Gadgets Onboard Fazem Carros Mais Perigosos

Ao longo dos últimos anos, a condução de veículos realizada por motoristas distraídos se tornou um dos principais perigos associados aos acidentes de carro. A introdução de dispositivos de GPS e telefones inteligentes aumentou consideravelmente o número de distrações aos motoristas presentes nos veículos motorizados. No entanto, nem todos os gadgets que distraem são externos. Muitos veículos modernos estão sendo construídos com vários aparelhos de distração a bordo.

Gadgets que Distraem

Enquanto alguns aparelhos são projetados para melhorar a segurança dos veículos, tais como as câmeras traseiras, incluídas em muitos veículos maiores, a maioria dos dispositivos são orientados para o entretenimento. Recentemente foi anunciado que a Mercedes-Benz americana iria incluir uma tela e uma interface que permite aos usuários se conectar ao Facebook, Yahoo e Google. Embora muitas das funções do aditamento estejam desativadas enquanto o carro estiver em movimento, o gadget ainda tem potencial para ser uma distração ao condutor.
Os sistemas de som do automóvel sempre foram uma fonte de distração em potencial. Enquanto muitos modelos novos de automóveis incluíram controles do sistema de áudio no volante, permitindo que os motoristas possam ajustar as configurações sem retirar as mãos do volante, e muitos outros avanços para o sistema de áudio se tornaram potencialmente mais perturbadores. Muitos veículos já oferecem tocadores de CD multidisco e interfaces para mp3 player. Enquanto estes são certamente mais convenientes do que os formatos de tecnologia mais antiga de música, eles devem ser utilizados de forma responsável para evitar acidentes.
Outros dispositivos que ocasionalmente são adicionados aos carros, incluindo monitores de vídeo, DVD players, construídos em interfaces de GPS, e outros eletrônicos. Essas características, combinadas com dispositivos externos de distração, tudo isso se tornou tentador para o motorista perder a sua atenção na estrada. Esta negligência, mesmo que por um breve momento, pode levar a um acidente potencialmente mortal.

Gadgets Onboard Fazem Carros Mais Perigosos

Gadgets Onboard Fazem Carros Mais Perigosos

Perigos da Condução Distraída

A condução distraída está se tornando um problema sério no mundo inteiro. De acordo com levantamentos de diversos órgãos nacionais de trânsito no mundo, só aumenta o número de pessoas feridas ou mortas em acidentes de automóvel que tiveram relatadas como causa envolvida a condução distraída. Na verdade, estima-se que dezesseis por cento de todas as mortes no trânsito em 2009 envolveram um motorista distraído.

Tipos de Distrações que Ocorrem no Trânsito:

Visual – O motorista retira seus olhos da estrada.
Manual – O motorista retira as mãos do volante.
Cognitivo – A mente do motorista perguntando a tarefa de condução.

Felizmente, mais e mais pessoas estão se conscientizando dos perigos da condução distraída. Muitos países atualmente têm leis sobre o uso de telefones celulares para falar ou enviar mensagens de texto. Agora, os legisladores estão olhando para outros dispositivos que se encontram instalados em veículos motorizados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *