Educação no Trânsito e Sua Importância

Cada vez mais somos surpreendidos negativamente pela violência no trânsito que tem crescido de forma alarmante. As pessoas parece que estão perdendo o controle e descontando todas as suas frustrações em desconhecidos que cruzam o seu caminho numa fechada.

Uma das soluções mais efetivas para esse problema é que haja uma melhor educação no trânsito. A partir do momento que as pessoas passam a respeitar o espaço das outras e a conviver com cordialidade tudo é mais fácil. Conforme as estatísticas de violência crescem no trânsito aumentam também os esforços de quem acredita em construir uma sociedade motorizada com mais consciência.

Sou Motorista ou Pedestre?

A resposta para essa pergunta tanto faz quando o assunto é educação no trânsito, pois os dois lados precisam fazer a sua parte para que a convivência seja mais pacífica. Todos tem o seu espaço nas ruas e devem respeitar os mesmos. O pedestre que atravessa fora da faixa assim como o motorista que avança o sinal vermelho demonstram que não se importam com as suas vidas e com as vidas dos demais.

Se essas pessoas tivessem o mínimo de educação no trânsito saberiam que devem utilizar os espaços e os momentos que lhe são concedidos para que todo mundo possa trafegar com mais tranquilidade e segurança. Trata-se de uma necessidade de ser menos egoísta e pensar um pouco nos demais também.

Semana Nacional de Trânsito

Em setembro é realizada a Semana Nacional de Trânsito que consiste num período de conscientização das pessoas para o trânsito. Ter uma semana dedicada a esse trabalho é fundamental principalmente num momento em que as pessoas parecem mais perdidas e dispostas a cometer infrações.

Educação Que Deve Começar Cedo

A educação para o trânsito deve começar cedo assim como começa a educação das letras. Parece que apenas devem ser educados para o trânsito aqueles que já têm a carteira de motorista e aqueles que estão em processo de tirar o documento. O que ninguém atenta é que os pedestres também são parte do trânsito assim como as pessoas que estão nos carros e ônibus sendo conduzidas pelo motorista.

Quando uma pessoa decide tirar a carteira de motorista vai a muitas aulas teóricas na autoescola assim como aulas práticas para aprender a conduzir o veículo pelas ruas. Assim como aquela prova difícil de português da escola os alunos tentam decorar o máximo que podem para ‘ir bem’ na prova. Boa parte das pessoas esquecem o que estudaram depois que conseguem tirar a carteira.

Tudo na Mesma

O trânsito faz parte da vida de todo mundo, mas todos os dias ficamos sabendo sobre acidentes que aconteceram devido a imprudências ou pessoas que perderam o controle e acabaram tirando a vida de alguém que cometeu algum deslize na rua. Cada vez mais aumenta o número de mortos, porém, parece que tudo continua na mesma.

As pessoas sabem que todos os dias muito acidentes acontecem e que grande parte deles poderiam ser evitados se houvesse uma melhor educação por parte dos condutores e pedestres. Embora saibam disso parece que tudo o que veem na TV ou internet a respeito é esquecido como mágica quando chega o momento de ir para as ruas.

Os Feriados

O Brasil é um dos países com mais feriados do mundo e claro que todo mundo quer aproveitar esses momentos de descanso com a família ou com os amigos em praias, por exemplo. Porém, nesses períodos de festa que são os feriados prolongados é que se tem mais notícias e estatísticas de pessoas que morrem em acidentes de carro ou moto.

A pressa que as pessoas tem de chegar ao seu destino de diversão ou de retornar para casa combinados com as péssimas condições das estradas fazem uma fórmula mortal para muitos pais, mães, filhos, netos enfim pessoas que são importantes para outras pessoas e que talvez não fossem morrer tão jovens.

Muitas vezes sabemos de crianças que são arremessadas para fora do carro num acidente porque os seus pais não tiveram a preocupação de comprar uma cadeirinha ou de prender corretamente o cinto.

A Educação no Trânsito – As Dificuldades

Muitos Veículos

Uma das principais preocupações da sociedade nesse momento é como melhorar a educação no trânsito uma vez que a quantidade de carros apenas cresce em todo o país e parece que as pessoas se tornam cada vez mais irresponsáveis. Um dos principais problemas é grande parte das cidades brasileiras já tem uma quantidade surreal de carros e não tem estrutura para lidar com isso.

Quanto mais veículos existem no trânsito de uma cidade maior são os engarrafamentos, as discussões e a corrida para chegar ao trabalho ou em casa no fim do dia. Além disso, os jovens estão tendo carros próprios mais cedo do que as gerações passadas e isso reflete numa grande quantidade de novos motoristas que talvez não estejam preparados para serem ‘educados’ no trânsito por não ter experiência e paciência com o trânsito.

Crise Aérea

A crise aérea está fazendo com que cada vez mais pessoas deixem de viajar de avião e usem como alternativa o carro ou um ônibus. Dessa forma as estradas estão lotadas e não são reformadas para suportar esse aumento de demanda além do que as pessoas estão com cada vez mais pressa e deixam a educação fora do carro.

Carona Solidária

Uma maneira de tentar remediar essa situação que se apresenta de um trânsito caótico e lotado de pessoas sem paciência é importante pensar em alternativas como, por exemplo, organizar uma carona solidária. Se você pode levar mais pessoas no seu carro para o trabalho por que não fazer isso?

Além de o trânsito diminuir consideravelmente a poluição também é reduzida e até o plante sai ganhando. As pessoas também poderiam começar a treinar e exercer a gentileza no trânsito, ou seja, entender que não faz mal pedir desculpas, acenar, entender quando alguém comete um erro enfim saber como conviver pacificamente no trânsito. Quando sair de casa com o seu carro lembre-se de que deve levar junto a sua gentileza e o seu zelo por si mesmo e pelos outros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *