Dicas para Proteger Moto de Roubos

Conforme aumenta o número de usuários de moto também cresce a média dos índices de roubo, seja em grandes metrópoles ou nos pequenos centros. Nesse sentido conhecer dias para evoluir o nível de defesa para ser processo indispensável.

Segurança na Garagem

Existem tipos distintos de garagem e aquelas que deixam o modelo à vista do público possuem maiores chances de serem roubadas. De modo prático, especialistas recomendam estacionar em locais nos quais o modelo se torna invisível aos olhos de bandido, o que de forma certa diminui as chances de acontecerem roubos.

Não se pode ignorar o fato de que os moradores de condomínios aumentam o nível de defesa, embora também seja necessário deixar a trava acionada, afinal, nunca se sabe quais as verdadeiras tendências dos vizinhos. Por outro lado, quem mora em casas que possuem o portão vazado aumenta as chances de ladrões se interessarem em fazer a prática do roubo. Uma dica que pode funcionar está em cobrir a moto ao máximo, no mínimo.

De Olho no Local

De forma prática existe contraindicação de estacionar em ruas nas quais não existem comércios ou grande fluxo de pessoas na rua. Interessante estacionar em zonas movimentadas, inclusive nos casos em que existe a necessidade de andar um pouco para chegar ao destinou ou retornar para o local no qual o modelo está estacionado.·.

De fato, o ato de estacionar em calçadas movimentadas não representa garantia, visto que os bandidos por vezes podem não se preocupar com o quadro público. De qualquer maneira, existe a tendência de o ladrão pensar duas vezes antes de cometer o ato ilícito. Sem contar que locais movimentados também costumam a ter presença de viaturas da PM.

Travar a Moto

Nos dias de hoje as motos possuem travas no guidão com projetos de fábrica. Porém, com a tecnologia dos dias atuais os projetistas ainda não conseguiram fazer a obra perfeita no sentido de evitar a ação de bandidos experientes que esperam o menos deslize no sentido de realizar o roubo. Especialistas indicam adicionar trava adicional ao que existe de forma original na motocicleta. No mercado existem opções que são práticas e fáceis de serem retiradas ou colocadas na estrutura.

De Olho na Hora

De acordo com grande parte dos especialistas, quanto mais próximo da noite mais chances de acontecerem assaltos. Claro que as regras possuem exceção e o ato de roubo pode existir na luz do dia. Entretanto, durante a noite diminui o número de pessoas e comércios com as portas abertas, o que implica afirmar que há menos testemunhas ao ato ilegal, favorecendo de forma direta ao bandido.

Uso do Retrovisor

Usar o retrovisor de forma correta e constante representa indicação não apenas para fazer o tráfego de acordo com as leis de trânsito como a observar futuros suspeitos que podem estar na traseira, como no caso de uma moto com alguém na garupa, por exemplo, visto que de acordo com estatísticas da PM a grande parte dos roubos que acontece nas metrópoles parte de ações feitas por quem está na garupa. Ao perceber que pode acontecer o ataque não pense duas vezes em desviar o caminho para próximo de delegacias, centros comerciais, estacionamentos, posto de gasolina, entre outros locais.

Concentração nas Alturas

Por vezes existe a necessidade de fazer o tráfego com a moto, seja à luz do dia ou durante a noite, para fazer lazer ou trabalhos. De qualquer forma uma regra básica está em manter a concentração plena ao que acontece nas pistas. Nesse sentido, contraindicado dirigir depois de consumir álcool ou entorpecentes, visto que o quadro de visão relaxa – tudo o que bandidos desejam para tomar coragem para fazer a abordagem.

Imagine que o ato de circular nas madrugadas depois de curtir a balada noturna representa um convite aos bandidos que ficam a espreita esperando a primeira vítima em potência para abordar. Ao parar a moto nunca se esqueça de colocar a trava. Procure ajustar o capacete na cabeça antes de subir na motocicleta, de forma principal em ruas escuras, tarde da noite.

Seguir Rota Diferente

Interessante notar que quanto maior o número de retas menor será o caminho a percorrer e chegar ao destino com agilidade e menos consumo de combustível. Por outro lado, existem bandidos experientes que ficam dias estudando o comportamento da vítima antes de fazer a abordagem. Nesse sentido, procure variar o nível de rotas no sentido de diminuir o poder de analise da bandidagem, visto que quem rouba não aprecia o fato de existirem surpresas, de forma principal por causa do risco de serem presos durante a ação ilícita.

Momento de Lazer e Final de Semana

Apesar de o trabalhador com moto por vezes parar de trabalhar no sentido de descansar ou fazer lazer com o modelo, ladrões não possuem descanso, visto que o divertimento dos mesmos se encontra em ganhar dinheiro fácil para fazer o roubo e vender para estruturas paralelas que desmontam o modelo. Melhor maneira de se divertir aos finais de semana está em organizar passeios junto com outros motociclistas. Na prática, quanto maior o número do comboio, menos chances existem de acontecerem ataques de bandidos.

Humildade nas Escolhas

A questão visual representa elemento vital para aumentar o diminuir chances de sofrer roubo de motocicletas. Por exemplo, a moto pode não ter valor ao extremo, mas está pintada com cor chamativa, visto que o motociclista também usa capacete e vestuário caro, ponto que de certa maneira aumenta a atenção dos bandidos. Quanto mais discreto forem os pertencer, menos chances acontecem de existir roubos.

 Motos Caras nas Ruas

Inclusive motociclistas que possuem pouco tempo de CNH sabem das diversas razões que as motos podem trazer para aumentar as chances de bandidos praticarem o ato ilícito. Antes acontecia o roubo apenas para retirar as peças e seguir ao mercado paralelo. Nos dias de hoje a abordagem também acontece por conta de ladrões que buscam motos velozes para conseguirem roubar estabelecimentos comerciais e por consequência ganhar vantagem em termos de velocidade ao fugir da PM em uma futura perseguição.

            Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *