Regras Do Seguro DPVAT

O seguro DPVAT, também conhecido como “obrigatório”, consiste em um dos impostos que devem ser pagos por ano junto com o IPVA para que os veículos sejam renovados de forma oficial aos olhos da lei. Serve para cobrir gastos que por ventura podem acontecer em colisões de trânsito.

Como Solicitar Seguro DPVAT?

Atenção! A Solicitação ao seguro DPVAT pode ser feita de forma gratuita entre os envolvidos no acidente. Ou seja, não existe a necessidade de solicitar serviços a terceiros ou mesmo de pagar preços adicionais. O processo funciona de forma gratuita. Em termos práticos quem sofreu o acidente precisa entrar no site oficial da seguradora pública e solicitar os documentos de acordo com o tipo de acontecimento. Em caso de morte os representantes da família podem iniciar o processo.

Depois de saber quais os tipos de documentos que devem ser usados existe a necessidade de encaminhar de forma pessoal aos postos de atendimento DPVAT. No site oficial existe a lista dos locais que estão próximos à residência. Quem mora em regiões que estão distantes dos pontos pode solicitar o serviço nas agências do Correio. Atenção para a ilusão.

Existem pessoas que indicam ser complicado receber os preços indenizatórios, o que não é verdade, conforme indica o site oficial. Qualquer tipo de dúvida pode ser sanado nos postos de atendimento ou com consultores que estão online esperando receber perguntas para responder de forma instantânea nos horários úteis da semana.

Quais As Documentações a Solicitar o Seguro DPVAT?

  1. Nos casos de vítimas do acidente existe a necessidade de trazer os seguintes documentos: BO original, RG, CPF, Comprovante de Residência, Boletim do atendimento no hospital e relatório dos dentistas nos casos de lesões em dentes. Toda a documentação precisa estar presente de forma original e com cópias, de preferência autenticada.
  2. Quem for beneficiário deve trazer os seguintes documentos: Trazer a comprovação das despesas que podem estar especificadas em notas fiscais ou recibo. Necessário se ater ao fato de que deve existir o completo quadro de horas médias sob a ótica discriminada, assim como os materiais que foram usados ao tratamento. Também existe a necessidade de trazer os receituários médico. Atenção, os documentos precisam ser apresentados nos postos DPVAT de forma original.Outro ponto a se considerar e que deve estar presente também no conjunto de documentos se encontra na autorização do pagamento junto com o documento que traz os dados bancários, desde cartão até folhas de cheque, conforme indicam informações colhidas no site oficial do seguro DPVAT. 
  3. No caso de terceiras pessoas que efetuaram as despesas existe a necessidade de trazer os seguintes documentos: comprovação das despesas que podem estar especificadas em notas fiscais ou recibo. Necessário se ater ao fato de que deve existir o completo quadro de horas médias sob a ótica discriminada, assim como os materiais que foram usados ao tratamento. Também existe a necessidade de trazer os receituários médico. Existe também a necessidade de outros tipos de documentos, tais como: Autorização do pagamento, comprovante de residência, CPF de quem tem o benefício assim como o RG simples. Importante trazer a documentação de forma original junto com cópias.Existe a necessidade de entrega da autorização do pagamento junto com o documento que traz os dados bancários, desde cartão até folhas de cheque, conforme indicam informações colhidas no site oficial do seguro DPVAT. Acidentes que aconteceram antes de julho de 2009 possuem direitos vedados.
  4. Para terceiros que solicitam o serviço de pessoas jurídicas que executaram as despesas existe a necessidade de trazer a comprovação das despesas que podem estar especificadas em notas fiscais ou recibo. Necessário se ater ao fato de que deve existir o completo quadro de horas médias sob a ótica discriminada, assim como os materiais que foram usados ao tratamento. Também existe a necessidade de trazer os receituários médico. Atenção! Documentos do gênero precisam ser originais.

Outro tipo de documento que não pode ser esquecido dentro do quadro de pessoas jurídicas se encontra no Contrato Social que qualifica os trabalhadores de empreendimentos em receber o reembolso em nome das empresas. Apenas a cópia simples já represente ponto necessário. Outras documentações também precisam estar dentro do quadro de entrega ao posto DPVAT: RG, CPF, Comprovante de residência e autorização do pagamento aos funcionários.

Atenção ao fato de que na autorização do pagamento junto com o documento que traz os dados bancários, desde cartão até folhas de cheque, conforme indicam informações colhidas no site oficial do seguro DPVAT. Existem outros documentos que precisam ser encaminhados, tais como: CPF, RG, Comprovante de Residência e Declaração de Prevenção do procurador. Acidentes que aconteceram antes de julho de 2009 possuem direitos vedados. 

Quais Documentos Para Comprovar Invalidez Permanente?

BO original e com cópia autenticada. RG e CPF originais e cópias simples da vítima. IML (Laudo do Instituto Médico Local) que especifica os fatos decorrentes do acidente em si e por consequência traz o quadro completo dos acontecimentos e danos, seja de forma psicológica ou física, o que justifica ter acontecido invalidez de modo permanente e impossibilitando para o trabalho.

IML e BAM (Boletim do Atendimento Hospitalar ou Ambulatorial) devem entrar no processo de entrega da documentação nos postos. Não se pode ignorar o fato de que no que tange às lesões e investigações por vezes existe a necessidade de existir Relatório do Internamento Hospitalar, ou mesmo o conteúdo informativo que se refere ao tipo de tratamento que aconteceu com a vítima que por consequência do acidente se encontram traumatizadas e impossibilitadas de realizar trabalhos.

Outros tipos de documentos são: Comprovante de residência e autorização do pagamento que junto com o conjunto de documento que traz os dados bancários, desde cartão até folhas de cheque, conforme indicam informações colhidas no site oficial do seguro DPVAT. Acidentes que aconteceram antes de julho de 2009 possuem direitos vedados. De acordo com dados colhidos no site oficial do DPVAT apenas são consideradas invalidez quando algum membro ou órgão vital do corpo humano se encontra com danos e ficam impossibilitados de realizar trabalhos. O laudo médico deve especificar que a recuperação representa elemento inviável. 

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *