Honda Civic K Series no Brasil

O vídeo a seguir mostra um Honda Civic K Series que se encontra no Brasil, com um design totalmente diferente do que estamos acostumados a ver. Confira a seguir alguns detalhes do automóvel, como design e também as imagens de seu motor, acompanhe:

Esta série de motores, a série K, teve o seu lançamento no ano de 2001. É uma série original do Civic EP3 Type R. Estes motores estão presentes nas seguintes versões do Civic: na Type R e no Honda Stream, Mini Van.

A série K continua sendo produzida e, no decorrer dos anos, vem recebendo inovações. Uma das melhorias da versão é o K20C1, que equipa o Civic Type R, e tem uma potência impressionante de 306 CVs. Há uma variação nas cilindradas, que vão de 2.0 a 2.4 Ls, Também teve uma versão intermediária de 2.3 usada pelo Civic Acura RDX, do ano de 2007 até o ano de 2012.

Este motor é derivado do grande B16, e do F20C dos S2000. É um motor de pouquíssima tolerância, o que significa que se houver falta de sincronismo, pode ocasionar o choque das velas com os pistões, provocando a quebra de ambos. Uma corrente aciona os comandos e a Bomba de óleo, ele não tem distribuidor e as bobinas são ligadas diretamente nas velas.

Tem dois blocos distintos, com diferenças na altura e no diâmetro do deck. O k20 faz uso do bloco que tem as medidas de 86 mm de diâmetro, e 212 mm em altura. Já o K23 e o K24 usam o bloco com as medidas de K23, 86 mm de diâmetro, e 231,5 mm de altura; o K24 tem 87 mm de diâmetro e 231,5 mm de altura.

Honda Civic K

Honda Civic K

Em meados dos anos de 2007 e 2012, chegou ao Brasil a versão FA5, que pertencia ao Honda Civic Si. O modelo vinha com um spoiler vermelho na traseira, e seu interior era bem diferente, possuía um quadro de instrumentos na cor vermelha, bancos de veludo na cor preta, pedaleiras esportivas e câmbio com manoplas.

Tinha rodas 17 polegadas, barra estabilizadora na dianteira, molas com mais rigidez, amortecedores Showa, e foi adicionada na traseira outra barra estabilizadora. Todo esse aparato deixa o veículo com um comportamento excelente nas curvas. Aliás, o ponto forte deste carro sempre foi isso.

Igualmente ao USDM, o Si possui o motor K20Z3, que é um motor de 16 v 2.0, com uma potência de 192 Cvs, acoplado a uma transmissão de 6 marchas. Tinha também um diferencial tipo Torsen, coisa que é rara nos veículos nacionais.

Motor K20Z3

Motor K20Z3

O mercado de peças é enorme, devido a gigantesca gama de motorização da série, pois a linhagem destes motores vem de longa data, e ainda está sendo atualizada e sofrendo evoluções. No exterior, a linha destes motores ganhou uma reputação igual aos do B16. Por esse motivo, há uma grande variedade de opções sendo elaboradas ainda nos dias de hoje.

Por ter um giro maior que o normal, este motor foi feito para suportar esses extremos durante muito tempo. Porém, tem que ficar de olho no óleo do motor, verificando sempre o nível do mesmo. Pois, nestas condições, é normal que o nível de óleo baixe um pouco a mais que o normal, o que não é nada preocupante. Para não correr risco, é bom trocar a cada 5.000 km rodados. É só cuidar da manutenção e viajar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *