Financiamento de Carros Usados: Dicas Importantes

Essa é uma das grandes dúvidas de brasileiros que querem comprar carro. Veículos zero quilômetros no Brasil possuem a tendência de trazerem preços abusivos que em outras partes do mundo tem tabela de popular. Por esse motivo aumenta o número de pessoas que deseja financiar os veículos usados.

Um ponto negativo a considerar na busca se encontra no fato de o veículo ser usado e começar a demonstrar problemas sérios no caminho que ao final das contas pode trazer maiores valores do que a comprar de um zero quilômetro.

Por esse motivo, antes de fazer o financiamento existe a necessidade de fazer o check-up de forma completa, do motor até o sistema de embreagem, antes de confirmar a compra. O procedimento deve existir inclusive no caso de compras financiadas de veículos que pertencem a colegas de longa data. Lembre-se que amigos são amigos e os negócios a parte.

Pessoas que trabalham com carteira assinada possuem maiores chances de financiar o veículo do que trabalhadores do mundo informal, que nos dias de hoje representa a maioria da população ativa no Brasil. Também tem maior poder de consumo por conseguir declarar renda e escolher as melhores opções que de modo usual está na compra via loja e não por bancos, conhecidos por cobrarem juros exorbitantes.

Financiar Carro Usado na Loja

Ao financiar veículos na loja quem consome possui duas opções. Fornecer entrada e pagar prestações menores ou pagar de forma financiada desde o início. De qualquer maneira, os pagamentos precisam ser quitados até o final para que o veículo seja considerado do comprador. Na grande parte dos casos, os valores são menores que àqueles oferecidos nos bancos.

Antes de comprar o carro financiado na loja existe a necessidade de fazer o teste drive para confirmar se o funcionamento da máquina se encontra em condições perfeitas. Qualquer tipo de erro deve ser argumentado no sentido de abaixar os preços ou a quantidade das prestações.

Fique com a atenção redobrada no que tange aos impostos do automotivo. IPVA, DPVAT, enfim, as taxas precisam estar em dia. Também tome o máximo de cuidado para saber se o carro que está sendo financiado não está repleto de multas. Tenha em mente de que a partir do momento de assinar o contrato de compra e venda as dívidas permanecem no nome do novo comprador. 

Financiar Carro Usado no Banco

Os bancos também possuem a opções de emprestar dinheiro para financiar o veículo. Na prática a instituição faz o pagamento bruto, coloca o nome do veículo com os dados da instituição e apenas realiza a transferência ao comprador depois que as parcelas ficam quitadas, o que não impede o uso do automotivo.

Nos dias de hoje grande parte dos bancos populares oferecem o serviço. Entre os bancos particulares tanto faz escolher o internacional e nacional. Porém, a escolha melhor entre os especialistas está nos bancos públicos que ofertam juros menores se comparar com outras instituições, visto que essas são instituições que não visam o lucro com a mesma ótica particular.

Há facilidade de fazer a compra em financiamento por bancos. Quem tem conta corrente pode acessar internet banking e fazer a simulação do carro usado na internet. Em poucos momentos saem os resultados de quanto deverá ser pago até quitar a dívida. Sem contar que depois de saldar os déficits existe a necessidade de fazer pagamentos para modificar o nome do leasing para da pessoa que fez as compras. Não se pode ignorar o fato de que veículos financiados por bancos não podem ter dívidas pendentes, seja por infrações de trânsito ou questões documentais. 

Idade do Carro

Financiar um carro usado pode ser interessante para economizar ao comprar com os preços que existem nos veículos zero quilômetro. Por outro lado, uma regra é certa! Segundo a opinião de profissionais na área, quanto mais velha a opções de compra maiores são os riscos para as instituições financeiras e por consequência aumenta o valor dos juros. Nesse sentido vale a pena comprar carro usado que não seja antigo ou que saiu de linha. 

Características do Carro

Parte dos condutores aprecia o fato de ter um veículo potente e que consome gasolina ao extremo. Unidades internacionais que causam a inveja em qualquer local do país. Porém, quem pensa em financiar um veículo deve ter em mente de que não tem dinheiro suficiente para comprar a máquina da última geração, do contrário não seria necessário fazer o financiamento.

Quem financia veículos não tem dinheiro em caixa o suficiente e precisa optar por unidades populares que possuem manutenção barata e não atrapalham o orçamento futuro para poder pagar em dia, sem contar que também aumenta a possibilidade de adquirir veículo com menos idade e menores conjuntos de juros no final das contas. 

Cuidado com a Ilusão

Os anos noventa do século XX foram momentos nos quais a indústria automotiva trabalhou de forma caprichosa ao desenvolver modelos com estética apreciada por dentro e fora, sem contar com a potência do motor que torna o automotivo onipresente nas pistas. Atenção, não financie unidades como Astra, Tempra, Vectra, entre outras opções. Além de existir dificuldade para encontrar as peças no mercado, de forma provável vai ter que encontrar outro emprego a juntar dinheiro para sustentar o consumo dos modelos conhecidos por serem beberrões.

Atenção ao Cálculo

No momento em que perceber existir a oferta de um automotivo com preço de barganha, não pense duas vezes. Peça para que o vendedor envie documento formal e assinado com as parcelas a serem quitadas, juntos com os prazos de vencimento. Depois do financiamento pode existe a velha história de que aconteceu o cálculo errado e por consequência será necessário pagar valor adicional, minimamente.

De forma provável o valor adicional que foi solicitado representa a própria comissão que o vendedor ganhar par intermediar a venda.

Como dica final vale o conselho. Se não existe dinheiro para poder comprar e também não há necessidade de urgência em ter o modelo vale a pena juntar pelo menos cinquenta por cento do valor das unidades automotiva para que as prestações não fiquem pesadas. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *