Os Perigos Do Sono No Volante

Para realizar qualquer atividade que exija total atenção e cuidado é necessário estar alerta, ou seja, sem nada de sono. A sonolência é responsável por grande parte dos acidentes de trânsito, pois diminui muito a atenção e os reflexos dos motoristas. Se você costuma não dar muita atenção para os sinais que o seu corpo lhe dá de que está com sono saiba mais sobre os perigos que isso pode representar.

Os Perigos Do Sono No Volante

Os Perigos Do Sono No Volante

O Sono e o Volante

Quase todo mundo já passou por uma situação em que sabia que estava com sono, mas mesmo assim continuou ao volante sempre pensando em chegar mais cedo ou poder ir para a sua cama descansar. Essas pessoas arriscam não somente as suas vidas, mas também dos demais passageiros do carro e das pessoas que estão nos demais veículos na estrada.

O Sono e o Volante

O Sono e o Volante

O sono diminui a nossa capacidade de prestar atenção e também reduz muito os nossos reflexos. Por isso mesmo quando as pálpebras começarem a pesar o melhor a fazer é parar para descansar seja se hospedando num hotel ou num local permitido na estrada.

Quando Não Posso Dirigir?

Uma dúvida que cerca os motoristas mais apressadinhos é saber quando podem ou não dirigir. Separamos alguns sintomas que evidenciam que o seu organismo não tem condições de realizar atividades em alerta, ou seja, guiar um carro.

Sintomas Do Sono

  • Grande dificuldade em manter o foco, muita frequência de piscar de olhos e olhos pesados.
  • Ficar em devaneios, pensamento longe, desconexão dos pensamentos. A incapacidade de manter uma conversa lógica com outra pessoa também é um forte indício de sono.
  • Dificuldade em lembrar por onde já passou pela estrada, perda de saídas ou mesmo passar o sinal vermelho por desatenção.
  • Bocejos frequentes e olhos coçando.
  • Dificuldade em manter a cabeça erguida.
  • Saídas da pista ou mesmo dificuldade em guiar na faixa.
  • Grande inquietude e irritação.

É bastante importante dizer que não existe nenhum estágio de sonolência em que não seja perigoso dirigir. Sempre que os seus olhos começam a coçar e a sua visão embaçar é sinal de alerta de que você não tem condições de se manter ao volante.

Remédios Não Resolvem

Algumas pessoas que trabalham na estrada como motoristas de caminhão e de ônibus tentam sem sucesso driblar a sonolência com o uso de medicamentos ou combinações energéticas. Sobre isso os especialistas alertam que os resultados são passageiros e podem comprometer ainda mais o motorista.

Com a certeza de que resolveu o problema da sonolência o motorista nem mesmo se dá conta de que os seus olhos estão pesando novamente. Não adianta tentar enganar o sono, ele virá de qualquer jeito e você precisa descansar para garantir a sua e a segurança de muitas outras pessoas.

O Sono Sempre Vence

Você não deve se aventurar a dirigir em caso de sonolência porque o sono inevitavelmente sempre vencerá. Mesmo aqueles que tem suas próprias táticas para tentar enganar o organismo já perceberam que não se pode lutar contra o fechar de olhos voluntário.

Grande parte das pessoas que se envolveram em acidentes de trânsito devido a sonolência declaram que nem ao menos se lembram de ter fechado os olhos. Vendo a questão por esse ângulo percebemos como é arriscado tentar evitar algo que é natural, dormir, ao volante.

Os especialistas em sono dizem que a transição entre a leve sonolência e o sono é tão repentina que se torna imperceptível pela maior parte das pessoas. Pense quando você está assistindo a um filme na TV e acorda no outro dia pensando que nem se lembra de ter cochilado no meio da história.

Excesso De Sonolência Diurna

Geralmente, quando debatemos os perigos do sono ao volante é quase involuntário pensar numa cena trágica à noite. O mais curioso é que muitos acidentes causados por sono ao volante acontecem em plena luz do dia.

Isso pode se dar por dois motivos, o primeiro deles é a privação do sono por um longo tempo, a pessoa fica tanto tempo sem dormir que a noite ou o dia representam a mesma vontade de dormir. Porém, há também as pessoas que sofrem com a sonolência excessiva diurna.

Ao contrário de grande parte da população esses pacientes sentem um sono incontrolável no período do dia. Essa condição que o organismo impõe pode causar grandes transtornos no trabalho e vida social, mas um transtorno ainda pior no trânsito.

Se você sente um sono absurdamente incontrolável durante o dia, mesmo tendo dormido longas horas a noite, precisa consultar um médico especialista, pois isso é um assunto sério.

O Que Pode Acontecer?

Alguns tipos de acidentes são mais comuns dentre aqueles que dirigem embriagados de sono. Quando os olhos começam a pesar e a se fechar o motorista perde a sua visão periférica e assim acaba perdendo o controle do seu carro. Já pensou em como seria dirigir com uma venda nos olhos?

Dirigir com sonolência é o mesmo caso, os seus olhos irão se fechando e você em poucos minutos não verá mais nada a sua frente. Em quase 100% desses casos acontecem batidas ou saídas da estrada. É preciso ter muita sorte para guiar desse jeito, sabemos bem que a estrada não é bem um lugar de sorte, fique atento.

A falta de reflexos também diminuir consideravelmente e dessa forma se algum outro motorista fizer uma manobra que surpreenda o sonolento este não conseguirá reagir a tempo e de forma adequada. Lembre-se que na estrada você só pode confiar em você, não sabemos qual a história dos demais motoristas.

Muitos podem estar dirigindo bêbados ou com sono e dessa forma desatentos, para preservar a sua vida e de seus familiares é necessário ter atenção. Teste os seus reflexos antes de pegar a estrada para ter certeza que nada acontecerá por falta de reação.

Sono e Bebida

Alguns estudos científicos perceberam que ao volante a bebida e o sono costumam ter efeitos bem parecidos. Quando você está com sono e dirigindo é como se tivesse bebido muitas doses alcoólicas e pego o volante. Ninguém precisa dizer como beber e dirigir é perigoso, então pense nisso em relação ao sono também.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *