Teste Psicotécnico Detran

O primeiro teste a ser feito para dar início ao processo de tirar a primeira habilitação é o exame psicotécnico. É um exame bastante simples, mas que acaba fazendo com que muitas pessoas sejam reprovadas. É constituído de uma série de pequenas avaliações.

O que é avaliado no exame:

Avaliação de destreza: Testes de 1 minuto em que o examinado tem algumas tarefas a serem feitas nesse período.

Avaliação de memória: Tem-se dez minutos para memorizar algo, como, por exemplo, fotos de pessoas com seus respectivos nomes. Posteriormente, o examinado terá que colocar os nomes nas fotos que desta vez aparecem sem nome algum.

Raciocínio lógico: Testes de QI, tais como: de relacionar figuras, dizer qual parta da figura esta faltando, alguns testes simples envolvendo matemática.

Avaliação de personalidade: São feitas muitas perguntas, algumas importantes e outras sem importância alguma, mas como elas serão perguntadas de forma desordenada, o examinado acaba respondendo de forma mais espontânea. São perguntas do tipo: “Você usa drogas ou álcool?”, “Já pensou em se matar?”.


Categoria(s) do artigo:
Dicas

Comentários

  • a dcho que o exame psicotecnico é importante para as pessoas que desejam fazer um curso de habilitação,mas não acho que seja reprovativo para formação do cerso, porem, cada pessoa tem uma capacidade diferewnte, e essa capacidade depende do psicologico de cada ser humano, talvez\ uma reprovação poderá trapalhar o interesse e desenvolvimento dos interessados a se habilitar

    Nomeraimunda barbosa 29 de janeiro de 2013 22:48
  • Acho que você não passaria num psicotécnico…

    Zeca Nivete 14 de abril de 2013 21:39
  • eu acho que é tudo meio de ganhar dinheiro porque se não reprovar ninguem as crinicas não ganham não depende das pessoas mas sim deles

    luana 13 de maio de 2013 17:42
  • eu vou tentar fazer essa prova e ser aprovada mais to com medo minha mae comprou um carro e disse que se vc não passar eu vendo preciso passar se Deus quiser

    joselma 28 de setembro de 2013 16:34
  • Eu acho que o DETRAN- PB, deveria fiscalizar essas clínicas credenciadas, pois muitas estão reprovando a toque de caixa, visando receber mais re-testes. A exemplo de uma clínicia que fica no BODONGÓ III, depois das Malvinas, essa clínica realiza as provas escritas, e ordena que os gabaritos sejam respondidos á grafite, PORTANTO NÃO TEM QUALQUER CONFIABILIDADE.
    Fica o alerta, DETRAN PB fiscalize a onda dos re-testes , se não quiserem ser envolvidos em outras denúncias na policia federal.

    Lúcia Oliveira 7 de outubro de 2013 8:41
  • eu acho que estas clinicas deveria dar uma chance pra quem nao tem condicoes pra estar pagando.

    edson coutinho 17 de outubro de 2013 11:16
  • essas empresas que presta serviços ao Detran são tudo de fachada para arrecada dinheiro e muito suspeitas não tem como pagar com cartão de debito só a dinheiro e não fornece nota fiscal isso e sonegação fiscal com quem fica esse dinheiro? e muito dinheiro deveria ser investigado por órgão competente

    alcino 18 de outubro de 2013 16:36
  • tbm acho que esses testes não deveriam ser reprovativos…afinal tantos passam ,e quando conseguem suas carteiras, viram completos “malucos” transitando por aí…matando pessoas inocentes.

    Licinha 21 de outubro de 2013 13:44
  • Eu acho, que em primeiro lugar a habilitação não era pra ser tão cara,pois, como o nosso País que ver Cidadões habilitados, si é um absurdo o preço que eles pendem pela carteira de habilitação. E outra coisa também é que somos feitos de otários, pois, as vezes somos precionados a fazer o que é proibido por lei, porque eles so querem ganhar o dinheiro, e esquecer da qualidade,pois as Alta Escolas não estão respeitando mais.

    gerlandia 13 de novembro de 2013 18:48
  • nao ,so a clinica do bodocongo como a da prata a psicologa de la diz logode 100 que faz o teste aki ,10 passa,porque ela diz isso ,e bom a federal ficar de olho nessa clinica.

    annonimo 12 de dezembro de 2013 16:14
  • Concordo plenamente com vc Licinha.

    cida 20 de dezembro de 2013 17:40
  • Eu particulamente acho q nao tem nada a haver essa teoria com a pratica ,e outrana hora do texte sem explicaçao algumha nos entregam um livro com ums desenhos esquisito para nòs adivinhar o que eles querem .é mais um meio de entrar mais dimheiro para as clinicas conveniada e o Detran.é imprtante o ministerio publico acompanhar de perto esses tipo de psicotecnico.

    Waldomiro Pauino da Silva Filho 10 de janeiro de 2014 11:45
  • Eu vou fazer o pisicotecnico,nao acho um bicho de sete cabeças.Vc so precisa ser vc mesmo e se concentrar.

    Alex costa 6 de março de 2014 12:45
  • Concordo totalmente com você licinha.

    marcia cardoso de souza 13 de março de 2014 17:04
  • Fui reprovada duas vezes e na segunda não achei que foi justo, mais tudo bem vou fazer quantas vezes for preciso.
    Afinal de contas não sou menhuma retardada.

    marcia cardoso de souza 13 de março de 2014 17:08
  • Licinha concordo com vc plenamentemente com mt orgulho. Nd ha ver esses testes… o impoortante e o condutor ter prudencia…. pois quem e louco nao sabe d nd mt menos dirigir..

    stella R. 1 de abril de 2014 20:54
  • gostei

    carlos albertyo silva 22 de janeiro de 2015 11:00

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *