Conhecendo os Faróis

A função principal dos faróis é iluminar o caminho que o veículo irá percorrer, isso independente de ser farol de luz baixa ou luz alta. Normalmente o farol baixo é mais utilizado a noite uma vez que oferece boa iluminação e não irrita os olhos dos demais motoristas ou pedestres.

O farol alto deve ser usado nas vias que não contam com iluminação ou mesmo para situações de emergência como para avisar os demais condutores da sua presença ou mesmo a respeito de obstáculos que se encontram no caminho deles. Em alguns países o uso de farol baixo é obrigatório até mesmo durante o dia para que os demais veículos possam tomar conhecimento da existência desse determinado veículo.

O grande objetivo é evitar que aconteçam acidentes tornando assim bem visível a existência dos veículos pela via. O Brasil conta com projetos de Lei que tem a intenção de torna o uso do farol obrigatório mesmo durante o dia. Para as motos o uso do farol baixo já é obrigatório.

Conhecendo os Faróis Auxiliares

Recebendo o nome de faróis de milha ou faróis de milha, os auxiliares, tem como objetivo oferecer complementação da iluminação do farol baixo ou mesmo do farol alto em alguns casos. O uso dos faróis de neblina permite ter uma visão melhor do caminho que se encontra a frente do veículo de maneira a complementar a ação dos faróis baixos.

A função do farol de milha é oferecer iluminação para longa distância de maneira a funcionar como um complemento da iluminação do farol alto. Anteriormente os faróis eram comuns na cor amarela, mas atualmente, é obrigatório que eles sejam brancos da mesma maneira que os de neblina. O avanço da tecnologia e o surgimento dos faróis de xenônio fizeram com que os faróis de milha sejam pouco usados.

Luzes Para o Dia

Também chamadas de DRL (Daytime Running Lights) as luzes diurnas oferecem uma fonte de luz independente dos faróis que é acionada automaticamente quando é dada a ignição do veículo. O acionamento se dá indiferente se é dia ou noite, o objetivo é que o veículo esteja visível aos demais veículos de maneira a reduzir a quantidade de acidentes de trânsito. Em geral consistem em fachos de LEDs, na legislação de alguns países eles são obrigatórios.

Conhecendo Lanternas

As lanternas estão presentes na frente e a atrás dos veículos e normalmente podem ser encontradas na parte de dentro dos faróis. As lanternas dianteiras consistem em luzes pequenas cuja função é iluminar um pouco mais a dianteira do veículo. Alguns motoristas utilizam as lanternas de maneira errada, durante a noite e sem a ajuda dos faróis.

As lanternas traseiras possuem inúmeras funções sendo que a mais básica delas é como luz de presença que normalmente tem luz na cor vermelha. A luz acende automaticamente junto com os faróis ou com as lanternas dianteiras. Na parte de trás do veículo essas lanternas vêm em geral acompanhadas por luzes de direção e macha-a-ré bem como a luz do freio.

Conhecendo os Freios

As luzes de freio possuem grande importância especialmente para alertar os condutores de que tem um veículo a sua frente parado ou que irá parar. Tem cor vermelha que se acende num tom mais intenso em relação ao tom das lanternas de presença traseiras.

Conhecendo as Brake-lights (Luzes de Freio Elevadas)

Podendo ser chamadas de luzes de freio elevadas ou brake-lights essas luzes possuem a função de oferecer ajuda na visualização juntamente com as luzes de freio para que possam ser evitadas batidas. Normalmente, ficam instaladas na parte de cima dos veículos, para um uso mais interessante são centralizadas. A presença dessas luzes se mostra obrigatória nos veículos que são fabricados e também nos que são vendidos no país.

Conhecendo a Lanterna de Neblina

Estamos falando a respeito da lanterna traseira de neblina que é usada na cor vermelha e que em geral está em somente um dos lados do veículo de maneira a evitar que se confunda com as luzes do freio. Tem como objetivo oferecer luminosidade com maior intensidade de forma a dar sinal aos condutores que estão atrás a respeito da sua presença. Tem grande utilidade para diversos momentos como aqueles em que há neblina, chuva ou mesmo que se tem uma escuridão profunda.

Conhecendo as Luzes de Direcionamento

A função dessas luzes é avisar aos demais motoristas ou aos pedestres qual é a direção que o veículo irá tomar além de sinalizar a direção para outros condutores que tenham uma visão apenas lateral, num cruzamento, por exemplo.

Conhecendo os Repetidores Laterais de Direção

Normalmente tem um tom âmbar ou laranja que fazem basicamente a repetição do que está sendo indicado pelas luzes de direção da frente e de trás, o que chamamos de setas na linguagem popular. O objetivo é informar para os demais condutores qual direção se pretende tomar, assim fica claro para todos se o veículo irá fazer uma conversão. Para alguns países o uso das setas é obrigatório, por aqui ainda tem presença optativa.

Conhecendo os Sinalizadores Laterais

A função desses sinalizadores é acender junto com as lanternas e com os faróis, contudo, não piscam ao mesmo tempo que os repetidores. Nos Estados Unidos esses sinalizadores (chamados de Side Marker Lights) são obrigatórios desde 1968 para todos os veículos que sejam produzidos ou vendidos no país.

O objetivo é facilitar a identificação do veículo para os demais motoristas e também para os pedestres. Pode ser uma excelente ferramenta para avisar aos demais transeuntes a respeito da direção tomada pelo veículo. No Brasil o seu uso não é obrigatório embora tenha grande eficácia na prevenção de acidentes.

Conhecendo as Luzes de Ré

Essas luzes estão em geral na parte de trás do veículo e seu objetivo é fazer a sinalização do retorno no sentido oposto ao dos outros motoristas. Essa luz deve ser branca e estar em todos os veículos mesmo não seja necessário ter duas. Alguns veículos apresentam somente uma luz de ré. Pode ser de grande ajuda na prevenção de colisões.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *