Como Importar Carro Clássico Com Segurança?

Existem amantes de automotivos clássicos que não abrem mão de ter o veículo que ama, mesmo que exista a necessidade de ter que importar. O importante está no fato de fazer o procedimento com o máximo de segurança para não cair em nenhum tipo de golpe, ou mesmo deixar de ter dores de cabeça com o processo.

De forma prática grande parte dos especialistas indica que quando o veículo tem idade superior do que três décadas existe a necessidade de ter o máximo de paciência por causa do nível de burocracia que pode acontecer no processo. Também existe a necessidade de ter o conhecimento da área para não ser enganado e ao mesmo tempo excesso de dinheiro a ser gasto. Quem não tem finanças sobrando precisa esperar certo período para começar a fazer o procedimento.

Em termos práticos até mesmo o ato de ter dinheiro na poupança em excesso não representa ponto indispensável no sentido de importar veículos que possuem tempo além do que trinta anos. Por exemplo, quem deseja ter o clássico DLDMC12, veículo que começou a fazer sucesso após o filme De Volta ao Futuro precisa ter excesso de paciência para realizar o processo de importação, conhecimento e o máximo de cuidado em todos os tipos de procedimentos.

Clubes De Carros: Importar Veículo Clássico Com Segurança

Há quem diga que o processo pode demorar por tempo além do que meio ano, o que pode deixar compradores com cabelo branco. O segredo é manter a calma e ficar em cima de todos os procedimentos que exigem dinheiro e paciência. De forma prática o primeiro procedimento que se deve fazer está no ato de filiar o nome ao clube de veículos antigos, o que facilita o processo de comprar por causa do contato que existe com outros grupos presentes no exterior. 

Momento Da Escolha Para Importar Carro Clássico Com Segurança

Após se filiar aos clubes de carros existe a necessidade de escolher de forma inteligente o carro a ser comprado. Existem modelos que possuem maior nível de oferta e trazem mais chances de chegarem cedo, ao ponto que unidades automotivas escassas têm menos oportunidade de chegar ao Brasil por causa de diversas questões mercadológicas.

Licenças Para Importar Carro Clássico Com Segurança

Outro ponto a se considerar para importar carro clássico com segurança consiste no fato de saber quais são e realizar os pagamentos de todos os tipos de licenças que existem do local de compra até a chegada ao território nacional. Pode ter a certeza de que existem excessos de cobranças que podem pegar de surpresas compradores que não possuem experiência ou finanças de sobre para realizar a investida.

Armazenar o Veículo: Importar Carro Clássico Com Segurança

Também existe a necessidade de não apenas gastar o dinheiro como também saber qual empresa vai fazer a armazenagem do veículo até acontecer o processo legal à unidade automotiva seguir ao processo de embarque. O translado também exige grande capacidade de experiência e dinheiro dos compradores, assim como o processo que existe para desembaraçar ao porto. Não se pode ignorar o fato de que após chegar ao Brasil também existem novos processos a serem respeitados antes de colocar o veículo antigo e clássico na garagem.

Burocracia Em Terras Nacionais: Importar Carro Clássico Com Segurança

Enganados estão os compradores de carros antigos que pensam conquistar o veículo no momento que o mesmo desembarca no Brasil. Em terras nacionais também existem procedimentos a serem adotados, com gasto não apenas de tempo como também de dinheiro. De forma prática o IBAMA precisa realizar a vistoria para saber se não existe estrutura que pode poluir o meio ambiente, ou mesmo se o veículo não traz couro de animais que estão no ciclo de extinção.

Na sequência a Federação Brasileira de Veículos Antigos realiza análise para saber se as peças são originais e estão em plenas condições ao uso. Também existe a necessidade de encaminhar o carro antigo para o DETRAN que faz a vistoria e por consequência emplaca com a modalidade preta. 

Empresas Privadas: Importar Carro Clássico Com Segurança

A necessidade de importar carros clássicos com segurança no exterior requer detalhes a se considerar de forma complexa e por esse motivo estar com o nome associado com alguma associação do gênero pode representar ponto positivo no que tange à assessoria e acompanhamento do processo. Também existe a possibilidade de contratar empresas que são especialistas em fazer esse tipo de serviço. Necessário ter o máximo de atenção ao levar em conta que um pequeno erro pode resultar na perda do bem durante o processo de importação.

Para fazer esse tipo de procedimento existe a necessidade de seguir com um tipo de procuração especial para despachantes de confiança que estão aptos a realizar esse tipo de processo. Também existem outros tipos de documentos indispensáveis para realizar o processo, desde declaração do IR (Imposto de Renda) até o comprovante de residência que deve ser registrado no documento do carro clássico que foi importado.

Não se pode ignorar o fato de que com o IR a Receita Federal realiza trabalho minucioso para investigar as condições dos compradores em termos de recursos para fazer esse tipo de compra. De acordo com especialistas o custo total pode ser quatro vezes o valor que foi pago apenas para comprar o carro clássico.

Existem diversos tipos de taxas no caminho que precisam de pagamento na íntegra no sentido de fazer os carros clássicos chegarem às terras nacionais com o máximo de segurança. O frete para o país de origem não representa apenas o principal conjunto de pagamentos. Tenha em mente de que existe a necessidade de pagar por licenças para a importação e arcar com todos os tipos de despesas que podem existir sob a ótica das despesas que acontecem nas zonas portuárias. O valor geral pode ultrapassar a casa dos vinte mil reais, fora o valor a se pagar para os despachantes que fazer o processo. Há quase duzentos por cento apenas de carga tributária no que se refere à quantia do automotivo. 

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *