Importância de Trocar as Palhetas do Para Brisa

Pode ter certeza que quase ninguém se atenta para a importância da manutenção deste item que parece ser tão insignificante em seu carro. A verdade é que uma palheta fora de condições de uso acaba prejudicando a sua visão, podendo até mesmo causar um acidente devido à falta de visão durante as chuvas. Veja as dicas a seguir em um vídeo bastante interessante:

Se o limpador do para-brisa do seu carro não estiver funcionando bem, você pode ter sérios problemas se precisar sair na chuva. Pois a sua visibilidade tende a reduzir drasticamente.

É por isso que é tão importante trocar as palhetes sempre que estas derem sinais de que não estão mais cumprindo bem o seu papel.

As palhetas são usadas para limpar os vidros, de maneira que o condutor tenha uma visão nítida da estrada, e não se envolva em um acidente em dias chuvosos.

Como Saber a Hora Certa de Trocar as Palhetas do Para-Brisa?

As palhetas do para-brisa são itens de segurança. Dessa forma, elas devem estar sempre em boas condições, para evitar acidentes devido à pouca visibilidade em dias de chuva.

Se o condutor trafegar sem as palhetas, ou com estas em condições ruins, ele estará sujeito à infração de trânsito. Sem contar que ele também corre sérios riscos de causar acidentes.

Em geral, as palhetas costumam ser trocadas uma vez ao ano. No entanto, inúmeros fatores podem fazer com que a sua vida útil diminua. É o caso, por exemplo, da exposição ao sol constantemente, que pode levar à danos na borracha, fazendo com que seja preciso trocá-las antes da hora.

Limpador de Parabrisa

Limpador de Parabrisa

Se você notar empenamentos e rachaduras na lâmina das suas palhetas, também são sinais de que é hora de trocar. Bem como limpezas mal feitas, deixando o vidro dianteiro do carro embaçado, trepidações, ruídos, e riscos no vidro enquanto as palhetas estiverem funcionando.

Como Aumentar Vida Útil das Palhetas do Para-Brisa?

Apesar de todos os problemas e situações citados acima, existem algumas medidas que podem ajudar a aumentar a vida útil das palhetas. Confira abaixo as dicas que selecionamos para te ajudar:

  • Para higienizar o limpador do para-brisa, uma dica é usar apenas uma flanela umedecida em água. Não se deve usar álcool e nem querosene, pois esses materiais podem acabar ressecando as palhetas.
  • Jamais misture produtos químicos para colocar no reservatório de água do limpador do seu veículo.
  • Antes de começar a limpar o vidro com as palhetas, esguiche água no vidro. Isso torna a limpeza mais fácil, e evita danos à palheta e ao vidro. Por isso, deixe o reservatório sempre cheio de água.
  • Outra dica é sempre usar as palhetas na velocidade correta. Assim, você evita tanto deformações quanto quebras nos braços dos limpadores. Se estiver chovendo pouco, pode-se usar em uma velocidade menor. Se a chuva estiver mais intensa, o ideal é aumentar a velocidade, para limpar de uma forma mais eficiente.
  • Uma dica extra é não se esquecer de limpar também as palhetas traseiras. Apesar de serem menos usadas, elas também devem ser cuidadas para aumentar a sua vida útil e, principalmente, para evitar que elas te deixem na mão quando você precisar.

    Limpando as Palhetas do Para-Brisa

    Limpando as Palhetas do Para-Brisa

A Importância de Trocar as Palhetas do Para-Brisa

Manter as palhetas do limpador do para-brisa, ou trocá-las no momento certo é fundamental para garantir a sua segurança e de várias outras pessoas também. Além de ser uma atitude simples, é muito barato também, em comparação com a sua enorme importância.

Para muitas pessoas, essa atitude pode parecer algo sem a menor importância. Mas o fato é que uma palheta em boas condições de uso pode evitar tanto acidente simples, quanto acidentes com vítima, ou até fatais.

Se as palhetas estiverem ressecadas, elas podem acabar riscando o vidro do carro também.

Uma dica na hora de comprar um novo jogo de palhetas é sempre procurar por um fabricante de confiança. E dê preferência sempre para as palhetas originais.

9 Itens de Segurança Que Precisam de Atenção e Cuidados

Além das palhetas do para-brisa, há também outros itens de segurança do veículo que necessitam de muito cuidado. E que devem ser verificados com frequência, para pois eles também têm o potencial de causar acidentes graves. Confira abaixo quais são eles:

1 – Pneus: esses itens não estão em primeiro lugar na lista por acaso. O seu estado de conservação é imprescindível para evitar sérios acidentes. Toda vez que o seu desgaste chegar à marca do TWI, ele deve ser trocado. Nesse caso, ele não está mais em condições de ser usado, e represente um perigo em potencial.

Pneus

Pneus

2 – Estepe: o estepe tem a mesma importância dos demais pneus do carro. E deve estar sempre em ótimas condições de uso. Afinal de contas, quando você precisar trocar um pneu, subentende-se que precise de um pneu em melhor estado de conservação do que aquele que está sendo retirado do carro.

Estepe

Estepe

3 – Luzes: as luzes de ré, lanternas de emergência e de freio e setas também ser mantidas em perfeito estado de funcionamento. Elas ajudam o motorista a conduzir o veículo em segurança.

Luzes

Luzes

4 – Freios: um item indispensável no veículo é o para ser usado quando o veículo está estacionado. Em especial nos locais mais íngremes, pois evita que o veículo deslize. Todos os carros fabricados no Brasil desde o ano de 2014, devem possuir freios ABS.

Freios

Freios

5 – Cinto de segurança: o cinto de segurança é um item indispensável para todos os passageiros do veículo. Além disso, ele também de ser usado da forma correta. O cinto de segurança tem um grande potencial de evitar acidentes, até mesmo fatais.

Cinto de Segurança

Cinto de Segurança

6 – Espelhos: a segurança do condutor e dos passageiros também depende muito dos retrovisores internos e externos. Se um deles trocar, é necessário trocar antes de sair com o veículo novamente.

Espelhos

Espelhos

7 – Ferramentas: em todo veículo deve haver um kit contendo ferramentas de segurança. São elas: macaco, triângulo, estepe e chave de roda. Além disso, todas as ferramentas precisam estar funcionando, e em perfeito estado de conservação.

Ferramentas

Ferramentas

8 – Air bag: desde 2014, o airbag duplo dianteiro também passou a ser um item de segurança obrigatório, assim como os freios ABS. Eles têm como principal objetivo proteger os ocupantes do veículo em caso de uma colisão. Para isso, eles liberam bolsas de ar, que servem para amortecer impactos.

Air Bag

Air Bag

9 – Buzina: esse item deve ser usado somente apenas em situações que exijam alerta de perigo. A buzina também precisa estar em perfeito estado, pois também é um item de segurança muito importante para o condutor.

Buzina do Carro

Buzina do Carro

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *