A Melhor Maneira de Manter o Carro Limpo

Mesmo o carro mais “da hora” na rua parece ruim quando está sujo. Aqui estão algumas dicas de limpeza reunidas a partir showrooms e de expositores de automóveis. As dicas a seguir estão na forma de um guia rápido para você limpar bem o seu carro.

DICA: Não limpe o carro em um dia quente e ensolarado, espere pela noite, pois você vai conseguir manchas por toda a carroceria do carro depois que a água secar.

A chave aqui, enquanto o assunto é limpeza é evitar arranhões na pintura; tenha certeza que qualquer coisa que toca a pintura esteja livre de areia e é muito bem lavada cada vez que é reaplicada na carroceria. Esta é também a razão de você começar na parte superior do carro e trabalhar até as partes mais baixas do veículo. Marcas mais leves e arranhões em uma pintura de carro são causados por um trabalho de limpeza descuidado, normalmente onde o pano de limpeza é usado perto das rodas, e este pano pega areia e depois é eliminado durante sua aplicação na pintura.

Lavar e Molhar o Carro (com água da torneira normal)

Não use uma esponja, porque ela vai pegar areia e você vai esfregar a areia em volta, agindo como uma lixa. A mangueira é melhor para isso, mas uma mangueira com um jato forte também pode ajudar. Depois de ter removido a areia e o carro estiver molhado, o resto da sujeira vai começar a se soltar, conforme a água escorre. Para dar tempo para que a água comece a dissolver a sujeira, é uma boa hora limpar o interior do carro.

Limpando Dentro do Carro

Pegue os pacotes, embalagens de doces e os adesivos de estacionamento. Retire os tapetes e limpe-os em seguida, e o resto do interior do veículo. Limpe o painel do console, e todas as outras peças de plástico com um pano. Para áreas mais sujas, utilize um detergente neutro, mas limpe cuidadosamente. Evite usar produtos com silicone, pois eles deixam um resíduo gorduroso e isso pode ser perigoso no caso dos pedais.

Limpando Dentro do Carro

Limpando Dentro do Carro

Não se deve polir o painel, porque isso pode causar reflexos em dias ensolarados. Manchas nos tapetes podem ser facilmente removidas com algum desengordurante. Finalmente passe sobre as soleiras, as dobras (a parte interna que você só vê quando a porta é aberta) com uma esponja úmida.

Voltando ao Exterior

Mangueira em cima mais uma vez, e tudo está pronto para a pré lavagem. Utilize um pano limpo macio em forma de luva, e muito gentilmente passe-o sobre todo o carro. O objetivo é eliminar todas as partículas de sujeira. Não esfregue ainda nesta fase.

Inicie a limpeza no topo do carro e trabalhe em volta dele em círculos como se estivesse descascando uma laranja, fazendo com que o para-choque seja a última coisa que você toque: estes são geralmente os itens mais sujos.

Imagem de Amostra do You Tube

Pré Lavagem

Usando um balde com água e um produto de lavagem, escolha algo que não faça muita espuma. Não use um xampu para polimento para selar a sujeira e as manchas sob uma fina camada de cera e faça o trabalho de limpeza. Use um removedor para suavizar as manchas.

Lavagem Principal

Novamente a limpeza com um shampoo de qualidade. Hora de usar uma esponja mais pesada ou pano para limpeza, de algodão. Como o trabalho pela última vez foi feito em círculos, use o método de casca de laranja. Uma vez esfregada a esponja, ela pode ser usada para manchas realmente difíceis, mas apenas nas áreas de trabalho mais sujas, como soleiras e os para-choques. Você quer evitar a criação de arranhões nas rodas, causadas principalmente por maus métodos de limpeza ou lavagens de carros automatizadas.

Rodas e Pneus

Limpe primeiro com uma escova e depois use uma esponja mais grossa. Se as rodas são cromadas ou pintadas, as mesmas regras se aplicam para pintura e você deve usar uma luva de lã para fazer a lavagem. Não use qualquer coisa que você usou para limpar a carroceria do carro, senão as suas rodas vão ficar cheias de arranhões.
A poeira do disco de freio não é difícil de remover e normalmente vai exigir apenas um limpador de roda de liga leve. Essas rodas geralmente necessitam de escovação, e deixar por um tempo em banho, depois uma esponja resolve o resto.

Imagem de Amostra do You Tube

Enxaguar

Tempo para um pouco de água fresca. Um regador ou balde cheio de água é o método mais fácil de enxaguar fora do carro. Trabalhe uma parte de cada vez, começando sempre pela parte de cima. Além disso, use dois baldes: um com água limpa para a lavagem e outro para evitar a contaminação da pintura com areia. Seque o carro usando uma toalha bem macia. Elas precisam estar ligeiramente úmidas para trabalhar melhor. Paciência é a chave.

Imagem de Amostra do You Tube

Vidros

Utilize um produto de limpeza de vidro e passe no interior das janelas e também por fora, em movimentos circulares. Bons resultados podem ser obtidos usando um tecido de fibra ligeiramente úmido. Não utilize o limpa vidros caseiro: só funciona bem com o limpador de vidros para automóvel.

O limpa vidros específico para automóveis é pedido para manter o vidro do carro pela manhã no frio sem embaçar as janelas. Também recomendamos o uso de panos de microfibra para o trabalho de pintura e outras áreas ótimo acabamento.

Polimento

Imagem de Amostra do You Tube

Geralmente você esfrega em linhas retas e não em círculos, para um bom lustramento da lataria de seu carro. Um polidor elétrico pode reduzir o tempo de polimento, mas tome cuidado. Se você usou um dispositivo elétrico para limpar será mais rápido, porém perigoso.
A pintura dos automóveis é delicada e muita pressão não deve ser aplicada e apenas panos macios devem ser utilizados. Use um pano para aplicar o polimento e, em seguida, lustre com um pano macio para um melhor acabamento do seu trabalho.
Muitas das dicas destas páginas foram recolhidas de fontes muito confiáveis, aproveite as dicas e sugestões sobre limpeza do carro aplicadas em vários de nossos artigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>