O Que é Tuning?

Tuning é a modificação do comportamento ou aparência de veículos. No real sentido de automóveis ou veículos o conceito está relacionado com a afinação do motor. A maioria dos veículos sai de fábrica configurado para as expectativas de condutor médio.

Tuning, por outro lado, é modo de personalizar as características de acordo com a preferência do proprietário. Os carros são alterados para proporcionar melhor economia de combustível, produzir energia ou fornecer melhor dirigibilidade.

Tem relação direta com o automobilismo. Construídos para o prazer de possuir e dirigir. Modificações exteriores incluem alterar as características aerodinâmicas do veículo através de saias laterais, para-choques dianteiro e traseiro, saídas de ar e rodas de peso leve.

Vale ressaltar que dentro do Brasil qualquer tipo de adaptação no veículo precisa ser registrado no DETRAN (Departamento de Transporte). Caso contrário os agentes de trânsito podem multar e até mesmo aprender o veículo até que a situação esteja regularizada. Todas as modificações precisam estar escritas no documento de maneira correta.

Quais as Origens do Tuning?

A idade de ouro do tuning foi às décadas entre a Segunda Guerra Mundial e o início das restrições de poluição do ar, 1950 e 1990, aproximadamente.

Nos anos 1970 e 80, carros de desempenho japonês não eram exportados fora do mercado da terra do sol nascente. No final de 1980 e início de 1990 as importações de carros, como Nissan Skyline, por exemplo, começaram na Europa Ocidental e América do Norte.

Nos Estados Unidos, o movimento das montadoras japonesas foi contraste direto com a produção automóvel nacional em torno do mesmo tempo, onde havia desempenho pequeno para compacto doméstico e carros econômicos.

Por causa do peso leve e aumento da disponibilidade de equipamentos de baixo custo tuning, carros econômicos e compactos tunados apresentam alto desempenho em troca de menor investimento em comparação com os esportivos potentes de fábrica.

As corridas com veículos aumentaram, assim como o uso recreativo dos veículos adaptados á velocidade. Motoristas com pouca ou nenhuma automotiva e mecânica pode modificar os carros inclusive para emular as versões de modelos de corrida.

 Áudio Tuning

Sistema de áudio de ações é especificado pelo fabricante quando o veículo foi construído na fábrica. A instalação personalizada de áudio pode envolver inclusive a atualização do rádio para personalização completa baseada em torno do equipamento. Eventos são realizados onde os participantes competem com relação às potências e qualidade estética.

Interior do Carro Tuning

Carros competindo em cada classe devem aderir ao rigoroso conjunto de regulamentos. Eventos de corrida conhecidos, como a NASCAR e NHRA, sancionados por vezes requerem mínimo peso do veículo. Em tais casos, o interior fica despojado e os pesos de chumbo ou similares são adicionados para atender a exigência.

Junto com as exigências de peso os requisitos de segurança estão presentes. Por este motivo que se faz obrigatória à presença das modificações no documento do veículo, visto que o DETRAN vai analisar a segurança antes de liberar o carro ao fluxo do trânsito.

Requisitos são distintos para diferentes classes. Extintores de incêndio, assentos reforçados, cintos de segurança do assento são algumas das modificações de segurança exigidas em grande parte dos países com regras de trânsito desenvolvidas.

Contentores rolantes podem ser difíceis de instalar quando o interior do equipamento original está presente. Alguns sintonizadores podem “destruir” os interiores.

Mecanismo de Ajuste: Carros Tuning

Afinação do motor é o processo de modificar as características de funcionamento. Dentro dos SET-UPS existem vários elementos mecânicos e eletrônicos, como o coletor de admissão, velas, massa e fluxo de ar. Motores modernos empregam o uso para fornecer o melhor equilíbrio entre desempenho e emissões.

Aspectos de controles eletrônicos do motor podem ser modificados no processo conhecido como “mapeamento”, que pode ser pré-formado, quer alterando o software dentro da ECU ou através do fornecimento de dados falsos via plug-in de hardware. Componentes mecânicos também podem ser substituídos, tais como turbos compressores, por exemplo.

Sistemas autônomos de gestão do motor estão disponíveis. As operações substituem o computador de fábrica programável por usuário. Não se pode ignorar o fato de que as modificações mal executadas podem ter efeito negativo sobre o desempenho, bem como componentes mecânicos e eletrônicos.

Exemplo seria o uso de um compressor de ar, tais como turbo para aumentar o volume de ar utilizado no curso de potência do ciclo. Em reação química típica a relação entre o ar-combustível tem de ser no mínimo de 14:1. Com proporções elevadas são utilizadas as pressões e temperaturas observadas nos cilindros.

Dependendo da configuração do motor, parâmetros operacionais podem levar à falha prematura, como cabeças de cilindro e paredes entortadas por causa da temperatura, rachados nos virabrequins (excesso de torque aplicado) e explosões do motor.

Ajuste da Suspensão

Suspensão sintonizada envolve modificar as molas, amortecedores e outros componentes relacionados de um veículo. Molas curtas oferecem maior rigidez e baixo centro de gravidade, com o possível custo de mudanças indesejadas na geometria da suspensão.

Em termos gerais os amortecedores duros melhoram o peso dinâmico e proporciona mudança nas curvas. Barras estabilizadoras duras reduzem a inclinação da carroceria nas curvas, melhorando assim a aderência que os pneus têm sobre a superfície e reduzindo as mudanças de geometria de suspensão causadas por rolo, o que também melhora a resposta do manuseio devido ao peso.

Através do aumento da resistência ao rolo sobre o fim a transferência de massa é concentrada para aumentar o poder deslizante. Este efeito está utilizado para controlar e orientar característica, bem como reduzir o rolo.

Outros componentes são por vezes adicionados às barras de braço, que melhoram a rigidez do corpo e ajudam a manter a melhor geometria de suspensão adequada durante as curvas. Em alguns carros chaves podem ser adaptadas para modelo de base a partir tipos esportivos.

Para veículos OFFROAD a ênfase é no alongamento do curso da suspensão e instalação de pneus maiores, com ou sem rodas grandes, aumentando a distância ao solo, andando por cima de obstáculos e buracos curtos de forma suave, proporcionando carregamento na diminuição solo, importante em superfícies macias.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carros Tunados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *