Dicas De Instalação Da Bateria Automotiva

Não importa o quão bem o seu veículo está funcionando se a sua bateria morre e não pode ser recarregada. Em geral ela tem um adesivo que mostra quando foi comprada e por quanto tempo pode sobreviver. Para evitar ficar preso na estrada insira essa informação no manual do proprietário e substitua dentro do prazo.

Passo a Passo Para Instalar e Remover Bateria

  1. Desligue o motor;
  2. Abra o capô e coloque um cobertor ou almofada sobre o para-choque. Isso protege a bateria do ácido corrosivo;
  3. Retire os cabos dos terminais da bateria;
  4. Procure no manual do proprietário para ver se o seu veículo tem terreno negativo. Se isso acontecer, use uma chave ajustável para primeiro soltar a porca e o parafuso no grampo que prende o cabo da bateria no terminal negativo (“-” ou “NEG”). Se o carro tem ponto positivo procure soltar o cabo com “+” ou “POS”.
  5. Remova e coloque para fora do caminho. Se tiver problemas para soltar o parafuso pegue uma chave inglesa e a porca para remover em direções opostas;
  6. Retire os dispositivos que seguram a bateria no lugar;
  7. Quando se está removendo uma porca ou parafuso solte com a ferramenta;
  8. Remova a bateria;
  9. Quando a bateria estiver livre procure levantar ela para fora do assento e coloque longe do caminho;
  10. Se a bandeja retirada está enferrujada procure limpar com um pouco de bicarbonato de sódio dissolvido em água;
  11. Use as luvas porque o material da bateria é corrosivo!
  12. Coloque a nova bateria na bandeja;
  13. Certifique-se de colocar na mesma posição que a antiga peça;
  14. Tente mexer a bateria para ter a certeza que está segura;
  15. Substitua os cabos da bateria nos terminais na ordem inversa do local em que foram removidos;
  16. Certifique-se de que os grampos prendem os cabos nos terminais da bateria;
  17. Leve a bateria velha para um centro de reciclagem que aceite a mesma.

Baterias De Carro: Produtos Tóxicos

Baterias são preenchidas por líquido tóxico, corrosivos e precisam ser descartadas de modo correto. Além do mais, pilhas velhas são reconstruídas. Jogar no lixo é ruim para o meio ambiente! Caso tenha nova unidade instalada ao comprar na loja se pode reciclar o modelo velho no mesmo local, poupando tempo e dinheiro.

As baterias automotivas não duram para sempre!  Ao observar os faróis escurecendo ou se elas possuem entre foi 3-7 anos é necessário certas mudanças.

Possível ser necessário encaminhar o veículo para mecânico experiente e confiável, ou mesmo fazer o trabalho sozinho. Alterar uma bateria é um trabalho rápido e fácil na maioria dos carros e vans – feito com o mínimo de ferramentas.

Quando Trocar a Bateria?

Certifique-se de que a bateria precisa ser substituída. Não gaste tempo e dinheiro, o problema pode não ser com a própria peça. Tome as seguintes dicas consideração:

Olhe para o sulfato de acumulação na forma de um resíduo esbranquiçado ou azul ao redor do terminal. Remover o excesso às vezes resolve os problemas como uma bateria com defeito, por exemplo. Não toque esse pó com as mãos nuas, existem riscos de corroer a pele.

Verifique se a bateria está recarregada de modo correto dirigindo por trinta minutos (com o uso de energia elétrica mínima, incluindo o ar condicionado, por exemplo). Necessário também verificar o alternador. Alguns carros também têm um medidor que funciona com o motor ligado.

Tenha em mente de que se faz necessário comprar a correta bateria de substituição. Se certifique do modelo e informações de tamanho do motor. Em caso de dúvidas solicite a troca no mesmo local em que fazer a substituição.

As baterias automotivas variam em tamanho e capacidade elétrica. Necessário comprar uma unidade que corresponde ao compartimento do veículo.

Ambiente Seguro Para Trocar a Bateria

Crie um ambiente de trabalho seguro. Trabalhe em superfície plana e nivelada, em distância segura do tráfego, faíscas ou chamas. Coloque no estacionamento do freio! Não fume!  Certifique que os fumantes não estejam presentes nas proximidades da área de trabalho.

Tenha em mente de que a eletricidade não é o único perigo, baterias contêm uma solução eletrolítica de ácido sulfúrico considerada corrosiva e produtora de gás inflamável. Coloque luvas de segurança e óculos de proteção antes de iniciar os procedimentos para trocar a peça com segurança.

Retire o isqueiro e ligue o guardião de memória no soquete. Depois de abrir o capô, use a barra de suporte para manter o mesmo aberto.

Remova a Bateria Antiga

  1. Localizar a Bateria: Situada em um local acessível de cada lado da estrutura do carro. Caixa retangular com dois cabos ligados. Alguns veículos europeus (BMW) tem a peça sob a esteira do tronco;
  2. Identifique os terminais positivos e negativos da bateria; 
  3. Desligue o terminal negativo. Solte a braçadeira do cabo com uma chave (entre oito milímetros ou dez milímetros). Deslize para fora do terminal. Se os cabos não estão marcados classifique de modo que se misturem. Também é importante desconectar o terminal negativo antes da tomada terminal positivo;
  4. Desligue o terminal positivo;
  5. Remova a bateria do carro. Solte o suporte e tire os parafusos, as braçadeiras ou barras que seguram a peça no lugar. Com cuidado leve a mesma para fora do automóvel. Lembre-se que ela pode pesar entre trinta a sessenta libras.

Colocar Nova Bateria

  1. Limpe os bornes da bateria e bandeja. Use solução de bicarbonato de sódio e escova de arame. Se há alguma corrosão severa, considere substituir no serviço mecânico. Caso contrário, deixe a área seca antes de passar para a próxima etapa!
  2. Substitua a Bateria: Coloque a nova peça com os terminais positivos e negativos nos lados corretos. Conecte todos os parafusos, braçadeiras ou barras;
  3. Volte a ligar o terminal positivo. Aperte os grampos com uma chave!
  4. Volte a ligar o terminal negativo. Aperte a braçadeira com a chave!
  5. Aplique graxa de lítio. Pulverize os terminais com ela para evitar a corrosão.
  6. Feche o capô com firmeza e inicie a partida do carro. Verifique se todos os dispositivos eletrônicos estão funcionando de modo correto antes de girar a chave e ligar o carro.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *