Moto 150

A moto 150 é a mais popular de todas que circulam por ai, e 150 também é o número de anos que foram necessários à evolução das motocicletas para chegarem ao que conhecemos nos dias atuais, com muita tecnologia, mesmo que em modelos básicos.

Popular

Existem muitos motivos diferentes que levam as pessoas a aderirem as motocicletas, trabalho, lazer, economia de tempo e de dinheiro na correria do dia a dia, etc. Os motoboys são um exemplo bem atual de como o uso das motos cresceu nos últimos anos.

Acontecimentos Históricos

No ano de 1790, na França, era inventado o celerífero, uma obra do Conde de Sirvac. Tratava-se de uma espécie de bicicleta feita em madeira, muito difícil de dirigir uma vez que não possuía guidão.

Bicicleta

No ano de 1817 veio o aperfeiçoamento do celerífero, pelas mãos do Barão Drais que foi o responsável pela instalação de um eixo e também de um garfo na roda da frente, batizando-a de Draisiene.

Cinco Décadas Depois

Passados 50 anos um inglês chamado Lawson inventa a transmissão por meio de uma corrente e também o selim. Passados mais alguns anos surgia a Rover, criada por J. J. Starley no ano de 1885. Em meados de 1887, Dunlop, um veterinário escocês tencionava melhorar o desempenho do triciclo de madeira de seu filho, e para isso se utilizou de um tubo feito de borracha, oco, que era preso à roda por meio de uma tela.

Criação

Mesmo sabendo que havia registro de uma patente bastante parecida, Dunlop não desistiu. Um ano mais tarde os irmãos Michelin realizaram melhorias no projeto e desenvolveram um novo sistema para fixar o tubo à roda por meio de cavilhas, nascia então o primeiro pneu.

Século XIX

Nesta fase o problema maior eram os enormes motores, tão grandes quanto ineficientes, e quase inviáveis para serem instalados em veículos de 2 rodas. No ano de 1855, em uma oficina precária surgia a primeira motocicleta, obra de Gotlieb Daimler, alemão, junto de Wilhelm Maybach, seu colega.

Einspur foi o nome dado a motocicleta, era equipada com motor de 264 cc, capaz de desenvolver 0,5 CV à 500 rpm, uma marca inédita para aquela época. Inicialmente funcionava a gás, mas logo passou a funcionar a gasolina.

Motocicleta a Vapor

Esta foi criada por um americano chamado Sylvester Roper e por um francês chamado Louis Perreaux, no ano de 1869, a motocicleta funcionava com motores movidos a vapor, mas eles não obtiveram muito êxito em sua invenção.

Fabricação em Série

A motocicleta criada pelos alemães Alois Wolfmuller e Heinrich Hildebrand no ano de 1894, era equipada com motor de 1500 cc, 2 cv de força e poderia atingir a incrível marca de 60 km/h. Três anos mais tarde, na França, o projeto teve continuidade pelas mãos dos irmãos Wener, surgindo então a expressão famosa “motocyclette”.

Depois disso muitas outras marcas surgiram em escala comercial e atualmente existem motos de diversos tamanhos e tipos diferentes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *