Danos do Excesso de Sujeira no Carro

Você sabia que rodar por aí com o carro sujo pode causar danos ao automóvel? Além de ser anti-higiênico e anti-estético é também problemático, pois pode comprometer a manutenção. A dica é lavar o carro pelo menos uma vez por mês e polir a carroceria de quatro a duas vezes por ano.

Saiba mais a respeito de como fazer corretamente o processo de limpeza do seu carro e como o excesso de sujeira pode causar problemas. Não deixe o seu carro ficar com sujeira acumulada e assim tenha certeza de que ele se manterá saudável. Carro limpo é carro bonito e seguro.

Considerações Importantes

Motor

Para começar é importante saber que não se deve lavar o motor do carro, isso porque no motor estão uma grande quantidade de conectores de equipamentos eletrônicos. Além disso, no caso do motor especificamente a sujeira pode se tornar um tipo de proteção contra pequenos vazamentos.

Sendo assim a recomendação é de que o motor somente seja lavado em casos de grande necessidade e por uma empresa especializada. Lavar o motor é uma tarefa que exige conhecimento para saber isolar corretamente os conectores eletrônicos de maneira que não entre água.

Lataria

Ao contrário do motor, a lataria do carro, não deve ficar com sujeira acumulada uma vez que isso é prejudicial para a mesma. Quando o barro se acumula podem surgir pequenos arranhões na pintura bem como nos faróis e nos vidros. Fique atento a sujeiras como fezes de aves, por exemplo, que devem ser removidas imediatamente, pois se isso não é feito podem acabar queimando a pintura. Saiba que dependendo do estrago nem mesmo um bom polimento dará jeito.

Outros Itens

A sujeira acumulada pode representar um problema ainda para outros itens do seu carro como os discos de freio que podem acabar ficando com marcas. Com o passar do tempo a sujeira vai causando ranhuras. O limpador de pára-brisas também pode ser prejudicado com o comprometimento da sua durabilidade. Uma dica para manter o seu carro em bom funcionamento é umedecer a borracha da palheta do automóvel uma vez por mês, isso irá retardar o desgaste.

Cuidado com o Xixi de Cachorro

Quem tem cachorro em casa ou deixa o carro parado na rua sabe que os amigos de quatro patas gostam de fazer xixi nas rodas do automóvel. A urina do cão é muito prejudicial, pois a acidez que existe na urina acaba fazendo com que os materiais da roda passem por oxidação o que pode comprometer o visual da roda e também a segurança das porcas.

Maior Consumo de Combustível

Talvez você nunca tenha pensado a esse respeito, mas um carro sujo gasta mais combustível em especial em longas viagens. Isso acontece porque a sujeira faz com que haja mais atrito entre o ar e a carroceria do veículo o que culmina num gasto de cerca de 7% a mais de combustível.

Desleixo

A aparência do carro também tem a sua importância, não é raro ver por aí carros empoeirados circulando com frases desenhadas no pó dizendo “Me limpe”. Além de um carro sujo se tornar motivo de chacota tem ainda a questão que parece que o motorista é desleixado com um bem que tem grande valor agregado. Sendo assim a dica é deixar o desleixo e a preguiça de lado e manter o seu carro sempre limpo.

Economia de Água

Deixar o carro limpo é importante para economizar e também para se sentir bem como seu bem. Contudo, não podemos deixar de lembrar que estamos vivendo um momento bastante delicado no que diz respeito a água. Não podemos simplesmente sair por aí gastando água como se não houvesse amanhã.

Numa lavagem tradicional de carro é normal gastar em torno de 200 litros de água limpa. Saiba que já foram criados produtos e recursos para lavagem ecológica do seu carro, assim você evita gastar tanta água. A solução é usar produtos bio-degradáveis que são de fácil aplicação e tem alta durabilidade. A seguir vamos explicar um pouco melhor como isso funciona.

Lavagem com Produtos Bio-Degradáveis

Materiais Necessários

Para fazer uma lavagem ecológica você precisará de:

  • Shampoo especial de carro
  • 2 panos de micro fibra
  • Borrifador

Como Fazer

Passo 1

Comece diluindo 100 ml de shampoo para carro em 400 ml de água.

Passo 2

A mistura diluída deverá ser colocada no borrifador.

Passo 3

Com o borrifador você deverá aplicar o produto na carroceria do carro. Passe o pano de microfibra pelo carro para limpar a sujeira.

Passo 4

Para que o carro fique limpo repita esse procedimento em todas as partes do carro como o capô, vidros, roda e laterais.

Passo 5

Por fim você deverá passar o outro pano de micro fibra que estará seco para dar o acabamento e terminar de remover a mistura que ainda ficou na carroceria.

Benefícios da Lavagem Ecológica

Dentre os benefícios que a lavagem ecológica oferece para o carro estão brilho mais intenso, proteção contra o processo de oxidação, o carro fica limpo por mais tempo e o processo de limpeza é bem mais fácil de fazer. O tempo de aplicação é de mais ou menos 30 minutos. Além de todos esses benefícios você sabe que está agindo bem uma vez que está economizando água.

Hábitos

A higienização do carro é um hábito uma vez que você deve se acostumar ao fato de limpar a sujeira ou lavar o seu carro. Sempre que voltar de uma viagem com o automóvel é bom dar uma limpada nele, pois é inevitável que ele acaba sujando ao longo do caminho.

Fique atento também para a questão de que sujeira acumulada no carro pode representar um grande problema no futuro. Sujeira nunca é bom e com certeza nem mesmo para o seu carro que pode apresentar inúmeros problemas mecânicos decorrentes da falta de cuidados. Não seja desleixado com o seu carro, lembre-se que ele é o seu meio de transporte para todos os lugares e que precisa estar em boas condições.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *