionar figuras, dizer qual parta da figura esta faltando, alguns testes simples envolvendo matemática.

Avaliação de personalidade: São feitas muitas perguntas, algumas importantes e outras sem importância alguma, mas como elas serão perguntadas de forma desordenada, o examinado acaba respondendo de forma mais espontânea. São perguntas do tipo: “Você usa drogas ou álcool?”, “Já pensou em se matar?”.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • a dcho que o exame psicotecnico é importante para as pessoas que desejam fazer um curso de habilitação,mas não acho que seja reprovativo para formação do cerso, porem, cada pessoa tem uma capacidade diferewnte, e essa capacidade depende do psicologico de cada ser humano, talvez\ uma reprovação poderá trapalhar o interesse e desenvolvimento dos interessados a se habilitar

    Nomeraimunda barbosa 29 de janeiro de 2013 22:48
  • Acho que você não passaria num psicotécnico…

    Zeca Nivete 14 de abril de 2013 21:39
  • eu acho que é tudo meio de ganhar dinheiro porque se não reprovar ninguem as crinicas não ganham não depende das pessoas mas sim deles

    luana 13 de maio de 2013 17:42
  • eu vou tentar fazer essa prova e ser aprovada mais to com medo minha mae comprou um carro e disse que se vc não passar eu vendo preciso passar se Deus quiser

    joselma 28 de setembro de 2013 16:34
  • Eu acho que o DETRAN- PB, deveria fiscalizar essas clínicas credenciadas, pois muitas estão reprovando a toque de caixa, visando receber mais re-testes. A exemplo de uma clínicia que fica no BODONGÓ III, depois das Malvinas, essa clínica realiza as provas escritas, e ordena que os gabaritos sejam respondidos á grafite, PORTANTO NÃO TEM QUALQUER CONFIABILIDADE.
    Fica o alerta, DETRAN PB fiscalize a onda dos re-testes , se não quiserem ser envolvidos em outras denúncias na policia federal.

    Lúcia Oliveira 7 de outubro de 2013 8:41
  • eu acho que estas clinicas deveria dar uma chance pra quem nao tem condicoes pra estar pagando.

    edson coutinho 17 de outubro de 2013 11:16
  • essas empresas que presta serviços ao Detran são tudo de fachada para arrecada dinheiro e muito suspeitas não tem como pagar com cartão de debito só a dinheiro e não fornece nota fiscal isso e sonegação fiscal com quem fica esse dinheiro? e muito dinheiro deveria ser investigado por órgão competente

    alcino 18 de outubro de 2013 16:36
  • tbm acho que esses testes não deveriam ser reprovativos…afinal tantos passam ,e quando conseguem suas carteiras, viram completos “malucos” transitando por aí…matando pessoas inocentes.

    Licinha 21 de outubro de 2013 13:44
  • Eu acho, que em primeiro lugar a habilitação não era pra ser tão cara,pois, como o nosso País que ver Cidadões habilitados, si é um absurdo o preço que eles pendem pela carteira de habilitação. E outra coisa também é que somos feitos de otários, pois, as vezes somos precionados a fazer o que é proibido por lei, porque eles so querem ganhar o dinheiro, e esquecer da qualidade,pois as Alta Escolas não estão respeitando mais.

    gerlandia 13 de novembro de 2013 18:48
  • nao ,so a clinica do bodocongo como a da prata a psicologa de la diz logode 100 que faz o teste aki ,10 passa,porque ela diz isso ,e bom a federal ficar de olho nessa clinica.

    annonimo 12 de dezembro de 2013 16:14
  • Concordo plenamente com vc Licinha.

    cida 20 de dezembro de 2013 17:40
  • Eu particulamente acho q nao tem nada a haver essa teoria com a pratica ,e outrana hora do texte sem explicaçao algumha nos entregam um livro com ums desenhos esquisito para nòs adivinhar o que eles querem .é mais um meio de entrar mais dimheiro para as clinicas conveniada e o Detran.é imprtante o ministerio publico acompanhar de perto esses tipo de psicotecnico.

    Waldomiro Pauino da Silva Filho 10 de janeiro de 2014 11:45
  • Eu vou fazer o pisicotecnico,nao acho um bicho de sete cabeças.Vc so precisa ser vc mesmo e se concentrar.

    Alex costa 6 de março de 2014 12:45
  • Concordo totalmente com você licinha.

    marcia cardoso de souza 13 de março de 2014 17:04
  • Fui reprovada duas vezes e na segunda não achei que foi justo, mais tudo bem vou fazer quantas vezes for preciso.
    Afinal de contas não sou menhuma retardada.

    marcia cardoso de souza 13 de março de 2014 17:08
  • Licinha concordo com vc plenamentemente com mt orgulho. Nd ha ver esses testes… o impoortante e o condutor ter prudencia…. pois quem e louco nao sabe d nd mt menos dirigir..

    stella R. 1 de abril de 2014 20:54
  • gostei

    carlos albertyo silva 22 de janeiro de 2015 11:00
  • bom eu não passei fiquei muito nervosa!mas a dr vil como eu estava nervosa ela resolveu me da uma oportunidade….uuufa bom as pessoa pensa q é faceio mas não é….. agora vou me prepara pr o pro cimo teste e seja o q Deus quiser!!!!

    cleia 16 de março de 2016 7:45
  • Boa sorte, Cleia.

    Clara Senne 16 de março de 2016 12:40
  • Olha só pessoal…sou habilitada ha 5 anos cat B. Ao transferir hab de GO para MG, me pediram psicotécnico, mesmo eu não exercendo função remunerada com a carteira. Fiquei muito nervosa, não souberam me explicar o motivo da exigencia, pois nada consta em meu prontuário a causa da data vencida do psico. Fiz o teste e reprovei, acreditam…Agora estou prestes a ficar irregular, habilitação vencida, e, os testes com o minimo de tempo que a psicologa me deu para fazer, eu não conseguirei. Ela me disse que fui muito lenta, reflexo lento, etc, etc. Saí da clinica com indignação. O delegado de transito me disse que é assim mesmo, que é só eu repetir que passarei…

    SUELLEN 13 de outubro de 2016 14:27

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *