Vantagens dos Carros Blindados

Hoje em dia, os automóveis estão presentes conosco durante todo o tempo. Seja para ir ao supermercado fazer compras, ou em uma mercearia para comprar aquele pão fresquinho, ou simplesmente aproveitar o feriado prolongado com a família. Enfim, ter um automóvel é um sinal de independência, já que depois de comprar um automóvel o sistema coletivo, que não é uma maravilha, pode ser jogado para escanteio.

Quem vive em grandes centros industriais ou em grandes cidades pode notar como o nível de criminalidade e violência é alto. Por isso, o medo de transitar pelas vias é crescente, com um sentimento apreensivo. Quem dispõe de um poder aquisitivo maior adquire os carros blindados, que protegem os ocupantes de estilhaços de bomba, tiros, entre outros.

Definição de Carro Blindado

Um carro blindado nada mais é do que um automóvel que possui uma armadura reforçada de aço, com o objetivo de proteger os ocupantes de tal veículo. No mercado, já estão a venda vários veículos que já vem com essa blindagem. Além disso, não é somente a lataria que é reforçada. Os vidros também são blindados e, consequentemente, a espessura de tal objeto é maior, quase do tamanho de uma moeda de 5 centavos, aproximadamente.

Carro Blindado

Carro Blindado

Blindar o seu Próprio Carro

Fazer a blindagem de seu próprio carro é uma opção, mas não é muito barato. Ele pode custar em torno de 50 mil ou mais, dependendo do modelo do veículo. As empresas especializadas não recomendam a blindagem de veículos populares. A blindagem, quando bem feita por empresas credenciadas, pode evitar que ruídos externos atrapalhem a sua concentração na hora de dirigir. Para se comunicar com pessoas que estejam fora do veículo, basta apertar um botão que está no interior do veículo que haverá um alto falante dentro e fora do automóvel, para que o indivíduo possa se comunicar com os ocupantes do veículo.

Blindar o Carro

Blindar o Carro

Antes de Sair Dirigindo seu Blindado

Quem pensa que, depois de adquirir um blindado pode transitar pelas vias livremente, está enganado. É preciso que o condutor de tal veículo passe por um pequeno curso para conhecer todas as características de um carro blindado.

Algumas empresas disponibilizam tais cursos, que explicam algumas manobras que serão mais lentas e difíceis de fazer, já que o peso da blindagem muda um pouco o “comportamento” do veículo, a até salvar pessoas em carros blindados.

O objetivo de tais empresas é fazer os proprietários desses veículos enxergá-los como mais um objeto de defesa. A BodyGuard é um exemplo de instituição que disponibiliza cursos para a direção de veículos blindados. O site está a seguir: Body Guard

Imagem de Amostra do You Tube

Vantagens e Desvantagens de um Carro Blindado

Vamos selecionar aqui algumas vantagens e desvantagens para quem quer comprar ou já tem um carro blindado.

Vamos começar aqui por algumas vantagens. Vocês certamente já saberão a resposta: Segurança contra tiros e explosões; protege os ocupantes de ruídos provenientes da área externa e, consequentemente, melhor concentração para dirigir, etc. Se, na hora da remontagem do automóvel (Ele é totalmente desmontado para poder receber a armadura) o serviço for executado com perfeição, o resultado é nulo na questão de ruídos. Vale lembrar que, durante o tempo alguns ruídos podem surgir.

É muito bom em dias de chuva, já que alguns pingos podem ser fortes, e causam um barulho estarrecedor. No interior do veículo, o barulho é imperceptível. As portas, para receberem uma camada extra do mesmo tecido utilizado nos coletes, são alargadas. Isso aumenta o peso do automóvel. Entretanto, as portas se abrem facilmente, sem a necessidade de imprimir uma força maior.

Relatamos aqui também que, mesmo com toda essa armadura, quem pensa que o veículo é valorizado, está errado. O valor do veículo blindado não aumenta com esse aparato. Pode até ser menor do que os da mesma categoria, mas sem proteção.

Imagem de Amostra do You Tube

Vamos, agora, dizer quais são as desvantagens em ter um carro blindado.  Uma blindagem completa pode custar em torno de 50 mil reais. Mas, em casos mais complexos, a blindagem pode custar cerca de 1 milhão de reais. Essa blindagem pode proteger até atos de ordem terrorista.

Uma das desvantagens é o alto custo para manter o carro blindado. O custo de um pára-brisa com defeito não sai por menos de 4500 reais. As trocas dos laterais também não são nada baratos. O principal motivo é a descola da camada de policarbonato, que pode prejudicar a visão do motorista. O preço da troca dos vidros laterais é de aproximadamente 2600 reais.

E, como o peso é aumentado (o peso da blindagem pode chegar a 300 quilos) o motor precisa trabalhar mais e, o consumo de combustível também sobe. Além disso, o conforto e o desempenho do veículo são afetados por esse aparato em favor da segurança.

Imagem de Amostra do You Tube

A Blindagem nos Automóveis

Infelizmente, a blindagem não é para qualquer tipo de automóvel. Um fusca, por exemplo, não poderia passar por um serviço desse porte, já que a sua base e nem a sua lataria suportariam o peso nem as dimensões da blindagem. Um dos carros mais aptos a receber a blindagem é a Toyota Corolla, por razões de desempenho e desenvoltura. Os não recomendáveis para blindagem também se referem aos chamados “Carros Populares”, como já citado aqui.

A potência também é outro fator importante quando o assunto é blindagem. Carros com motor 1.0 não são aconselhados a passar pelo processo de blindagem. O mínimo para passar pelo processo é um carro com motor 1.6. Os carros que são blindados geralmente são sedãs, e o perfil dos compradores são homens, que ocupam uma importante posição em uma determinada empresa, como executivos, diretores, enfim. Pessoas-chave dentro de uma corporação.

Caveirão Blindado

Caveirão Blindado

O processo para a blindagem do veículo começa com a autorização do exército brasileiro, tanto para a empresa que realiza esta atividade quanto para o dono do automóvel. O processo demora, geralmente, cerca de um mês, já que o carro é totalmente desmontado para poder receber a armadura. E a remontagem requer tempo e profissionalismo.

Apesar de algumas desvantagens, muitos proprietários estão satisfeitos com os blindados na garagem.

Aqui, está disponibilizado o site de uma empresa especializada em blindagem: Guardian Blindagens.

Imagem de Amostra do You Tube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>