Como Proteger a Pintura e Lataria do Carro

Hoje, podemos perceber que as ruas estão cada vez mais abarrotadas de veículos. No Brasil, por exemplo, nas grandes cidades como São Paulo, o número de automóveis é tão grande que causa congestionamento na cidade em horários de “pico”, quando as pessoas vão e voltam do trabalho. Aí, os motoristas ficam muito impacientes, irritados e, com isso, o estresse vai às alturas.

O automóvel é um sonho de maioria dos jovens que visa ter uma independência no quesito dinheiro. Querem arrumar um emprego, juntar um dinheiro e adquirir um carro. Quando o fazem, a satisfação é muito grande.

Vemos que, ter um carro não é muito fácil, muito menos poder manter um. Por isso, devemos cuidar muito bem dele, sem exigir muito e sempre fazer a manutenção necessária para que as peças e a lataria durem muitos e muitos anos.

Você sabe o que é necessário para manter a pintura e a lataria de seu automóvel “nos trinques”? Não? Fique tranquilo. Nós iremos ajudar você quanto a isso. Mas, antes, vamos ver quais materiais se devem ou não utilizar em uma lavagem de autos, por exemplo?

A Lavagem de seu Veículo

.

A limpeza do carro é um dos fatores em que, se a mesma for mal realizada, pode acarretar muitos problemas à lataria e à tintura do seu veículo, tais como perda de proteção, riscos, manchas, entre outros.

Quais Materiais Utilizar na Limpeza do Carro?

Materias Para Limpar o Carro

Materias Para Limpar o Carro

Confira agora, na lista, os materiais indicados para fazer a limpeza do seu veículo, para evitar algum dano.

  • -Sabão líquido feito especialmente para a limpeza do veículo;
  • -Luvas feitas de microfibras,
  • -Água, obviamente,
  • -Panos macios.
  • -Ultimate Filter (Que auxilia para que detritos acumulados no balde de água grudem no pano e risquem o veículo)
  • Como Proceder na Limpeza do Carro?
  • Você deve seguir os seguintes passos para fazer com sucesso uma limpeza que não será prejudicial ao veículo:
  • -Utilize dois baldes, um para colocar o Ultimate Filter e outro para fazer a espuma necessária.
  • -Antes de começar a limpeza com o shampoo diluído em um dos baldes, é necessário que você retire a sujeira mais grosseira para evitar os temidos riscos. Utilizando uma mangueira (de preferência, que tenha pressão) jogue por todo o carro. Depois de completar essa etapa e as sujeiras tiverem sido eliminadas, é hora de agir. Munido das luvas de microfibras, inicie a limpeza, na lataria do teto. Utilize a espuma de um dos baldes que você reservou. Durante esse processo, os detritos ficarão todos acumulados nas luvas. Para limpá-las, basta esfregar no Ultimate Filter e certificar-se que os detritos já estão todos acumulados no fundo do balde.
  • -Continue com esse processo por todo o resto da lataria, mas sempre adicionando água depois da espuma, para a mesma não se dissolver na superfície da lataria, que pode ocasionar manchas. Mais tarde, após a limpeza da lataria e dos vidros, é hora de limpar as rodas e os pneus.
  • -Depois de usar seus dons de limpeza e deixar o carro um brinco, está na hora de secá-lo, não é mesmo? Nessa hora, utilize os panos secos e macios para esse trabalho. Você deve sempre se recordar que o processo de secagem deve se iniciar pela parte superior e só depois para inferior.
  • Mais Dicas para Você não Danificar a Pintura e a Lataria do Automóvel
  • -A força bruta de nada adianta na hora da limpeza do veículo. Imprimir força na lataria eleva o perigo de riscos e amassos na lataria.
  • -Depois de limpar, encere-o. A cera, além de dar um visual ainda mais novo ao automóvel, ainda age como protetor da pintura e ainda pode auxiliá-lo na próxima limpeza, já que o acúmulo de sujeira fica menor.
  • -Nunca, em hipótese alguma, adicione querosene à água por acreditar que a mesma irá fazer um diferencial na hora da limpeza. Se você utilizá-la, irá perceber o inverso. A pintura será danificada e, dependendo do grau, ela pode ser irreversível.
  • -Quando proceder à limpeza do automóvel faça-o em um local com sombra, pois os raios ultravioletas emitidos pelo Sol em combinação com o shampoo podem manchar o automóvel.
  • -Evite deixar o seu carro sob o Sol escaldante. As altas temperaturas podem desbotar a cor do veículo, se o mesmo for exposto por muito tempo.
  • -Se caso você bater seu carro, se só um amassado ocorrer, não se preocupe. Só venha a ter preocupação se caso a pintura também for danificada.
  • -Quando você perceber que a cera já não está mais surtindo os efeitos que você esperava, é hora de polir o automóvel. Entretanto, você deve ser um pouco cauteloso: Você deve fazer o polimento somente por três vezes no seu automóvel. Assim, você evita que o verniz do automóvel acabe.

A Cristalização do Automóvel

.

Cristalizar o carro é, nada mais, nada menos, do que dar uma ênfase a pintura, visando ficar mais conjunta e a livrar de possíveis defeitos na pintura. Ela pode ou não acompanhar um polimento. Isso fica por conta do estado em que a pintura se encontra. Se ela estiver ainda em bom estado, aplicar somente a resina que irá realçar a pintura já dá outra cara ao carro. Mas a cristalização tem um lado ruim: Quando tal resina é aplicada, se porventura uma nova pintura ser feita, a película dificultará esse trabalho.

Os preços para fazer a cristalização de seu veículo podem variar entre 100 até 800 reais. O preço depende do estado ou cidade onde o serviço será executado.

http://www.youtube.com/watch?v=6awmBRgoJng

Flanelinhas Para Limpar o Carro

Flanelinha Para Limpar o Carro

Flanelinha Para Limpar o Carro

Se você quiser manter a pintura do seu carro viva e bonita por um tempo maior, passe longe dos flanelinhas. Por quê? Simples. Você não tem conhecimento sobre o produto misturado á água que os flanelinhas usam para fazer a limpeza. Se houver algum produto que não é adequado, como o querosene, a sua pintura ficará manchada e pode ser irreversível. Além disso, as palhetas também serão prejudicadas.

Aqui estão algumas dicas acerca de manter a lataria e a pintura do seu automóvel conservada por mais tempo. Certamente, você não terá prejuízos nem dores de cabeça tão cedo.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *