Os Triciclos Artesanais

Num mundo repleto de tecnologias de ponta, carros que ultrapassam os 300 km por hora, automóveis flex, elétricos, quando se fala em triciclo artesanal, a primeira coisa que nos vem à cabeça é aquele brinquedo de madeira, com o qual carregávamos nossos irmãos e primos, correto? Errado!

Os triciclos artesanais são peças de colecionador, meticulosamente confeccionados por apaixonados pela aventura e velocidade. Em muitos lugares há produção de triciclos, no interior e na capital, já que são feitos em pequenas oficinas construídas no fundo das residências.

Os triciclos são feitos a partir de transformações obtidas em carros já fora de linha como variant, fusca, brasília ou até motos, com peças recicladas de outros modelos e tornam-se únicos e totalmente remodelados com a cara do dono.

Todos os modelos de triciclos possuem decoração própria, original e há diversos clubes nos quais os tricicleiros e motoqueiros se reúnem para trocar experiências e confraternizar, tudo num ambiente repleto de tranquilidade e paz.

Alguns apaixonados pelas três rodas chegam a decorar seus veículos com caixões, correntes, caveiras, tudo no maior estilo vampiresco e fazem o maior sucesso por onde passam.

No entanto, Engana-se quem pensa que o esporte é dedicado ao público masculino. Geralmente as mulheres e filhos acompanham os motoristas durante os passeios e encontros, sem contar que muitas mulheres também são proprietárias de triciclo e o tratam com todo carinho e toque femininos.

O único problema para quem tem esse tipo de veículo adaptado é para a liberação junto ao DETRAN, pois há diversos entraves burocráticos a serem vencidos e só depois poder trafegar com ele pelas ruas e estradas.

O triciclo é o veículo ideal para quem é amante das motos mas teme viajar por longas distâncias com elas, já que conta com um grande conforto, segurança e estabilidade, características que as motos convencionais não apresentam. A economia desses veículos é basicamente a mesma dos carros comuns, uma média de 18 km por litro de gasolina.

Para quem não possui habilidade artesanal para construir um triciclo, existem diversos sites que promovam a venda desses veículos, além de fazer o planejamento de acordo com o gosto do comprador. Você vai precisar desembolsar uma quantia em dinheiro de no mínimo R$ 18.000 para ter um veículo único, com características pessoais e sentir o sabor de ter o vento batendo em seu rosto.

Porém, apesar de todas as vantagens, é necessário ter em mente que como todo veículo, o triciclo artesanal deve ser seguro e quem o pilota precisa estar munido de todo os equipamentos necessários: luva e capacete, inclusive o acompanhante. A documentação do veículo deve estar em dia e todas as normas de trânsito têm que ser cumpridas, sob pena de multa e até perda da habilitação e apreensão do veículo.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Ola Thiago, boa tarde. Tenho uma oficininha em casa e gostaria de saber como posso conseguir um projeto básico de um triciclo com motor refrigerado a água? Que contenhão os tipo do material, tubos, perfis e outras peças mecanicas utilizadas. Desde já agradeço, abraços.

    Sergio Freitas 23 de novembro de 2011 15:19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *