É Necessário Limpar o Tanque do Carro?

O brasileiro é um povo que adora carros, mas mesmo assim as pessoas tem diversas dúvidas a respeito da manutenção dos mesmos. Alguns temas dominam as dúvidas de quem é dono de primeira viagem de um carro. Uma dessas questões que tem feito parte do imaginário dos proprietários de carros é a necessidade de limpar ou não o tanque do carro.

Esse cuidado era um dos principais com carros antigos e muitos donos de carros novos ficam em dúvida sobre a real necessidade de continuar cuidando dessa limpeza. Pensando nisso vamos esclarecer um pouco mais o tema. Ter informação a respeito do que é importante para o seu carro é essencial para cuidar bem dele.

Limpeza do Tanque – Somente em Casos Extremos

Antigamente a limpeza do tanque era quase obrigatória, contudo, nos veículos mais novos isso não é mais necessário. A limpeza é recomendada somente em casos extremos, como, por exemplo, quando o combustível usado constantemente não é de boa procedência. Os carros fabricados antes dos anos 2000 em geral tinham a recomendação de fabricantes e mecânicos para que tivessem o seu motor limpo.

Era indicada que fosse feita uma limpeza periódica para que não se acumulasse sujeira que pudesse causar danos as peças como o filtro e a bomba de combustível. Contudo, nos carros atuais esse procedimento já não é mais necessário para a boa manutenção. Para não precisar fazer limpeza do motor a dica é escolher sempre combustível de boa qualidade.

Nos carros mais antigos existia ainda outro fator que podia tornar necessária a limpeza, o fato de que partes do tanque de metal podiam se soltar para dentro do recipiente por causa da oxidação e com isso acarretar no entupimento do filtro de combustível. Hoje em dia isso não acontece mais devido aos novos materiais que são usados no fabrico desse recipiente.

Atenção

A limpeza do tanque do carro pode ser necessária em casos em que você desconfia que está usando combustível de procedência duvidosa e então perceba que o carro apresenta problemas como, por exemplo, ter marcha lenta irregular ou então que o motor está engasgando durante a aceleração.

Nesses casos é possível que a bomba ou o filtro de combustível tenham sido comprometidos por causa da sujeira que esse combustível possui. Numa situação assim é necessário lavar o tanque. Procure a ajuda de um profissional uma vez que não é tão fácil remover a peça obrigatória.

Atenção ao Filtro

Um dos principais cuidados que você deve ter com o seu carro é fazer a troca do filtro de combustível. Tomando essa atitude você evita uma série de problemas que um combustível de má procedência possa causar. Pense no filtro como uma espécie de guarda do sistema de injeção eletrônica que atua filtrando as impurezas e ajudando a levar o combustível limpo para a câmara de combustão. O prazo para troca estipulado pelas montadoras é de uma média de 10 mil quilômetros.

Como Evitar Abastecer com Combustível Adulterado

Hoje em dia é muito difícil para o motorista confiar plenamente no combustível oferecido no posto. Existem muitos postos de má fé que oferecem combustíveis adulterados e o consumidor se vê numa situação difícil, pois precisa abastecer, mas não tem como ter certeza da procedência desse combustível. Para te ajudar a evitar abastecer o seu carro com combustível de má procedência elaboramos algumas dicas.

Dicas

Posto de Confiança

Uma das principais dicas que podemos dar é que você tenha um posto de confiança, ou seja, aquele posto em que você sabe que mais pessoas conhecidas abastecem e que nunca tiveram problemas. Ao encontrar ao seu posto de confiança mantenha o hábito de abastecer somente nele, evite encontrar postos a esmo pelo meio do seu caminho.

Comprovante de Pagamento

Sempre que abastecer o seu carro peça o comprovante de pagamento, esse é um documento importante que poderá ser usado para tomar medidas necessárias no caso de ter algum problema com o seu carro pelo uso de combustível adulterado.

Observe a Marca

Os postos de uma marca podem vender somente combustível da mesma, sendo assim se você tem que escolher entre um posto sem marca e outro com uma marca conhecida no mercado prefira o segundo. Nos postos sem marca vale o adendo de que todas as bombas devem identificar o fornecedor do combustível.

Informações de Preço

Os postos são obrigados a exibir informações de preços em painéis de maneira adequada para que o consumidor possa enxergar as mesmas a distância. Isso vale tanto de dia quanto de noite.

Teste de Qualidade

O consumidor deve estar ciente dos seus direitos e um deles é de solicitar gratuitamente e a qualquer momento que seja realizado o teste de qualidade para saber se existe ou não excesso de gasolina ou álcool. Se esse teste for recusado o consumidor deve procurar outro posto e denunciar o estabelecimento que negou o teste. A denúncia deve ser feita para a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível).

Fique atento ainda para os postos clonados que são aqueles que usam as cores, símbolos e nome dos postos de grandes redes, mas no entanto são falsos. Nesse tipo de posto em geral o combustível tem má procedência. Evite postos suspeitos e situações em que pareça que o combustível que estão te oferecendo não é de boa procedência.

É Melhor Prevenir

Evitar abastecer o seu carro em postos que parecem suspeitos ou que se negam a fazer o teste de qualidade é uma boa maneira de evitar que o seu carro seja prejudicado devido ao uso de combustível duvidoso. Se você usa combustível de qualidade evita vários problemas para o tanque do seu carro e assim pode evitar ter que fazer uma limpeza.

Como destacamos acima os modelos mais novos de carros em geral não precisam desse tipo de limpeza. Nos casos de carros que são abastecidos com combustível de procedência confusa pode ser necessário fazer a limpeza que além de muito incômodo também acarreta num custo para o bolso do proprietário do carro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *