Transporte Marítimo

Meios de Utilização

Hoje em dia um dos meios de transporte pouco utilizados para importação e exportação de produtos é o transporte marítimo, mesmo sendo um dos mais baratos foi trocado pelo transporte rodoviário, que é um tanto quanto, mais accessível à exportação.. Utilizado para transportar diversos tipos de carga, desde pessoas e animais à produtos altamente tóxicos e químicos, o transporte marítimo é considerado um dos mais seguros, desde que não haja “piratas” pela redondeza. Para cargas volumosas o custo é mais baixo do que o transporte aéreo ou rodoviário, mas em compensação o tempo que leva da saída até o destino é maior, causando assim transtornos.

Transporte Marítimo

Um Pouco de História

Muito antigamente, os países utilizavam embarcações para chegar a determinados destinos e colonizar outros países e ilhas, e realizar transporte de cargas até mesmo as mais valiosas. Um dos caminhos mais utilizados era a rota marítima para as índias, onde realizam trocas e compras de mercadoria com compravam preços mais baixo, para assim, renderem lucros em seu país. Com o transporte marítimo em alta, ladrões tentavam tirar proveito em Alto Mar, e chegavam com suas embarcações para assaltar tanto as que estivessem com escravos, quanto com ouro e jóias. Até hoje ainda existem piratas, não se ouve falar muito, mas nessa semana, no dia 30 de março, aproximadamente 100 marinheiros de origem indiana foram seqüestrados em alto mar por “piratas” somalis, as 8 embarcações haviam zarpado da Somália com direção a Dubai, mas não chegou ao seu destino, de acordo com Kassan Ali, presidente da empresa marítima Kutch Vahanvati Association, não há noticias dos quase 100 marinheiros seqüestrados.

Fluvial

Transporte Turístico

Hoje em dia é muito utilizado também para os famosos passeios em Cruzeiros marítimos, que costumam sair de uma certa cidade litorânea, seguindo a costa do pais até seu destino, e volta pelo mesmo local. Temos um exemplo claro de Cruzeiro Brasil, onde as pessoas saem do porto da cidade de Santo – São Paulo e conhecem a costa brasileira até chegar na argentina, esse é um dos passeios mais pocurado.

Internacional

Principais Portos Brasileiros

O Basil possui diversos portos em sua costa, Os principais são: No Rio de Janeiro encontram-se : Porto de Angra dos Reis, Porto de Niterói e Porto do Rio de Janeiro e Porto do Forno; Na Bahia temos Porto de Aratu, Porto de Ilhéus e Porto de Salvador; No espírito Santo temos Porto de Barra do Riacho, Terminal de Tubarão, Porto de Vitória e Porto de Ubu; No Rio Grande do Norte temos Porto de Areia Branca, em Sergipe, Porto de Barra dos Coqueiros, no Pará, Porto de Belém e Porto de Vila do Conde, na Paraíba há o Porto de Cabedelo e em São Paulo temos o famoso Porto de Santos e o Porto de São Sebastião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>