Automóveis Modificados

Algumas pessoas passam muitas horas escolhendo a roupa com que vão sair e outras dedicam o mesmo tempo a adicionar acessórios e fazer modificações ao seu automóvel. A paixão por automóveis modificados tem aumentado consideravelmente nos últimos anos e demonstra que os motoristas estão cada vez mais empenhados em tornar o seu carro uma extensão de si mesmos.

Ver por aí carros rebaixados, lâmpadas com cores diferenciadas, motores mais potentes se tornou algo relativamente comum, porém, é necessário observar que se trata de questão está prevista na legislação. Não se deve começar a fazer modificações num carro sem se ter pleno conhecimento do que é ou não permitido pela lei. Nos últimos muitos motoristas foram multados por fazer modificações irregulares.

Regras Para Modificações em Automóveis

Mudanças Estruturais Dependem de Autorização

Para que sejam realizadas mudanças na estrutura do veículo é necessário ter autorização. Essa burocracia se mostra necessária pelo fato de que algumas alterações podem acarretar em risco no trânsito. O exemplo clássico que podemos citar é o das lâmpadas de xênon que emitem até 3 vezes mais luz que as lâmpadas convencionais.

Os automóveis que tem essas lâmpadas originais de fábrica possuem um bloco óptico adaptado para evitar que o excesso de luz atrapalhe a visão dos outros motoristas. Os interessados em fazer a instalação dessas lâmpadas de xênon encontram dificuldade mesmo com a adição desse bloco, pois entende-se que ele pode ser mal regulado de maneira que pode resultar em dificuldades no trânsito para os demais motoristas.

Problemas com Rodas e Pneus

As rodas e os pneus despertam a imaginação dos adeptos de modificações em automóveis, mas é essencial prestar atenção a condição de que jamais os novos itens devem ultrapassar o diâmetro do conjunto original. Quando o diâmetro é maior pode causar choque com o para-lamas que pode fazer o motorista perder o controle ao passar por um buraco, por exemplo.

Potência dos Motores

A regra em relação ao aumento da potência dos motores é bastante clara, o aumento máximo permitido é de 10%. Essa regra tem como base o fato de que a carroceria, sistema de freios, rodas e suspensões são desenvolvidos para suportar um determinado limite de velocidade, aumentar demasiadamente a potência do motor pode resultar em problemas na condução do carro.

Modificações Estéticas

Nesse campo as modificações estéticas são quase que totalmente permitidas porque normalmente não tem impacto nenhum na velocidade e funcionamento do automóvel. O que os especialistas levantam é que geralmente esse tipo de modificação não é interessante do ponto de vista financeiro.

Fique atento que modificações em superesportivos exigem um pouco mais de atenção com destaque para os aerofólios, defletores laterais e spoilers que aumentam significativamente o consumo de combustível. As modificações refletem o gosto pessoal do dono do carro e criam uma sensação de personalização.

Seguros Oferecem Cobertura Para Automóveis Modificados?

Outra questão bastante importante que os amantes de modificação de carros devem ter em mente é se os seguros de auto cobrem ou não esse tipo de carro. Carros modificados podem apresentar danos na sua estrutura decorrentes das alterações além de passarem a ser alvos mais visados pelos ladrões. Essas questões podem tornar um pouco mais complexo o processo de fazer um seguro para o seu carro.

Recusa das Seguradoras

Os proprietários de carros modificados devem estar prontos para receber recusa de algumas seguradoras. A primeira etapa para fazer o seguro de um automóvel é levar o mesmo para uma avaliação feita pela seguradora. Ao se deparar com automóveis modificados a seguradora pode se recusar a fazer o seguro pelo fato de achar que a alteração aumenta a propensão do veículo ter problemas (como o rebaixamento do veículo, por exemplo) ou mesmo por não ter conhecimento sobre como proceder nos reparos desse carro.

Para se ter uma ideia de como esse processo pode ser “chatinho” saiba que carros blindados, embora sejam mais seguros, não conseguem ser segurados em qualquer empresa devido ao fato de que é difícil ter a disposição mão-de-obra especializada para fazer possíveis reparos. Se a seguradora acredita que não terá mão-de-obra para proporcionar os consertos eventuais pode recusar o veículo.

Modificações Pequenas

Quando as modificações do automóvel são pequenas e não acarretam em modificações estruturais no carro podem ser facilmente aceitas pelas seguradoras. Sendo assim faróis ou mesmo uma nova pintura não costumam emperrar o processo de seguro. O que pode tornar esse processo mais complexo são as modificações maiores, porém, isso não significa que é impossível ter seguro para um carro modificado.

Seguradoras Adaptadas

Os carros modificados tem tomado conta do imaginário do brasileiro e por isso está cada vez mais comum vê-los pelas ruas. As seguradoras observaram esse movimento de mercado e muitas empresas se adaptaram oferecendo serviços específicos. Em geral as seguradoras que oferecem esse tipo de apólice fazem uma avaliação do carro para determinar o valor da mesma.

Obviamente a apólice de seguro de um carro modificado tem um valor mais alto em relação a apólice de um carro sem alterações. Tenha atenção que se você fez um seguro para o seu carro antes de fazer uma modificação deve informar esse fato a seguradora para que seja revista a apólice.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carros Tunados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *