Ruído Alto no Motor

Escutar um ruído alto no motor é sempre algo que desperta grande preocupação nos motoristas e não é para menos, pois pode significar algum grande problema. Contudo, esse ruído pode ser causado pelo desgaste de várias peças. Se o barulho é causado por peças internas do motor costuma ter um conserto caro. Quando a causa está nas peças externas o conserto pode sair mais barato.

Escutar um ruído alto no motor pode indicar que existe algum problema que exige manutenção. Levar o carro para uma avaliação com um mecânico profissional assim que o barulho aparece ajuda a economizar um bom dinheiro fazendo com que o problema seja identificado com mais rapidez.

A seguir vamos te dar mais algumas dicas de como é possível economizar dinheiro apenas evitando que a peça que está produzindo o barulho fique desgastada e venha a fazer com que o carro quebre.

Ruído no Motor = Problema

Todo e qualquer ruído no motor do seu carro representa problema então não espere para procurar por um mecânico para verificar o que há de errado. Nesse tipo de situação é sempre bom procurar por aquele mecânico de confiança, porém, se você não conhece um profissional que lhe inspire essa confiança é importante conhecer um pouco mais sobre as peças do carro que podem causar o ruído.

Estetoscópio Mecânico

Um dos instrumentos mais importantes utilizados pelos mecânicos para fazer o diagnóstico de um barulho no motor é o chamado estetoscópio mecânico. Um instrumento que parece com aquele utilizado por médico, mas que tem uma ponta com a forma de agulha.

Da mesma forma que o médico utiliza o estetoscópio no peito do paciente para ouvir os batimentos do seu coração o mecânico posiciona o estetoscópio dele na base da peça em que deseja escutar o ruído.

Problemas e Causas – Ruído no Motor

Tensor de Correia Dentada

O tensor de correia dentada merece toda a nossa atenção e por isso quando está produzindo algum tipo de ruído pode significar algo bem grave. O travamento ou a quebra desse tensor pode causar danos no cabeçote ou em outras peças. Um dos tipos de conserto que saem mais caros para o motorista.

Uma forma de economizar de maneira segura é realizar a troca simultânea da correia dentada e dos seus tensores. Dessa forma você pagará somente uma vez pela mão de obra e ainda terá controle do período de tempo necessário para efetuar a troca. Vale a pena consultar o manual do proprietário para conferir o que a montadora determina como intervalo ideal em km para efetuar a troca da correia dentada do veículo.

Observação – Quem comprou ou vai comprar um carro usado deve se informar em relação a última vez que a troca da correia dentada foi feita. Mesmo com a informação do antigo dono vá a um mecânico e verifique se existe algum problema ou indício de que a peça realmente foi trocada.

Alternador

Existem dois fatores comuns que podem causar barulhos e tem relação com o alternador. Esses fatores são a necessidade de tensionamento da correia ou o desgaste nos rolamentos.

No caso da necessidade de tensionamento da correia aparece um ruído agudo que se dá devido ao deslizamento da correia na polia do alternador e que pode ser consertado com um simples ajuste não sendo preciso trocar a peça. Quando o ruído se dá devido a desgaste nos rolamentos se mostra necessário abrir o alternador e trocar os rolamentos que sofreram danos.

Bomba de Direção Hidráulica

Em geral o ruído que surge devido a bomba de direção hidráulica varia de intensidade quando o motorista vira o volante. Alguns modelos de bombas tornam possível fazer a troca de peças internas, contudo, existem outros modelos que são seladas de forma que não é possível fazer os reparos o que obriga o proprietário a fazer a troca da bomba.

Bomba d’Água

Um barulho pode aparecer no motor causado pela bomba d’água e ainda ser acompanhado de vazamento. Seja como for o conserto consiste apenas em fazer a troca dessa peça.

Embreagem

Se assim que o pedal da embreagem é liberado faz um ruído é sinal de que existe um problema no rolamento da mesma. Quem for fazer a troca do rolamento da embreagem deve aproveitar ainda para fazer a substituição do disco e platô já que vai investir um bom dinheiro na mão de obra de troca dessas peças, você paga bastante, mas já troca tudo.

Durante Partida a Frio

Quando você ouve um barulho no motor do carro durante a partida a frio (depois de o veículo ter ficado a noite parado) deve ficar alerta. A expressão mais comum de ser utilizada num caso desses é que “o motor está batendo na partida”. Dentre as causas mais comuns desse tipo de ruído estão problemas no cabeçote ou nas bronzinas.

Nos dois casos é bem importante procurar um mecânico de confiança e qualificado. Vale ressaltar ainda que quando o motor bate durante a partida pode ser que ocorra um problema com a luz indicadora da pressão do óleo do motor que irá piscar mostrando que existe um problema em relação a lubrificação que compromete o motor.

Numa situação dessas não deixe de consultar o manual do proprietário para saber qual é o tipo de óleo correto para o motor do seu carro e qual é o intervalo que deve ser tido entre as trocas. Tem alguns casos em que é possível eliminar o barulho somente usando o óleo correto para o motor, nem é preciso passar por uma retífica.

Ruído que Varia com a Aceleração do Motor – Motor Rajado

O ruído de motor que deve te deixar ainda mais alerta é o do motor ‘rajado’, ou seja, aquele que varia de acordo com a aceleração do motor e que indica que existe um desgaste nas bronzinas e virabrequim que ficam na parte inferior do motor. Para resolver esse problema é necessário que o carro passe pela retífica completa, você vai ter um gasto considerável.

Como custa bastante fazer a retífica de um motor é importante se certificar de que o barulho está sendo mesmo causado pelo desgaste das peças que ficam na parte inferior do motor. Pode ser que haja uma confusão e na verdade o barulho esteja vindo de alguma pequena batida de comando de válvulas entre outros.

Num caso em o motor do seu carro está ‘rajando’ não fique adiando o conserto já que os danos podem ter grandes proporções como, por exemplo, a quebra de peças. Tem casos em que o travamento do motor pode ocasionar a quebra do bloco e isso acarretar num custo de manutenção bem mais elevado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *