Escavadeira Descendo de Um Caminhão

Que a indústria automobilística é uma das mais importantes para a humanidade, isso não temos a menor dúvida. Desde quando os primeiros veículos começaram a ser produzidos, durante a segunda metade do século XIX, a população conseguiu enxergar o quão importante eram esses equipamentos, principalmente na missão de ajudar a levar objetos muito pesados de um lado para outro, encurtando trajetos e, logicamente, barateando esses processos.

Atualmente, temos à disposição no mercado uma gama cada vez maior de veículos que atingem os mais variados segmentos: desde os de passeio até os veículos mais pesados, como os caminhões e carretas.

Além desses veículos, que são empregados exclusivamente para indústrias e pequenas empresas, existem também os veículos que são utilizados maciçamente na construção civil e em atividades que demandam força e agilidade. É o caso das escavadeiras, tratores, retroescavadeiras e outros veículos desse porte. Aqui nesse artigo, iremos contar um pouco mais sobrea história desses veículos, bem como também mostraremos o processo para que uma escavadeira possa descer de um caminhão quando ela precisar ser levada de um lado para outro mais rapidamente. Vamos lá?

A História dos Veículos Pesados

Desde os primórdios da existência humana desejava-se criar um sistema que permitisse que as pessoas pudessem ter maior comodidade em poder carregar algo de um lugar para outro, principalmente os objetos mais pesados. Enquanto isso não era efetivado, diversas outras maneiras de levar isso adiante foram empregadas pelos povos antigos. Pode-se exemplificar, por exemplo, as grandes Pirâmides do Egito. Os historiadores e pesquisadores dizem que os egípcios tinham uma técnica para poder fazer com que as gigantescas pedras pudessem ser arrastadas do seu lugar de origem até onde as pirâmides estão localizadas hoje: estamos falando da utilização de um sistema de irrigação totalmente funcional que molhava a areia e que facilitava o arrasto das pedras. Nota-se que isso era bem antes de a roda ter sido inventada, na China.

Logo que a roda e os veículos nos quais ela era empregada começaram a fazer parte da realidade das pessoas, a prioridade para a criação de veículos pesados virou quase que sinônimo de lei de estado, já que esses veículos eram importantes para o crescimento das cidades e da região.

As escavadeiras, por exemplo, são máquinas de grande porque que, como o próprio nome já indica, serve para poder fazer escavações profundas que ficam muito mais facilitadas quando são feitas por ela do que utilizando a força humana para tal. Acredita-se, porém, que as primeiras escavadeiras utilizaram força humana para poderem funcionar, além de ter sido empregue também um pouco de força animal para o seu funcionamento, sendo que o primeiro equipamento desse porte foi criado há 130 anos.

Vale a pena lembrar que existem diversos tipos de escavadeiras, para todos os gostos e, claro, todos os usos também. Geralmente, nos grandes centros, a retroescavadeira é a mais utilizada, já que ela é muito mais flexível e pode ser usada em mais de uma situação, não sendo necessária a locação de mais um tipo de escavadeira, por exemplo.

Como as Escavadeiras São Conduzidas Para os Locais?

Existem diversas formas para as escavadeiras chegarem até o seu destino final: sendo levadas até lá manualmente e serem montadas por lá ou, o que é mais comum, ser levada já montada para o local onde ela será utilizada, a bordo de veículos mais pesados que ela que consigam suportar todo o seu peso. No vídeo a seguir, você pode conferir como uma escavadeira pode ser retirada de cima do caminhão sem muita burocracia e de uma rapidez extrema:

Geralmente, tais equipamentos de extrema importância são levados em caminhões mais equipados, que possam de fato, ajudar a levar o equipamento em segurança até o local desejado. Como se trata do transporte de um equipamento muito pesado, é comum que todo o transporte para fazê-lo chegar até o lugar seja cuidadosamente arquitetado para que não haja problemas nem transtornos no caminho. Em resumo, é bem comum uma escolta acompanhar tais veículos, para sinalizar aos demais sobre a periculosidade que está vindo, para que se tome mais cuidado ao trafegar na via.

Os Maiores Caminhões do Mundo

Se você acha que os maiores veículos existentes são, de fato, as escavadeiras e retroescavadeiras, pode-se considerar que você não conhece muito da indústria automobilística. Assim como a humanidade precisa de carros menores para fazer o seu deslocamento cotidiano de um lugar para outros, demais setores da sociedade precisam de veículos equipados que possam fazer um serviço de qualidade.

Você já deve ter reparado, por exemplo, que as indústrias da mineração no mundo todo trabalham com uma quantidade de pedras bastante grande, não? E que, para poder extrair o máximo de minério possível, precisam cavar mais e mais. E, para onde escoar toda a terra resultante desse processo? Mais ainda: como fazer com que esses detritos sejam retirados de lá a fim de não atrapalhar todo o processo? Pois bem. É aí que entram os grandes caminhões da indústria. Mas não são grandes: são gigantescos, na maioria das vezes.

Muitos desses veículos são utilizados principalmente na mineração e em outras atividades que se exija uma grande necessidade de remover detritos de porte grande ou em grande quantidade. Para se ter uma ideia, só a roda desse caminhão costuma ter a mesma altura que duas pessoas. A principal fabricante de veículos pesados do tipo é a estadunidense Caterpillar. A Caterpillar é a referência quando se fala em produção de veículos pesados para a indústria.

E, não é à toa também que a Caterpillar sai na frente com o maior caminhão já produzido em todo o planeta: estamos falando do Caterpillar 797F. O brinquedinho é tão grande que consegue carregar mais de 400 toneladas de uma só vez. O seu motor, desenvolvido especialmente para ele, consegue ter mais de 4 mil cavalos de potência, com uma transmissão eletromecânica com mais de sete velocidade. Além de toda a sua estrutura, bem como também as suas rodas, fazem com que o carrinho atinja a incrível marca de 10 metros de altura.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *