Como a Bebida Atrapalha a Atenção do Motorista

Uma das discussões mais presentes na mídia é aquela em relação a pessoas que dirigem após beber. O álcool é um dos motivos de grande parte dos acidentes fatais que acontecem todos os dias. Uma pesquisa chegou a conclusão de que cerca de 40% a 60% dos acidentes tem relação com o uso de álcool.

Para se ter uma ideia a principal causa de morte entre jovens e adultos é o consumo de bebida alcoólica antes de dirigir. Somente uma cerveja é capaz de afetar e muito o motorista de forma que pode fazer com que ele comete um erro que resulta em acidente fatal.

Lei Seca

O Brasil tem a Lei 11.705 que é conhecida como Lei Seca e que proíbe o consumo de qualquer quantidade de álcool por motoristas. Aqueles que são pegos pela blitz da polícia e excedem o limite de 0,2 grama de álcool por litro de sangue pagam uma multa no valor de R$ 957,00 e ainda perdem a sua habilitação. Essa mesma lei ainda prevê a proibição da venda de bebidas alcoólicas em rodovias federais em zonas rurais.

Entretanto, mesmo com essas medidas ainda é bastante grande o número de motoristas que não se intimidam e resolvem assumir o risco de matar a si mesmo e a outras pessoas no volante. Beber e dirigir é uma combinação bastante instável, mas as pessoas não tem uma ideia real de como o álcool age em seu organismo. Pensando nisso elaboramos um texto explicativo a respeito de que forma o álcool afeta o corpo e assim atrapalha a direção.

Como o Álcool Age no Organismo

Quando você consome álcool já começa entorpecendo os processos elétricos do sistema nervoso central. Lembramos que cada pessoa reage de uma maneira a uma certa quantidade de álcool. Tudo depende do sexo dessa pessoa, velocidade em que ela bebeu, quanto ela pesa e a quantidade de alimentos que ela ingeriu junto com a bebida.

Enquanto uma pessoa consome a bebida alcoólica ela é absorvida pelo tubo digestivo e assim vai para o sangue. Após isso acontecer a bebida passa a ser distribuída pelo corpo como um todo e altera as suas funções. Para entender melhor o que aconteça continue lendo e descubra quais são os efeitos do álcool no organismo.

Efeitos do Álcool no Organismo

Quantidade: 0,10 mg / l

Reação

Essa quantidade é o suficiente para relaxar os músculos do corpo e aumentar a temperatura do corpo. Em seguida a capacidade de controlar os músculos dos olhos diminui assim como a capacidade de realizar duas ou mais tarefas ao mesmo tempo.

Quantidade: 0,25 mg / l

Reação

A partir dessa quantidade as emoções e o humor da pessoa começam a ficar exagerados. O controle muscular é bastante reduzido e se perde um pouco o juízo, devido a isso o motorista alcoolizado perde o domínio da sua coordenação motora e capacidade de responder a situações de emergência.

Quantidade: 0,40 mg / l

Reação

Com essa quantidade o humor assim como o controle muscular e o juízo já foram bastante prejudicados. O motorista tem a sua concentração muito reduzida e perde a sua memória de curto prazo de forma que passa a te uma percepção do risco do trânsito deformada.

Quantidade: 0,50 mg / l

Reação

O corpo passa a responder com um grande atraso, a coordenação motora é completamente perdida e o raciocínio começa a ficar muito lento. Assim enquanto se conduz o veículo existe um atraso para frear o veículo e também se tem mais lentidão para processar uma informação visual e mesmo auditiva como uma buzina.

Quantidade: 0,75 mg / l

Reação

Com essa quantidade o motorista perde a sua coordenação motora e fica desorientado o que acarreta em desequilíbrio. Se essa pessoa estiver dirigindo tem a sua capacidade de se manter numa pista reduzida e pode perder o controle do veículo com facilidade.

Não Subestime o Álcool

Sempre tem aquela pessoa que bebe e acha que porque bebeu pouco está bem para dirigir. O que as pessoas precisam entender é que quando se trata do trânsito não existe beber muito ou pouco, qualquer quantidade é mais do que suficiente para fazer um estrago. Os efeitos do álcool no organismo podem ser devastadores e causar um grave acidente em que em muitos casos não é só o motorista alcoolizado quem se machuca.

Quem Bebe, Assume Riscos

Deve ficar claro para aquele que está bebendo que ao resolver dirigir está assumindo o risco de matar a si e a outras pessoas. A lei entende dessa forma e a consciência dessa pessoa também deve pensar dessa forma. Hoje em dia tem a Lei Seca e a informação presente em todo lugar sobre como bebida e direção não combinam, dessa forma se a pessoa insiste assume os riscos.

Efeitos do Álcool no Organismo

Efeitos no Cérebro

Assim que você bebe o etanol é carregado pelo sangue e chega ao cérebro o que estimula os neurônios a liberarem uma grande quantidade de serotonina. A função desse neurotransmissor é levar mensagens entre as células que regulam o prazer, a ansiedade e o humor. Devido a isso a pessoa que bebe passa a ficar mais desinibida.

No caso dessa pessoa continuar a beber outros dois neurotransmissores são afetados. A presença de etanol inibe que o glutamato seja liberado, ele regula o GABA. Se o glutamato não faz o controle o GABA começa a ser liberado em grandes quantidades. Esse neurotransmissor faz com que os neurônios trabalhem menos de forma que a coordenação motora e o autocontrole é perdido.

Efeitos nos rins

A pessoa que ingere álcool passa a ter mais vontade de fazer xixi e isso não se deve somente a quantidade de líquido. Uma das ações do etanol no organismo é agir sobre a hipófise que é uma glândula que fica no cérebro. Por lá o etanol acaba inibindo a produção de um hormônio que faz o controle da absorção de água pelos rins e assim menos líquido é absorvido e dessa forma é necessário urinar mais vezes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *