O Que Fazer Com Pneus Velhos

Um dos principais problemas ecológicos que o planeta enfrenta atualmente diz respeito aos pneus velhos. O grande problema está no fato de que não existe um descarte apropriado e fiscalizado seja por órgãos públicos ou mesmo pelas pressões populares.

Podemos dizer que todo mundo se incomoda com o excesso de lixo, mas nem todos fazem denúncias das práticas abusivas do descarte de materiais não biodegradáveis nos lugares inapropriados. Pode parecer óbvio para a grande maioria, mas ainda tem gente não sabe que os pneus inservíveis (como são chamados de forma técnica) não podem ser descartados junto com o lixo comum.

Os pneus não podem ser destinados para aterros sanitários e nem mesmo devem ser despejados na natureza (seja abandonando os pneus no mato ou mesmo no leito dos rios). O mais curioso é que existem inúmeras possibilidades de uso para esses pneus, saiba o que pode ser feito com pneus velhos.

Uso na Contenção de Encostas

Muitas vezes as pessoas pensam que para dar um novo uso para pneus velhos será necessário realizar algum procedimento caro ou complexo, mas na verdade alternativas simples e ecológicas podem ser a melhor solução. Um exemplo disso é a contenção de encostas feita com pneus inservíveis.

A dica é usar os pneus para fazer a contenção de encostas, mas jamais se deve deixa-los vazios, pois isso permite o acúmulo de água que gera a proliferação de mosquitos da dengue e outras pragas que precisam de água parada para se reproduzir. Então para usar os pneus como barreiras de contenção é necessário enchê-los de terra.

Para que o ambiente fique ainda mais interessante a nossa dica é que a barreira de pneus seja transformada num canteiro.

Uso Como Acessórios Para Parques e Jardins

Uma das alternativas mais interessantes para usar os pneus inservíveis é criar acessórios para parques e jardins. É possível criar um balanço para que os pequenos se divirtam, basta prendê-lo a uma árvore, por exemplo. Porém, não esqueça de fazer furos no pneu para que haja o escoamento de qualquer tipo de acúmulo de água.

Outra possibilidade é utilizar os pneus como vasos decorativos de jardim para dar aquele toque especial para a sua decoração. Usando a sua criatividade e o seu bom gosto é possível transformar um verdadeiro pesadelo ecológico num belo descanso para os seus olhos.

Você ainda pode utilizar os pneus para criar guias de passarelas, assim é possível separar o espaço do pedestre da área verde. Uma boa ideia para estacionamentos de bicicletas.

Uso Para Obras de Arte

Uma alternativa muito interessante que tem sido cada vez mais utilizada para dar um bom destino para os pneus inservíveis é a criação de obras de arte com os mesmos. A arte com esses pneus pode ser mais ou menos trabalhada, o mais importante é não deixar que os pneus apodreçam na natureza.

O pneu é um tipo de borracha e por isso permite ser cortado, dobrado e manipulado de várias formas para se obter as mais diversas formas. Uma dica para os artistas de plantão.

Uso Para Decoração do Lar

Uma sugestão que certamente não poderia faltar é a de usar os pneus para criar artigos para decoração do seu lar. Na internet podemos encontrar vários exemplos de como usar os pneus para criar lindos artigos decorativos para a casa. Podem ser itens para a cozinha, banheiro e outros cômodos.

Uso Para Criar Utensílios Pessoais

Geralmente não temos a percepção que uma coisa grande (como os pneus inservíveis) podem se transformar em pequenos itens como aqueles de uso pessoal. Saiba que esses pneus podem sim se transformar em utensílios pessoais bem interessantes. Os pneus podem se transformar em bolsas, mochilas, sapatos, cintos e muitas outras coisas.

Uso Para Piso Emborrachado e Asfalto

Os pneus velhos podem ser reprocessados para se transformar em piso emborrachado. Atualmente, já existem muitas empresas que fazem uso de pneus velhos para transformá-los (através da prensagem a quente) em pisos emborrachados. Esse tipo de piso pode ser utilizado em academias e escolas infantis.

Há também um processamento que permite reutilizar os pneus velhos para fazer asfalto e piso para pistas de atletismo de alto desempenho.

A Coleta dos Pneus Inservíveis

É importante destacar que no Brasil a coleta e destinação dos pneus inservíveis é regulamentada pelo Conama através das resoluções n° 258 e 301. Basicamente podemos resumir dizendo que os fabricantes e importadores de pneus são obrigados a dar a destinação final adequada para os pneus depois do descarte feito pelos consumidores.

De acordo com Art. 3 da Resolução 301:

“Para cada dois pneus novos fabricados no País ou pneus importados, novos ou reformados, inclusive aqueles que acompanham os veículos importados, as empresas fabricantes e as importadoras deverão dar destinação final a um pneu inservível”.

Sendo assim os consumidores devem fazer a sua parte e não jogar os pneus velhos em qualquer lugar.

No Brasil existem 726 pontos de coleta de pneumáticos espalhados pelos 27 estados do país e controlados pela ReciclANIP. Para encontrar um ponto de coleta próximo da sua casa acesse http://www.reciclanip.com.br/v3/pontos-coleta/brasil. Escolha o seu estado e verifique onde você pode entregar o seu pneu inservível.

Conte para os seus amigos sobre os pontos de coleta para que eles também possam entregar os seus pneus velhos no lugar certo. Nesse artigo você pode conhecer alguns dos usos que são possíveis para dar um destino melhor para o seu pneu velho. Além disso, te explicamos como é possível descartar esses pneus de forma correta.

Saiba que usando a sua criatividade é possível fazer muito mais coisas legais com os pneus velhos assim como qualquer outro elemento que seja difícil para a natureza decompor. Ajude a natureza e descubra um bom uso para os seus pneus velhos, o mais importante de tudo é compreender que não se deve fazer o descarte de qualquer forma.

Uma dica importante que não custa repetir é seja qual for o uso que você for dar para os pneus velhos é necessário que não se permita o acúmulo de água, pois isso pode se transformar em foco de dengue.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *