Aprenda a Usar o Freio ABS

Muita gente já ouviu falar no famoso freio ABS, mas nunca parou para pensar como se faz para usar o sistema. É bom ter noção de como funciona, para que você consiga tirar o maior proveito deste sistema. A seguir um vídeo com as dicas para quem tem carro com freio ABS:

http://www.youtube.com/watch?v=KSjHivKnVZQ&feature=related

O freio de um carro é um dos principais itens de segurança do mesmo, pois antes de bater e precisar conta com a proteção de uma lataria forte ou mesmo dos air bags, você pode frear e evitar um acidente iminente. Para trazer mais conforto e qualidade para o dia a dia do motorista surgiram os Freios ABS.

Porém, nem todo mundo utiliza esse tipo de freio da melhor forma possível, por isso vamos dar algumas dicas para você aprender as melhores formas de usar todo o potencial dessa ferramenta.

O Que é Freio ABS?

Freio ABS

Freio ABS

Antes de chegarmos às dicas práticas do bom uso do freio ABS é interessante conhecer um pouco mais da estrela de muitos carros. O freio ABS também é chamado de Travão ABS, a sigla vem das palavras alemãs Antiblockier-Bremssystem. Em alguns casos, a sigla ABS serve também como acrônimo da expressão inglesa Anti-lock Braking System.

Porém, de qualquer forma, continua sendo um sistema de travagem ou de frenagem. O seu grande diferencial para o sistema de freios tradicional é que ele garante mais aderência para as rodas do carro, mesmo quando o pedal é pressionado com força. Com esse tipo de freio dificilmente seu carro irá derrapar.

Basicamente, o motorista pode desviar dos obstáculos enquanto freia, pois o sistema ABS lhe garante a estabilidade e aderência necessárias para isso. Quem tem experiência dirigindo sabe como é importante ganhar esse tempo num momento de estresse e quase colisão.

Sistema ABS

Sistema ABS

Se observarmos as principais causas de acidentes de trânsitos descobriremos que a derrapagem é uma das principais culpadas. Isso pode ser facilmente evitado com o sistema ABS. Esse tipo de sistema já existe nos carros brasileiros há mais de 20 anos. Uma curiosidade é que o primeiro modelo a contar com os freios ABS foi o Santana 91.

Se antes era raro encontrar freios ABS nos carros, atualmente quase todos que estão numa faixa superior a R$ 60 mil reais contam esse sistema. Porém, não se assuste, pois ainda é possível encontrar alguns carros mais antigos como o próprio Santana 91 ou o Vectra 93 que possuem esse tipo de freio e custam bem menos do que R$ 60 mil.

Usando o Freio ABS

Esse sistema garante ao motorista muito mais segurança e estabilidade no trânsito e, por isso mesmo, é um grande auxílio na hora de conduzir o carro em situações de estresse. Porém, é importante que se considere que nem todo mundo sabe fazer o uso correto desse sistema ABS no cotidiano.

Veja as dicas práticas para as mais variadas situações do trânsito e comece agora mesmo a usar o máximo dos seus freios ABS.

Pisando Com Força

Se pisar no freio com força é uma constante enquanto você dirige, é interessante contar com freios ABS. Você pode pisar fundo no pedal que ainda assim manterá a estabilidade, mas cuidado para não abusar nas manobras. No momento em que o motorista pisa fundo no pedal, o sistema eletrônico faz a avaliação das rodas no geral.

No caso de uma roda estar com uma pressão diferente das demais, o sistema se concentra nela em poucos segundos. Isso ajuda a fazer com que o carro pare no menor espaço que for possível. Num carro sem freio ABS, o motorista teria que dosar a forma como estaria pisando no pedal para garantir que a pressão fosse igual em todas as rodas.

Dessa forma, uma das rodas poderia vir a travar e assim fazer com o que carro parasse num espaço maior. Numa situação dessas, o seu carro poderia acabar encostando num outro que estivesse a frente, por exemplo.

DICA: Muitas vezes os freios ABS apresentam um tipo de vibração que pode parecer muito estranha e preocupante, mas não se alarme, esse tipo de vibração é normal. Você pode perceber essa pressão principalmente nos modelos de carros mais antigos como aqueles dos anos 90 que possuem o sistema ABS.

Desviando e Freando

Muitas vezes, a única forma de evitar um acidente é fazer duas coisas ao mesmo tempo, ou seja, desviar e frear antes de chegar num obstáculo. Com o sistema de freios ABS é perfeitamente possível fazer as duas coisas, pois enquanto você desvia do objeto o sistema ABS continua freando.

Freando em Curvas

Se para você a ideia de frear em curvas parece absurda, saiba que pode ser perfeitamente possível com freios ABS EBD. Basicamente, quem tem esse sistema de freios mais moderno consegue frear enquanto faz uma curva e está em alta velocidade. O EBD é o sistema de distribuição eletrônica de pressão entre os eixos.

Esse sistema ajuda a evitar qualquer tipo de falta equilíbrio no trabalho dos freios. Isso é que garante que os freios possam atuar em seu máximo mesmo dentro de curvas.

Os Problemas dos Freios ABS

Mesmo com tantas vantagens, o sistema de freios ABS também pode apresentar problemas como qualquer outro. Conheça as principais situações problema que esse sistema pode apresentar para você e as evite.

O Superaquecimento

Mesmo que os seus freios seja antitravamento, ou seja, ABS, isso não significa que eles têm superpoderes e que não estão sujeitos a situações difíceis. O superaquecimento é uma situação perfeitamente normal de acontecer com os seus freios ABS. Isso pode acontecer quando o sistema ABS é utilizado muitas vezes num pequeno espaço de tempo.

O desgaste que acontece nele é muito grande, o que também pode gerar o seu superaquecimento. Quanto mais o sistema se fadiga, mais ele vai ficando lento para frear e também para diminuir a velocidade.

Altas Temperaturas e Soldas Elétricas

Outros dois fatores que são terríveis para o seu freio ABS são as altas temperaturas e também as soldas elétricas. Se for preciso utilizar algum tipo de solda elétrica no seu carro, além de desligar a bateria, será necessário desconectar o comando do ABS. Isso deve ser feito porque, em geral, os carros com ABS passam a ter problemas depois que voltam da funilaria.

A exposição a temperaturas muito altas também pode destruir o sistema ABS do seu carro. Então, tome cuidado nesse tipo de situação e depois verifique se tudo está bem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Legal adorei esse site e esse post. Problema

    Anônimo 23 de janeiro de 2015 11:20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *