Nomes de Carros e Origens

A maioria dos fabricantes de automóveis normalmente tem o nome do fundador da empresa. Todo mundo está familiarizado com Enzo Ferrari, mas já pensou o que Henry Royce teria sido sem Charles Rolls e David Dunbar Buick, todos mundialmente famosos por suas fábricas de carros?

Origens dos nomes das fábricas

Depois do nome dos proprietários, os lugares onde os carros são fabricados também são escolhas populares. Um exemplo é Vauxhall, do distrito em Londres, onde a companhia foi fundada originalmente. Os primórdios da percursora da Chrysler, a Plymouth, apesar de o logotipo, não deu lugar a uma gigante americana bem conhecida, mas a uma pequena marca agrícola.

O artigo de hoje mostra algumas histórias bastante peculiares em relação ao nome de algumas famosas, outras nem tanto, marcas de carros espalhadas pelo mundo. Aqui vão algumas dessas:

Alvis – A britânica fabricante de automóveis teve o nome criado através de uma redução de alumínio para AL e adicionando VIS, palavra do latim que indica a força de algo ou alguém.

Cadillac e De Soto – Ambas empresas de automóveis clássicos e muito famosos, optaram por escolher nomes de aventureiros e exploradores como inspiração a seus nomes. O explorador francês Antoine de la Mothe Laumet, mais conhecido como Sieur de Cadillac, descobriu um dos mais famosos centros automotivos de todo o mundo, a cidade americana de Detroit. Não muito diferente do exemplo acima, o aventureiro espanhol Hernando De Soto foi a escolha vencedora do nome de outra marca extremamente clássica de veículos esportivos.

Nomes de Carros e Origens

Nomes de Carros e Origens

Jaguar – Este gato elegante e rápido era originalmente conhecido na Inglaterra como Swallow Sidecar Company, ou SS, mas este nome passou a ser considerado como extremamente impopular após a Segunda Guerra Mundial, pois era sinônimo da sigla das tropas de Hitler. Diante disso, Sir William Lyons adotou o nome deste felino no lugar do impopular nome.

Lincoln – O fundador da companhia, Henry Leyland, decidiu escolher o nome de sua fábrica em homenagem ao presidente americano, Abraham Lincoln, herói de longa data do proprietário da fábrica. Durante muitos anos a Lincoln era a escolha de carro dos presidentes americanos.

Mercedes – Ao tentar entrar no mercado francês de automóveis, Daimler e Benz concordaram em nomear a sua nova série com o nome da filha de Emil Jellinek, um de seus distribuidores que mais ajudaram a superar a burocracia francesa para a entrada no mercado.

Pontiac – Como refletido no brasão montado na grade dianteira de seus carros, Pontiac foi um chefe nativo americano que organizou uma das maiores operações de guerra contra a invasão colonial.

TVR – Quando Wilkinson começou sua empresa, ele simplesmente tirou três letras de seu primeiro nome para formar essa marca clássica (chamava-se Trevor).

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *