O Que Significam As Luzes Do Painel Do Carro?

Um carro é um conjunto de vários sistemas que trabalham juntos para nos levar onde precisamos. Porém, até mesmo os motoristas mais experientes podem ser pegos de surpresa quando questionados sobre algumas luzes no painel do veículo. Porém, em poucos minutos você pode saber para que servem todas as luzes do painel.

Preparamos um guia para te ajudar a descobrir o que significa cada uma das luzinhas que acendem e apagam no painel do seu carro. Leia e esteja sempre por dentro do significado das luzes do panel.

As Luzes Do Painel e Seus Significados

Luz Indicadora De Temperatura Alta

Essa é uma verdadeira luz de alerta para problemas graves, ela indica que houve um grave problema no sistema de arrefecimento. Isso significa que uma mangueira do radiador pode ter furado. A melhor coisa a se fazer é parar o carro imediatamente e pedir socorro.

Continuar dirigindo não é uma opção, pois nesses casos o aquecimento excessivo poderá causar um grande dano ao motor do seu carro. Quando o motor é danificado o prejuízo é enorme, é talvez o maior prejuízo que um motorista pode ter.

Check De Motor Ou Luz De Injeção

Quando essa luzinha acende indica que existe algum problema com o sistema de injeção. Apesar de não ser nada muito grave e até mesmo permitir que o motorista continue guiando o carro é importante investigar mais a fundo e descobrir do que se trata.

Os problemas que fazem essa luzinha acender podem gerar um gasto excessivo de combustível e uma grande emissão de fumaça. 

Luz Da Pressão Do Óleo

Se essa luz acender você deve saber que tem um problema bem grave, a pressão do óleo caiu. Isso pode significar que há pouco óleo no motor ou mesmo que a bomba de óleo está quebrada. Nenhuma das duas opções é boa, pare o carro e chame o socorro.

Faróis Acesos

Nada grave.

Portas Abertas

Essa luz indica que pelo menos uma das portas do carro não está completamente fechada. Ás vezes quando fechamos a porta acabamos não fazendo da forma correta e ela pode ficar um pouco aberta. Descubra qual é a porta e feche-a corretamente para evitar que alguém acabe caindo para fora do carro em movimento. 

Luzes Do Pisca

Nesse caso faça a curva para o lado certo ou então as desligue.

Farol De Neblina Ligado

O farol de neblina como o próprio nome indica deve ser usado apenas durante a neblina. Em geral esse farol conta com uma luz vermelha na traseira do carro e isso pode perturbar bastante no caso de não haver neblina alguma. Sendo assim use o equipamento de forma correta.

Luz De Aviso Do Freio

Quando essa luz acende no seu painel é sinal de que o freio de mão está puxado ou então que há algum problema com o sistema de freios. 

Luz De Aviso Da Bateria

Quando essa luz acendo enquanto você está rodando é sinal de que a bateria não está recebendo carga. Nesses casos o carro continua funcionando, porém, além de funcionar mal ele também poderá ter toda a sua parte elétrica comprometida. A bateria também acabará sendo descarregada rapidamente. Faça uma visita ao auto-elétrico o mais rápido possível.

Pisca Alerta

O pisca alerta deve ser usado somente com o carro parado, nunca utilize esse mecanismo em movimento porque em dias de neblina ou chuva você pode causar confusão na cabeça dos outros motoristas. Se alguém pensar erroneamente que você está parado poderá acabar batendo. Evite acidentes.

Luz Do ABS

O ABS é um sistema que ajuda a impedir que as rodas do carros travem durante uma freada brusca ou mesmo com o chão molhado. Com a ajuda do ABS o carro se torna mais estável e seguro, perder o controle e escorregar na pista se torna algo mais difícil de acontecer.

Quando o motorista liga o carro é normal que a luz acenda e logo apague. Nos casos em que essa luz insiste em ficar ligada é sinal de que há algo errado com o sistema ABS do seu carro e ele precisa ser chegado. 

Luz De Falta De Combustível

Basicamente indica a falta de combustível do carro, alguns modelos de carro flex contam com uma luz parecida que indica que está faltando gasolina no reservatório de partida a frio. A falta dessa gasolina pode fazer o seu carro não pegar de manhã.

Luz De Aviso Padrão

Essa luz de aviso padrão indica que tem algo errado, mas não o que é esse algo. Sendo assim visite uma oficina mecânica urgente.

Luz De Problemas No Módulo Eletrônico

Alguns carros automáticos possuem apenas um módulo para gerenciar tanto a transmissão automática quanto a injeção eletrônica (e demais funções do veículo). A luz indica que algo errado está acontecendo, sugiro comparecer a Automatik o quanto antes.

Lâmpadas Queimadas

Alguns carros contam com o inteligente sistema de aviso de lâmpadas queimadas, ajuda bastante. 

Luz De Problema No Circuito Elétrico

Essa é a luz que indica que tem algum problema no circuito elétrico do seu carro, visite um auto-elétrico.

Aviso Do Cinto De Segurança Aberto

Assim como a porta é possível que passemos o cinto de qualquer forma e ele não fique totalmente preso. Para evitar problemas com os guardas de trânsito (é proibido andar por aí sem cinto) e também para a sua segurança aperte o cinto.

Air Bag Com Problemas

Pode até não se tratar de um problema urgente, mas se a luz do air bag não apaga é sinal de que numa colisão ele provavelmente não irá abrir.

Air Bag Lateral Com Problemas

Mesma indicação acima, porém, para o air bag lateral que existem em alguns carros. 

Baixa Pressão Nos Pneus

Alguns carros tem esse sistema que avisa quando um pneu está murcho. Mantenha os pneus sempre calibrados, pois os pneus vazios costumam se desgastar de forma irregular e fazem o carro ser mais lento e gastar mais combustível. Também podem gastar mais combustível.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *