O que Causa a Fumaça Preta no Escapamento?

Conforme os motores começam a ficar mais velhos e se desgastam, eles começam a mudar. Ainda funcionam bem, mas não são tão eficientes ou poderosos quanto foram. Os motores mais velhos esquentm mais e o excesso de emissões escoam para fora do tubo de escape.
Então, o que é essa fumaça negra do tubo de escape?

A fumaça preta pode ser combustível não queimado que é forçado a sair do sistema de escape. Entretanto, o mais comum é o óleo, que é mais comumente rotulado de fumaça azul. Então, como você pode ter certeza?
Uma maneira fácil de saber se o motor está queimando óleo, ou se a fumaça preta é outra coisa, é verificar os níveis de óleo. Se o óleo está constantemente baixando enquanto você dirige, então você sabe que seu motor está queimando óleo. Se não, a fumaça negra é mais provável de combustível não queimado que está sendo forçado a sair do escape.

O que Causa a Fumaça Preta no Escapamento?

O que Causa a Fumaça Preta no Escapamento?

Como funciona

O óleo do motor é usado para lubrificar os mecanismos internos de seu motor, os pistões e peças em movimento que entram em contato um com o outro. Para um certo número de quilômetros, o óleo normal 10w30 faz o trabalho e o carro é lubrificado.
Entretanto, durante todo o tempo, as peças de metal estão lentamente em desgaste, criando um maior espaço entre as peças móveis. Uma vez que este intervalo fica grande o suficiente, o óleo pode começar a se infiltrar na câmara de combustão, fazendo com que o motor comece a queimar óleo.

Posso parar o meu motor pela queima de petróleo?

A boa notícia é que os motores que queimam óleo não são um problema novo, e as soluções estão no local para ajudar a manter a fumaça preta fora de seu sistema de escape. Esta é a razão pela qual os diferentes tipos e medidas de óleo existem.
Quando você vê um óleo 10w30, isso quer dizer duas coisas sobre o óleo. Uma delas é a espessura do óleo. A outra é a viscosidade ou a taxa de fluxo do óleo. Óleos com baixo peso e viscosidade 5W30 e 10W30 são perfeitos para veículos novos, cujas peças de precisão estão funcionando com pouco desgaste interno. Porém, para os motores mais antigos, que precisam de um óleo mais grosso e que fluem mais lentamente, um maior peso do óleo e maior viscosidade será provavelmente necessário.

Óleo mais grosso

O óleo 10w40 é boa opção se o seu motor está começando a queimar óleo. O óleo é apenas um pouco mais espesso e pode ajudar a prevenir quantidades menores de vazamento de óleo na câmara de combustão. Para a maioria das pessoas que estão usando o óleo 10w30 e estão precisando de óleo é aconselhável mudar para o óleo 10w40, especialmente se estão vivendo em um clima mais frio.

Um comentário

  1. ola galera a minha moto ta produzindo uma sinza preta no escapamento gostaria de saber porque faz isso desde ja agradeço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>