Fusca Que Faz 40 km Por Litro

Fusca Que Faz 40 km Por Litro

Algumas pessoas amam o fusca. Em contrapartida, outras pessoas não podem nem ouvir falar nesse carro. Afinal, é uma questão de gosto individual. Algumas pessoas costumam dizer que o fusca é um carro muito econômico.

Mas, será que é verdade que um fusca faz 40 km por litro?

A resposta é não. Confira abaixo quantos litros, em média, cada modelo de fusca consegue fazer, de acordo com a Revista Quatro Rodas:

  • Fusca 1300 = na cidade, faz cerca de 10,9 km/l; na estrada, faz em torno de 13,8 km/l.
  • Fusca 1500 = na cidade, faz 10,3 km/l; na estrada, faz em torno de 14,4 km/l.
  • Fusca 1500L (modelo com carburação dupla) = faz 8,6 km/l na cidade; na estrada, faz em torno de 11,9 km/l
  • Fusca 1600 = na cidade, faz 9,2 km/l; na estrada, faz em torno de 12,8 km/l

Com o preço do combustível hoje em dia, se o fusca fizesse tudo isso mesmo, até quem não gosta iria querer ter um, não é mesmo?

Um Pouco de História

O fusca, como é conhecido aqui no Brasil; ou carocha, no caso de Portugal, foi o carro que mais vendeu no mundo, e o primeiro a ser fabricado pela Volkswagen. A vendagem desse modelo superou o recorde que antes era da Ford, do Modelo T.

Embora não pareça, a história do fusca é bem mais complexa do que se imagina, e também uma das mais longas da história de toda a história de automóveis. Ao contrário do que acontece com os outros automóveis, a criação do fusca contou com várias empresas. Até o governo do país esteve envolvido também. E levou, inclusive à criação de uma fábrica inteira de carros no processo.

Hitler, que já estava no poder da Alemanha, se mostrava comprometido para que o país se desenvolvesse. E deseja muito ver a economia e o emprego se recuperarem. Desde que era jovem, ele já gostava de carros, e se interessava pela possibilidade de um carro do povo. Ele havia lido sobre a história de Henry Ford durante o tempo em que permaneceu preso.

Hitler desejava muito ver carros produzidos pelos alemães transportando as pessoas por todo o país. Ele estava decidido a financiar uma estatal para que ela produzisse os carros, que seriam os pioneiros a trafegar em suas recém-inauguradas rodovias.

A empresa que ganhou o projeto para a construção do automóvel para Hitler era a Porsche. Para que o carro fosse construído, Hitler havia feito uma lista com algumas exigências importantes, como:

História do Fusca - Hitler

História do Fusca – Hitler

  • Hitler queria que as crianças ficassem junto de seus pais. Por isso, o carro deveria ser capaz de transportar 2 adultos e 3 crianças.
  • O automóvel deveria ser capaz de alcançar e de manter a velocidade média de até 100 km/h.
  • A refrigeração do motor deveria ser a ar, uma vez que nem todos os alemães tinham garagem com aquecimento. De preferência na dianteira e a diesel
  • O valor do automóvel teria que ser menor que mil marcos imperiais que, na época, representava o mesmo valor de uma boa motocicleta.
  • Era necessário que o automóvel conseguisse transportar até 3 soldados e 1 metralhadora.
  • Como havia pouco combustível disponível na época, Hitler exigia também que o consumo do veículo não superasse 13 km/l.

    O Fusca Fardado de Hitler

    O Fusca Fardado de Hitler

Foram muitos os problemas enfrentados até que os primeiros protótipos fossem construídos. Hitler temia que todos os obstáculos enfrentados viessem á tona, e acabasse manchando a reputação alemã tão importante para Hitler. O fusca acabou gerando uma quantidade incomum de modelos pré-produção e de protótipos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *