DETRAN PA

A história do trânsito no Estado do Pará

DETRAN PA

DETRAN PA

Foi na década de 30 que já se tinha noção da existência da inspetoria de trânsito, porém era dirigida por um delegado de polícia, o que não era correto. A partir dessa situação foi que o interventor Magalhães Barata, criou o primeiro órgão estadual que tinha o objetivo de controlar e fiscalizar o trânsito da cidade de Belém. Esse órgão agora era subordinado ao chefe de polícia, porém não mais era dirigido por ele, e sim por um delegado de trânsito.

Após quinze anos essa inspetoria de trânsito passou a ser reconhecida como Delegacia Estadual de Trânsito (DET), e o delegado que comandava essa delegacia era destinado apenas a cuidar de assuntos referentes ao trânsito. Assim, o policiamento e a fiscalização no trânsito passaram a ser executadas através dos guardas de trânsito (popularmente conhecidos como sinaleiros).

Ao final da década de 60, mas precisamente em 1969, o decreto 667/69 de lei federal mudou todo esse trabalho para que a companhia de trânsito assumisse. Essa companhia era composta por integrantes do batalhão de guardas da polícia militar do Estado do Pará. Anos depois essa companhia foi transformada no BPTRAN, batalhão de trânsito, esse batalhão tinha por obrigação fiscalizar o trânsito de Belém até 1999, de acordo com o CTB (código de trânsito brasileiro).

Obrigações do DETRAN/PA

Trânsito

Trânsito

Assegurar a execução da política nacional de transito no âmbito de sua jurisdição, de forma articulada e integrada, zelando pelo cumprimento da lei, garantindo um trânsito em condições seguras para todos, promovendo, valorizando e preservando a vida de todos. Fazendo isso o DETRAN constrói um cenário seguro e sustentável para a sociedade de um modo geral.

Durante a década de 90, o DETRAN do estado do Pará mudou a maneira de agir com o intuito de atender às necessidades, pois o trânsito tem crescido demasiadamente. Atualmente o DETRAN tem trabalhado junto com as circunscrições regionais de trânsito, as agências de CIRETRANS, geradas com o objetivo de descentralizar a administração do departamento para assim, gerar um melhor cumprimento da legislação de trânsito.

Como entrar em contato com o DETRAN

Sobre

Sobre

Existe o disque DETRAN que é o atendimento através do telefone, basta ligar para o número 154 (disk DETRAN de Belém) e 0300-7891514 (para outros municípios do Pará. Lembre-se que o atendimento no número 154 só funciona de segunda a sexta-feira, no horário de oito da manhã as oito da noite.

Porém a unidade de resposta audível funciona durante 24 horas, é através do número 03007891514, funciona sempre (durante os sete dias da semana), neste número você encontra informações sobre serviços de veículos e habilitação oferecidos pelo órgão.
Lembre-se que cada minuto de ligação tem o valor de trinta centavos, então controle-se.

Por Luiziane Acunha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>