O que Causa a Fumaça Preta no Escapamento?

Se algo está errado com a nossa saúde o corpo começa a dar sinais de alerta como dores, aparecimento de manchas, febre entre outros. Da mesma forma que o nosso organismo os carros também podem dar sinais de que precisam de um pouco mais de atenção. Um dos principais sinais é a cor da fumaça que sai do escapamento do veículo.

A fumaça preta é mais do que um indicativo – é uma certeza – de que algo não está certo com o carro. A seguir vamos te ajudar a entender um pouco melhor o que significa a fumaça preta e como lidar com ela. Além disso, também vamos falar um pouco a respeito da fumaça branca e da fumaça azulada.

Fumaça Preta – O Que é?

A fumaça de cor preta aparece em veículos a diesel e a sua cor escura mostra que o combustível não foi totalmente queimado. Basicamente essa fumaça preta é o carbono pulverizado. Situação que ocorre quando não existe ar o bastante para fazer a queima do combustível. Um problema que pode ser resultante do carburador (ou da injeção eletrônica) que está com o ajuste feito erroneamente ou mesmo de um bloqueio do filtro de ar.

Fumaça Poluente e Irritante

Trata-se de uma fumaça muito poluente em que podemos encontrar uma série de substâncias que fazem mal para a saúde e especialmente para o meio ambiente. Pelo fato dessa fumaça ser feita quase que completamente de carbono conta com partículas que irritam os olhos e a garganta. Também age reduzindo a capacidade do organismo de resistir a infecções bem como a doenças crônicas.

Essa fuma escura ainda causa a perda de cor e corrosão dos materiais bem como afeta os vegetais. E para completar essa fumaça também causa problemas para o seu bolso já que ela faz com que o consumo de combustível aumente. Quando não é feita a correção do problema o motor pode sofrer graves problemas tendo até que ser trocado em casos mais extremos.

Dicas Para Evitar a Fumaça Preta

Para evitar esse problema é importante que o seu carro esteja sempre regulado seguindo as especificações do fabricante. Esse cuidado ajuda a reduzir a poluição que o seu veículo emite bem como aumenta a vida útil do motor e contribui para economizar combustível.

Uma atitude simples que você ter e que também é bastante eficaz para evitar a fumaça preta é quando estiver parado no tráfego não acelerar sem necessidade. Quando você acelera sem ser necessário aumenta a emissão de poluentes. No caso dos veículos que usam diesel o dono deve manter o sistema de injeção eletrônica de combustível bem regulado, sempre de acordo com as especificações do fabricante.

Por fim é importante fazer a troca dos filtros de ar conforme o período indicado. Quando o filtro de ar fica sujo o consumo de combustível aumenta e assim o veículo se torna mais poluente. Cuidar bem do seu carro além de evitar a desagradável fumaça preta ainda contribui para a sua economia.

Fumaça Branca – O Que é?

Assim como a fumaça preta, a branca, deve ser analisada como um sinal de alerta de que algo não está indo bem com o seu veículo. Basicamente esse tipo de fumaça indica que o líquido de arrefecimento (o do radiador) está com a sua queima sendo realizada na câmara de combustão.

Existem várias passagens no bloco do motor e no cabeçote de maneira que o líquido de arrefecimento pode passar por elas. Normalmente isso acontece se há dano em alguma junta do motor ou mesmo se uma das juntas se rompeu ou foi danificada. Observe com atenção ainda outro sintoma que é a redução muito rápida do líquido de arrefecimento.

Cuidado com a Falsa Fumaça Branca

Nos dias frios pode acontecer de quando o motor do carro for ligado produzir uma fumaça branca que tem fim assim que o motor esquenta. Trata-se somente de um efeito do ar frio que está sendo condensado. Não indica nenhum problema, então não precisa se preocupar com isso.

Fumaça Azulada – O Que é?

Dentre as três fumaças do escapamento a azulada é que representa o maior problema, pois demonstra que o óleo do motor está sendo queimado dentro da câmara de combustão o que pode causar um dano bastante sério ao motor que terá menos lubrificação.

Em geral o problema se encontra nos anéis de pistão que se encontram desgastados ou quebrados. Basicamente se o escapamento está produzindo uma fumaça azul você deve saber que o seu motor necessita e muito urgente de conserto. Nesse caso leve o seu carro o mais rápido possível para a retífica.

Outro sinal desse tipo de problema é ter o nível de óleo baixo rapidamente. Vale a dica de prestar muita atenção a cor da fumaça, pois a fumaça azul tem apenas um leve tom azulado de maneira que pode ser confundida com a branca que não representa necessariamente um problema tão sério.

De Olho nos Sinais

Como dissemos no começo desse artigo sempre que o seu carro faz algo diferente pode estar querendo indicar que está “doente”, ou seja, que existe algo errado assim como faz nosso corpo. Se observar fumaça de uma cor estranha saindo do escapamento do seu carro saiba que é bem provável que seja sinal de que algo está errado com o motor.

Ao perceber essa fumaça rapidamente você pode levar o seu carro para o conserto. Considere que quanto mais rápido for feito o reparo menos será gasto no reparo para resolver. Além de ter mais segurança com todas as peças do seu carro funcionando corretamente você ainda economiza, pois gasta menos combustível.

Emissões Poluentes

Há ainda a questão da poluição que é reduzida consideravelmente uma vez que as emissões ficam menos intensas. No estado de São Paulo a inspeção veicular é obrigatória para diversos veículos e essa pode se tornar a realidade de outros estados então é melhor já ficar atento. Você pode agendar uma inspeção veicular com o seu mecânico para ter certeza de que está tudo bem com o seu veículo.

Conforme os motores começam a ficar mais velhos e se desgastam, eles começam a mudar. Ainda funcionam bem, mas não são tão eficientes ou poderosos quanto foram. Os motores mais velhos esquentm mais e o excesso de emissões escoam para fora do tubo de escape.
Então, o que é essa fumaça negra do tubo de escape?

A fumaça preta pode ser combustível não queimado que é forçado a sair do sistema de escape. Entretanto, o mais comum é o óleo, que é mais comumente rotulado de fumaça azul. Então, como você pode ter certeza?
Uma maneira fácil de saber se o motor está queimando óleo, ou se a fumaça preta é outra coisa, é verificar os níveis de óleo. Se o óleo está constantemente baixando enquanto você dirige, então você sabe que seu motor está queimando óleo. Se não, a fumaça negra é mais provável de combustível não queimado que está sendo forçado a sair do escape.


Como Funciona

O óleo do motor é usado para lubrificar os mecanismos internos de seu motor, os pistões e peças em movimento que entram em contato um com o outro. Para um certo número de quilômetros, o óleo normal 10w30 faz o trabalho e o carro é lubrificado.
Entretanto, durante todo o tempo, as peças de metal estão lentamente em desgaste, criando um maior espaço entre as peças móveis. Uma vez que este intervalo fica grande o suficiente, o óleo pode começar a se infiltrar na câmara de combustão, fazendo com que o motor comece a queimar óleo.

Posso Parar o meu Motor Pela Queima de Petróleo?

A boa notícia é que os motores que queimam óleo não são um problema novo, e as soluções estão no local para ajudar a manter a fumaça preta fora de seu sistema de escape. Esta é a razão pela qual os diferentes tipos e medidas de óleo existem.


Quando você vê um óleo 10w30, isso quer dizer duas coisas sobre o óleo. Uma delas é a espessura do óleo. A outra é a viscosidade ou a taxa de fluxo do óleo. Óleos com baixo peso e viscosidade 5W30 e 10W30 são perfeitos para veículos novos, cujas peças de precisão estão funcionando com pouco desgaste interno. Porém, para os motores mais antigos, que precisam de um óleo mais grosso e que fluem mais lentamente, um maior peso do óleo e maior viscosidade será provavelmente necessário.

Óleo Mais Grosso

O óleo 10w40 é boa opção se o seu motor está começando a queimar óleo. O óleo é apenas um pouco mais espesso e pode ajudar a prevenir quantidades menores de vazamento de óleo na câmara de combustão. Para a maioria das pessoas que estão usando o óleo 10w30 e estão precisando de óleo é aconselhável mudar para o óleo 10w40, especialmente se estão vivendo em um clima mais frio.


Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Comentários

  • ola galera a minha moto ta produzindo uma sinza preta no escapamento gostaria de saber porque faz isso desde ja agradeço

    fabio 22 de abril de 2014 19:51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *